Entrevista com Fernando Antunes

Delox premiada com BfK Awards

“A investigação guiada pela curiosidade é uma grande fonte de inovação”

Pormenor do protótipo da câmara de descontaminação transportável

Pormenor do protótipo da câmara de descontaminação transportável

Delox
Fernando Antunes
"A idade média dos fundadores de startups nos EUA é 42 anos, aumentando esta idade para os 47 em startups na área da biotecnologia (curiosamente eu tinha 48 anos quando a Delox foi criada)", conta Fernando Antunes
Imagem cedida por FA

A Delox foi distinguida recentemente com o Born from Knowledge (BfK) Awards no âmbito do protótipo de uma câmara de descontaminação transportável, que permitirá reutilizar máscaras respiratórias e que está a desenvolver em parceria com o Exército Português, como anunciado no final de abril no âmbito do consórcio REUSE. O prémio monetário de cinco mil euros foi atribuído pela Agência Nacional de Inovação (ANI), no âmbito dos Prémios Empreendedor XXI em Portugal, uma iniciativa organizada pelo BPI e pela DayOne, divisão do CaixaBank especializada para empresas de tecnologia, inovação e respetivos investidores. A spin-off do Tec Labs - Centro de Inovação da Faculdade fundada há cerca de dois anos resulta de seis anos de investigação científica na Ciências ULisboa. A propósito desta distinção entrevistamos um dos seus fundadores – Fernando Antunes, professor do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) e investigador do polo da Faculdade do Centro de Química Estrutural (CQE).

O que representa este prémio para si?

Fernando Antunes (FA) - O BfK Awards reconhece projetos e empresas “nascidas do conhecimento” e que mais se destaquem em atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D), constituindo um reconhecimento a todo o percurso iniciado há oito anos no Centro de Química e Bioquímica (entretanto extinto), no qual o conhecimento gerado pela investigação foi transformado numa tecnologia e subsequentemente num produto que irá democratizar o acesso à segurança biológica conferida pela bio descontaminação automatizada. O prémio serve também de estímulo para continuar o longo caminho que a Delox ainda tem pela frente. Se o projeto Delox fosse uma maratona diria que estamos a meio da maratona, sendo que a segunda parte das maratonas é a mais difícil.

A história da Delox é inspiradora: pode apresentar-nos a equipa?

FA - Fazem parte da equipa o professor João Pires da Silva também docente no DQB e investigador no CQE, e o Fadhil Musa, bioquímico formado pela Ciências ULisboa e que fez o mestrado sob minha supervisão e do professor João Pires da Silva e que hoje desempenha o papel de CEO na Delox. Para além dos fundadores, fazem ainda parte da equipa Delox a Raquel Nogueira, também uma bioquímica da Ciências ULisboa e que é investigadora principal e a Katarzyna Chudzik, formada no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e na Universidade de Economia de Cracóvia, responsável pela gestão de projetos.

Quais são os planos da Delox para o futuro?

FA - Entrar no mercado, sendo que para tal é necessário finalizar a certificação, e iniciar os processos de industrialização e marketing. Pretendemos ainda testar a tecnologia em ambiente espacial, dando seguimento ao recente ensaio realizado num balão estratosférico. Todo este percurso é flexível, e o surgimento da COVID-19 fez-nos acelerar o desenvolvimento, em colaboração com as forças armadas portuguesas, de um sistema de bio descontaminação de máscaras e respiradores.

É importante transformar ciência em negócio? Porquê?

FA - É importante transformar ciência em negócio por uma questão de eficiência na gestão dos recursos disponíveis. Conhecimento transformado em negócio implica que o conhecimento gerado resolveu uma necessidade da sociedade. Esta transformação muitas vezes não é óbvia, estando o cientista numa posição privilegiada para identificar a singularidade do conhecimento por si gerado e da mais-valia que este pode aportar para resolver necessidades da sociedade. Por outro lado, é importante que se invista também em ciência guiada pela curiosidade sem qualquer aplicação prática aparente, pois se o investimento fosse exclusivamente colocado em ciência cuja aplicação é visível, estaríamos apenas a investir na solução dos problemas de hoje, mas ficaríamos muito fragilizados para resolver os problemas do amanhã. A investigação guiada pela curiosidade é uma grande fonte de inovação.

