Rede Campus Sustentável

Logótipo da Rede Campus Sustentável

A Rede Campus Sustentável - Portugal (RCS-PT) é uma rede de cooperação entre diversas instituições de ensino superior (IES) nacionais para a implementação dos princípios e a prática do desenvolvimento sustentável nas vertentes ambiental, social e económica. A Rede Campus Sustentável foi criada em 27 de novembro de 2018 com o intuito de fomentar a partilha de conhecimentos, iniciativas e casos de sucesso, através da promoção de ações conjuntas dentro da temática Campus Sustentável.

Em outubro de 2019 durante a 1.ª Conferência Campus Sustentável (CCS 2019), a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa passou a fazer parte da Rede Campus Sustentável (RCS) através da assinatura, em conjunto com mais 27 Instituições de Ensino Superior, de uma carta de intenções que constitui um compromisso com princípios e práticas de sustentabilidade no ensino superior.

Os temas dos Grupos de Trabalho (GT) que compõe a RCS são: Cidades e Comunidades Sustentáveis; Economia Circular; Eficiência Energética; Eficiência Hídrica; Ensino e Curricula para a Sustentabilidade; Gestão de Resíduos; Governança e Estratégia para a Sustentabilidade; Igualdade de Género; Mobilidade Sustentável; Sustentabilidade da Produção e do Consumo Alimentar. As atividades desenvolvidas por estes grupos visam a participação e colaboração de diversos membros das diferentes instituições de ensino superior e promovem a identificação de atividades temáticas relacionadas com a educação, pesquisa e promoção do desenvolvimento sustentável. A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tem elementos representativos ativos em todos os Grupos de Trabalho sendo responsável pela dinamização das atividades desenvolvidas por quatro grupos.

Empenhados em desenvolver um papel central na evolução de uma sociedade sustentável, livre, justa, solidária e tolerante, caracterizada pelo respeito pela natureza e pela pessoa humana, todas as Instituições de Ensino Superior desempenham as suas atividades de forma a atingir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), comprometendo-se a desenvolver ações tendo como base: o compromisso institucional, a promoção da ética para a sustentabilidade, a oferta de formação para a sustentabilidade, a transdisciplinaridade, a disseminação do conhecimento, a criação de redes colaborativas e parcerias, assim como fomentar a transferência de tecnologia.

Documentação relacionada (acesso mediante autenticação prévia):

Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o desenvolvimento sustentável
Adenda ao Compromisso das Instituições de Ensino Superior com o desenvolvimento sustentável

 

Participação de Ciências ULisboa nos Grupos de Trabalho da RCS-PT

Para qualquer assunto sobre sustentabilidade em Ciências,
contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.