Voluntários no Centro de Testes Ciências ULisboa

Marta Palma

Marta Palma no CT Ciências ULisboa

Até agora o maior desafio que enfrentou no CT Ciências ULisboa foi adaptar-se e responder às constantes melhorias nos procedimentos, aos imprevistos que por vezes surgem e que têm de ser resolvidos na hora

Imagem cedida por MP
Marta Palma
No início começou por extrair RNA no CT Ciências ULisboa, depois passou a coordenar certas tarefas, passando mais tempo ao computador. Marta Palma estudou na Faculdade e atualmente trabalha no DBA Ciências ULisboa
Imagem cedida por MP

“A maior aprendizagem é perceber que de facto existem pessoas maravilhosas, com uma enorme generosidade e grande sentido de voluntarismo e muito dinâmicas. E que trabalhando juntos, podemos de facto fazer a diferença”, diz Marta Palma, funcionária do Departamento de Biologia Animal (DBA) e voluntária no Centro de Testes (CT) Ciências ULisboa.

Até agora o maior desafio que enfrentou no CT Ciências ULisboa foi adaptar-se e responder às constantes melhorias nos procedimentos, aos imprevistos que por vezes surgem e que têm de ser resolvidos na hora. “É saber que estou a lidar não apenas com ‘amostras’, mas com pessoas e essa é a maior responsabilidade que se pode ter”, refere Marta Palma, cuja ligação à Faculdade começou enquanto aluna, primeiro na licenciatura em Biologia Aplicada aos Recursos Animais, variante marinhos, entre 1994 e 1999, mais tarde, em 2012, no mestrado em Biologia Molecular e Genética.

Na sua opinião, com esta pandemia, a sociedade foi obrigada a colocar em perspetiva uma série de assuntos. “Tomámos consciência que uma ameaça destas é global, atinge todos sem exceção. A minha esperança é que essa tomada de consciência sirva para mudar comportamentos, políticas e atitudes em prol de uma sociedade mais humana e mais sustentável”, salienta Marta Palma, que começou a trabalhar na Faculdade em 2006, como lab manager do grupo da professora Margarida Amaral, passando mais tarde para o DBA Ciências ULisboa, em 2013.

As funções de Marta Palma no DBA Ciências ULisboa são de gestão laboratorial, tanto de aulas, como de investigação e manutenção de linhas celulares. A par dessas tarefas também integra a comissão de comunicação e imagem do Departamento, estando envolvida tanto nas visitas de escolas à respetiva unidade, como em atividades inseridas no Dia Aberto, Verão na ULisboa ou Descobre a ULisboa.

Para Marta Palma, “somos todos responsáveis uns pelos outros, e de alguma forma devemos contribuir para uma sociedade mais equilibrada”. A sua noção de responsabilidade social passa por “pôr conhecimento e força de trabalho ao serviço da comunidade”. No início começou por extrair RNA no CT Ciências ULisboa, depois passou a coordenar certas tarefas, passando mais tempo ao computador, fazendo a ponte entre os voluntários escalados para aquele turno e a coordenação do Centro; o rastreio dos voluntários (temperatura e níveis de oxigénio); a receção de amostras, que chegam todos os dias; introduzindo as fichas de pacientes; garantindo que os voluntários estão devidamente protegidos com os equipamentos de proteção individual e que cumprem todos os procedimentos e protocolos estabelecidos; dando o apoio logístico necessário de modo a garantir que as estações de trabalho têm o material necessário para funcionarem; e, por último, dando apoio a quem se encontra dentro do BioCap - BSL3 Câmara de Isolamento.

“Ao longo dos anos a trabalhar na Faculdade, já participei em vários ‘inícios’ de projetos. Gosto particularmente dessas fases, de colocar algo em pé. Mas este tem um cariz especial pela importância que tem para a comunidade em geral. Não estávamos preparados para esta verdadeira avalanche e num curto espaço de tempo as pessoas mobilizaram-se e de alguma forma estão a contribuir no combate a este vírus. É, pois, com muito orgulho que faço parte deste projeto e me incluo neste grupo de pessoas.”
Marta Palma

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Novos Alunos de Erasmus para o semestre de 2024/2025

Os novos alunos, de 15 nacionalidades diferentes, foram acolhidos numa sessão de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com apresentações do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento, da PSP e do Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS.

Margarida_Gama-Carvalho_Carlos_Farinha_FEBS_FCUL

Carlos M. Farinha e Margarida Gama-Carvalho, investigadores do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), em CIÊNCIAS, foram eleitos para fazerem parte dos Comités de Ciência e Sociedade (Science and Society) e de Prémios de Excelência e Bolsas (Excellence Awards and Fellowships) da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica (na sigla FEBS, em inglês), respetivamente. A eleição teve lugar em julho passado no 48.º Congresso anual da FEBS, em Milão.
 

28 investigadores de CIÊNCIAS entre os mais influentes a nível mundial

São 28 os investigadores de CIÊNCIAS que integram as listas dos investigadores com maior impacto a nível mundial e que se inserem, assim, nos 2% de investigadores mais influentes nas suas áreas científicas, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford (EUA). 

Fotografia de Cristina Branquinho, a discursar na cerimónia

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico decorreu na Aula Magna, no dia 17 de setembro, e contou com a presença e intervenções do Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Cristina Branquinho, bióloga e investigadora de CIÊNCIAS (em representação do corpo Docente), Nuno Pedroso, Administrador do Instituto Superior Técnico (em representação dos Funcionários) e Margarida Azevedo, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (em representação dos Estudantes).