Que conselhos deixa aos jovens que ainda não são cientistas empreendedores, mas sonham ser?

FA - Para os jovens e para os menos jovens: A idade média dos fundadores de startups nos EUA é 42 anos, aumentando esta idade para os 47 em startups na área da biotecnologia (curiosamente eu tinha 48 anos quando a Delox foi criada). O conselho para os não cientistas empreendedores que o sonham ser é arriscar e falhar depressa. Na Delox tentamos que tudo seja minimamente viável, aplicando o mínimo esforço possível para testar conceitos de modo a fazê-lo rapidamente e com baixo custo. Se o caminho seguido é errado usam-se poucos recursos e o dano é limitado, se acertamos podemos então melhorar, otimizar e evoluir para o próximo nível. O pior que pode acontecer a um empreendedor é falhar devagar.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Painel de participantes na conferência

Decorreu entre 3 e 6 de junho de 2025, em Nice, o congresso internacional “One Ocean Science Congress” (OOS2025), um Evento Especial dedicado à Ciência da terceira Conferência das Nações Unidas sobre o Oceano (

Sara Magalhães é professora de CIÊNCIAS

Sara Magalhães, investigadora do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais na (CE3C), vai assumir a presidência da ESEB até 2029

Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos distinguem investigadores de CIÊNCIAS

O Pavilhão de Portugal acolheu a 25 de junho a Cerimónia de Entrega da edição de 2025 dos Prémios Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos, nos quais foram distinguidos um total de 10 investigadores da Faculdade de Ci

Evaristo.ai é um agente digital que tem por inspiração uma personagem do Pátio das Cantigas

Evaristo.ai tem por inspiração uma personagem do filme “Pátio das Cantigas”, mas é também o nome do novo agente digital que acaba de ser lançado pelos laboratórios de Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) com o objetivo de voltar a fazer história na língua portuguesa.

Dicas para melhorar o desempenho nos exames nacionais

Com a época de exames a bater à porta, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) aproveita para fazer a revisão da matéria dada e revela, pela voz de uma especialista na área, o que podem fazer os estudantes para melhorar o desempenho na hora de responder a um teste.

Cerimónia de entrega de prémios da Semana Verde da UE de 2025

O projeto Life Desert-Adapt ganhou um dos três prémios atribuídos durante a Semana Verde da UE de 2025, numa cerimónia que decorreu a 3 de junho em Bruxelas.

Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde

No âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, o Museu de Arqueologia de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, inaugurou no passado dia 6 de junho a exposição “Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde”, uma mostra científica e educativa que destaca o papel dos tubarões nos ecossistemas marinhos e alerta para as ameaças que enfrentam. A exposição oferece uma viagem pelo universo destes predadores marinhos, destacando a sua diversidade, biologia e papel crucial nos ecossistemas marinhos

Audiência do evento comemorativo do Dia Mundial da Segurança Alimentar

CIÊNCIAS e a consultora BDO Portugal firmaram um protocolo de colaboração que prevê o desenvolvimento de novos cursos de formação avançada, além de ações de consultoria a empresas, e outras atividades relacionadas. O protocolo foi firmado no passado dia 6 de junho, no âmbito do evento que assinalou o Dia Mundial da Segurança Alimentar, com o mote “Food Safety: Science in Action”.

Os portadores de Trissomia 21 têm lugar no ensino superior

20 de junho: A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai lançar um evento de debate sobre empregabilidade e formação de pessoas com trissomia 21, em parceria com a Reitoria da Universidade de Lisboa, e a Associação Pais 21. A iniciativa vai decorrer no dia 20 de junho no Instituto Interdisciplinar da Universidade de Lisboa, com o título “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”.

Páginas