Centro de Testes de Ciências

O Centro de Testes (CT) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Ciências ULisboa) é uma infraestrutura de investigação e desenvolvimento atualmente dedicada por inteiro à mitigação da COVID-19 através do rastreio do vírus SARS-CoV-2 e testes imunológicos.

Logótipo do CT Ciências ULisboa

O CT Ciências ULisboa está também envolvido em diversas iniciativas para o desenvolvimento de novas metodologias de diagnóstico e apoio à retoma económica, bem como ao desenvolvimento de medidas estruturantes para a monitorização de zoonoses emergentes, isto é, doenças ou infeções passíveis de serem transmitidas de animais para seres humanos.

Esta infraestrutura representa um dos vários investimentos da Ciências ULisboa no seu contributo para o esforço nacional na luta contra a pandemia COVID-19, resultado da participação multidisciplinar dos diversos centros e departamentos da Ciências ULisboa. Dispõe também de um elevado potencial para futura investigação em que sejam necessárias condições de segurança similares.

Fotografia do Centro de Testes de Ciências ULisboa

Localizado no edifício Tec Labs, iniciou atividade a 1 de maio de 2020. Encontra-se certificado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tendo sido a segunda instituição universitária a nível nacional a ser certificada, e licenciado pela Entidade Reguladora da Saúde.

Testes

Número de testes de diagnóstico realizados (1 maio - 15 junho 2020): 2670
Capacidade máxima atual: 400 testes de diagnóstico/dia

As amostras são provenientes de várias entidades públicas e privadas, que operam nos sectores da saúde, educação e economia, cujo pedido de análise é emitido pelas entidades associadas ao Ministério da Saúde ou a outros Ministérios que estabeleçam protocolos de parceria com Ciências ULisboa.

Fotografia do Centro de Testes de Ciências ULisboa

Parceiros:

Segurança:

Estão asseguradas todas as condições de segurança para a comunidade da Ciências ULisboa:

• A recolha direta de amostras biológicas não é realizada no CT Ciências ULisboa, embora a sua certificação assim o permitisse; no CT Ciências ULisboa são apenas rececionadas amostras previamente recolhidas por profissionais de saúde em hospitais ou clínicas;
  • Foi instalada sinalética específica no campus de forma a que as amostras biológicas deem entrada imediatamente no Tec Labs, não circulando por outros edifícios;
  • As amostras biológicas dão entrada diretamente a partir do exterior numa nova sala de segurança biológica, instalada no edifício de apoio ao Tec Labs, onde se procede à inativação e extração de RNA do vírus, tendo sido realizadas obras de adaptação do espaço para o efeito e adquirida uma infraestrutura de contenção biológica em conformidade com o nível de segurança de risco biológico 3 da Organização Mundial da Saúde.

Coordenação: Ricardo Dias.
Direção Técnica: Margarida Gama Carvalho.

Contacto do CT Ciências ULisboa: fightcovid@ciencias.ulisboa.pt.

#juntossomosmaisfortes