Plataforma Ambiente Portugal

Logótipo da Plataforma Ambiente Portugal

A Plataforma Ambiente Portugal é um espaço virtual que compila entidades portuguesas que já são exemplos de cooperação e coopetição ou pretendem iniciar projetos assentes nestes conceitos e que trabalham “em Ambiente” ou “com o Ambiente”.

O objetivo estratégico da Plataforma Ambiente Portugal é proporcionar mecanismos e informação essenciais ao estímulo da Cooperação e Coopetição no tecido produtivo português. Complementarmente pretende disponibilizar uma montra de projetos de cooperação, permitindo a divulgação de casos concretos e também o estímulo a novos consórcios, novas associações, mais sinergias, mais inovação.

Pretende assim contribuir ativamente para o desenvolvimento, comercialização e internacionalização do conhecimento e das tecnologias existentes em Portugal, em matéria de Ambiente, aceitando a sua transversalidade aos diversos setores da economia portuguesa.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa está registada nesta plataforma com o projeto Laboratório Vivo para a Sustentabilidade@ Ciências onde pretende dar visibilidade a um conjunto diversificado de atividades desenvolvidas no campus da Faculdade e potenciar o envolvimento de toda a comunidade de Ciências e da realidade envolvente, no desafio do desenvolvimento sustentável, tendo como base os cinco eixos de atuação: Planeta, Pessoas, Prosperidade, Paz e Parcerias.