Lisboa E-Nova

Logótipo da Lisboa E-Nova, sobre um fundo branco

A Lisboa E-Nova é uma associação de direito privado sem fins lucrativos. A sua finalidade é promover o desenvolvimento sustentável da cidade de Lisboa e respetiva área metropolitana, através da melhoria da eficiência energética, do aproveitamento dos recursos endógenos e da gestão ambiental.

Atualmente a Lisboa E-Nova integra no seu corpo de associados 21 entidades, públicas e privadas, que abrangem diversos domínios de atividade e onde, desde 2017, se inclui a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A colaboração entre as duas entidades tem vindo a intensificar-se ao longo dos anos, quer através da colaboração em projetos comuns, nomeadamente na área da energia solar e ondas de calor, quer em atividades especificas como a apresentação de candidaturas conjuntas.

O Laboratório Vivo para a Sustentabilidade @ Ciências ULisboa, ao qual a Lisboa E-Nova se associa, é uma iniciativa de grande relevo não apenas para a comunidade universitária ao promover uma atitude mais responsável face à sustentabilidade, mas também para a cidade ao contribuir para o cumprimento das metas para cumprimento das metas Plano de Ação Climática 2030.