Eleita nova direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia

Tarantula Nebula

A nova direção da SPA tomou posse a 1 de janeiro

NASA, ESA, CSA, STScI, Webb ERO Production Team

Dois investigadores da Ciências ULisboa integram a nova direção da Sociedade Portuguesa de Astronomia, que tomou posse a 1 de janeiro. José Afonso, investigador no Departamento de Física (DF) Ciências ULisboa e no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) foi eleito presidente. Koraljka Muzic, investigadora no DF Ciências ULisboa, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e no Centro de Astrofísica e Gravitação e Sónia Antón, investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia e no Centro de Física da Universidade de Coimbra, foram nomeadas vogais.

logotipo da SPA
Logótipo da SPA

Para o próximo biénio, os elementos da nova direção da SPA pretendem contribuir para dar mais voz à comunidade de Astronomia em Portugal, nomeadamente através do reconhecimento dos sucessos já alcançados pela comunidade nacional e no apoio para um crescimento robusto nos próximos anos. “Ao longo das últimas duas décadas Portugal atingiu participações de liderança em alguns dos projetos chave para o avanço da Astronomia europeia e mundial, tendo produzido resultados de enorme impacto em muitos dos tópicos de investigação mais atuais - este sucesso crescente, alicerçado na participação nacional no Observatório Europeu do Sul (ESO) e na Agência Espacial Europeia (ESA), desde há pouco mais de 20 anos, e mais recentemente no desenvolvimento do Square Kilometre Array (SKA), demonstra a robustez e o impacto que a comunidade nacional conseguiu atingir nesta área, e que importa fortalecer”, afirma José Afonso.

A eleição aconteceu em setembro de 2022, durante a Assembleia Geral de sócios, que decorreu no âmbito do XXXII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica.

nova direção da SPA
José Afonso, Koraljka Muzic e Sónia Antón são os elementos da nova direção da SPA
Fotografias cedidas pelos investigadores

 

Marta Tavares, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

Páginas