Banner_DSPA Insights 2024

O congresso DSPA Insights 2024 - Edição Lisboa, um dos maiores eventos dedicados à ciência de dados e inteligência artificial (IA) em Portugal, decorreu nos dias 18 e 19 de setembro e contou com mais de 40 oradores nacionais e internacionais.

Fotografias dos vários investigadores

Nos últimos dias o país tem estado a braços com o flagelo dos incêndios, potenciados por níveis de perigo meteorológico que já não se verificavam desde 2001.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

A excitação no ar era palpável logo pela manhã de ontem, na Alameda Pedro Nunes, junto ao edifício C6, no início de um dia de atividades e eventos dedicado a acolher os cerca de mil novos alunos de CIÊNCIAS.

Imagem de um sapal

Bernardo Duarte, investigador do MARE, assegurou um financiamento do MAR2030 no valor de mais de 500 mil euros.

Flores

Bruno Nevado, investigador do CE3C em CIÊNCIAS, lidera estudo que retrata os vários momentos da existência da espécie Senecio squalidus, desde a sua origem até à colonização de todo o Reino Unido durante a Revolução Industrial, pela lente da genética.

NEOBIOTA 2024

A Faculdade foi palco da 13.ª edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo.

Foto de grupo da Sessão de Boas-Vindas aos Novos Docentes

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS deu as boas-vindas aos seus cerca de 40 novos docentes e investigadores, numa sessão realizada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) no passado dia 4 de setembro.

Equipa do BioLinkLX pousa para a foto com o prémio na mão, em frente ao edifício C8

O BioLinkLx, uma equipa de 11 estudantes de Química e de Engenharia Biomédica de CIÊNCIAS, conquistou o 3.º lugar do Innovation Award na SensUs Student Competition, uma competição internacional de biossensores que reuniu 18 equipas de 13 países diferentes nos Países Baixos.

Reconstrução do aspecto em vida de Qunkasaura pintiquiniestra.

O paleontólogo português Pedro Mocho, do Instituto Dom Luiz de CIÊNCIAS, anuncia uma nova espécie de dinossauro saurópode que viveu em Cuenca, em Espanha, há 75 milhões de anos: Qunkasaura pintiquiniestra.

Foto de uma iceberg, registada na Península Antárctica

Doutorando de Ciências prova que alterações climáticas induzem mudanças significativas na biomassa de fitoplâncton na Península Antárctica Ocidental.

Conceção artística de planeta

Uma equipa internacional, de que faz parte Koraljka Mužić, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e de CIÊNCIAS, utilizou o telescópio James Webb (JWST) para descobrir seis potenciais novos objetos com massa planetária no enxame de estrelas da nuvem molecular NGC 1333, na constelação do Perseu, a mais de 960 anos-luz.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS dá as boas-vindas aos seus cerca de 40 novos docentes e investigadores, numa sessão de boas-vindas que tem lugar entre 4 e 6 de setembro.

CIÊNCIAS irá receber, de 3 a 6 de setembro, a 13º edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo

CIÊNCIAS irá receber, de 3 a 6 de setembro, a 13º edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo.

Sismo de magnitude 5.3 abala Portugal continental

Na segunda-feira, 26 de agosto, muitos de nós acordámos com um susto: às 5h11, um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi sentido não só em Lisboa como um pouco por todo o Portugal continental.

MCAA organiza evento de desenvolvimento de carreiras em CIÊNCIAS

O Spain-Portugal Chapter e o Career Development Working Group da Marie Curie Alumni Association (MCAA) organizam um evento de desenvolvimento de carreira em CIÊNCIAS, de 6 a 7 de setembro.

Manuel Martinho, o Tricampeão Nacional Universitário que se quer tornar “um dos melhores” no Taekwondo

Manuel Martinho, estudante da licenciatura em Tecnologias da Informação, é um dos grandes rostos da ULisboa e de CIÊNCIAS nos maiores campeonatos de Taekwondo a nível nacional e internacional.

Filipe Ribeiro e Rui Rivaes, investigadores do MARE, asseguraram um financiamento de cerca de 74 000 euros para a contenção da perca-europeia na Reserva Natural da Malcata

Filipe Ribeiro e Rui Rivaes, investigadores do MARE, asseguraram um financiamento de cerca de 74 000 euros para a contenção da perca-europeia na Reserva Natural da Malcata.

Universidade de Lisboa é a líder entre as Universidades Portuguesas no Ranking de Shangai

A Universidade de Lisboa é a melhor universidade de Portugal, segundo a edição de 2024 do mais influente e conceituado ranking mundial, o Ranking de Shangai, que todos os anos avalia mais de 2500 universidades a nível mundial. 

Um conjunto de participantes dos EVM posam em frente a um quadro repleto de equações matemáticas e com um tabuleiro de xadrez desenhado

Terminou no dia 26 de julho a 1.ª edição dos Estágios de Verão em Matemática (EVM), organizada pelo Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS.

Imagem que mostra um homem a tirar uma foto de dois estudantes com o telemóvel. À sua esquerda, num espaço branco, pode ler-se "Partilhe as suas fotografias"

Será realizada uma recolha de fotografias pelos ex-alunos, com vista à criação de um itinerário expositivo das histórias e vivências retratadas por todo o campus de CIÊNCIAS.

Banner_Nature_Alice Nunes_Cristina Branquinho

O artigo ‘Unforeseen plant phenotypic diversity in a dry and grazed world’ (em português, ‘Inesperada diversidade fenotípica de plantas num mundo seco e pastoreado’), aborda os resultados de um estudo internacional em larga escala, que envolveu 120 cientistas de 27 países, para compreender como as plantas de zonas áridas se adaptaram a estes habitats extremos.

Páginas