Opinião – Ano Internacional da Cristalografia

Alguns aspectos da História da Cristalografia

O ensino da ciência melhora com o ensino simultâneo da sua história. As descobertas científicas são muitas vezes o resultado da acumulação de diversos avanços em relação a um certo problema que a certa altura toma uma forma mais definitiva. Vários cientistas contribuem para a descoberta, mas essa acaba por ser atribuída a um só. Na história da cristalografia há alguns exemplos.

A constância dos ângulos interfaciais dos cristais foi primeiro assinalada por Biringuccio em 1540, que reconheceu a perfeição dos cubos de pirite e por Bartholinus em 1669 na calcite hialina. Steno em 1669 demonstrou a constância dos ângulos interfaciais nos cristais de quartzo, com ilustrações correspondentes a essas observações, mas não generalizou essa descoberta. Guglielmini também fez a observação da constância dos ângulos no sal comum, em 1688, Huyghens na calcite, em 1690, Leeuwenhoek no gesso, em 1695, e Lomonosov no nitrato de potássio e noutros cristais, em 1749, mas estes estudos tiveram pouca repercussão, talvez devido à dificuldade de comunicação científica nessa altura. Mais tarde, em 1783, Romé de l’Isle, com a ajuda dos resultados obtidos com o goniómetro de contacto inventado por Carangeot em 1780, consolidou e generalizou essa descoberta, enunciando-a como lei para todos os cristais.


Calcopirite e dolomite de Neves-Corvo, Portugal
Fonte Fernando Barriga

Os chamados índices de Miller, (hkl), publicados em 1839, foram propostos anteriormente por vários cristalógrafos: Bernhardi (1808), Whewell (1825), Grassmann (1829), e Frankenhaim (1829). Mas foi Miller, professor de Mineralogia da Universidade de Cambridge, Inglaterra, que já tinha inventado a projecção estereográfica, quem divulgou e mostrou a importância destes novos índices, e foi por isso, e pelo seu prestígio, que foi dado o seu nome a esses índices cristalográficos.

A actividade científica é colectiva e cumulativa. Newton disse: “Se vi um pouco mais longe do que os outros, é porque pude subir aos ombros de alguns gigantes.

Referências

Bartholinus, E. (1669). Experimenta Crystalli Islandici Disdiaclastict quibus Mira et Insólita Refractio Detegitur. Daniellis Pauli, Hafniae
Bernhardi, J.J. (1808). Darstellung einer neuen Methode Kristalle zu beschreiben. Gehlen’s J. Chem. Phys. Mineral. Berlin, 5, 157-198, 492-564, 625-654.
Biringuccio V. (1540). De la pirotechnia. Venice,
Carangeot, A. (1783). Quoted in P. Terpstra & L.W. Codd (1961). Crystallometry, p.371. Longman, London.
Frankenhaim, M.L. (1829). Goniometre, ou mesure-angle. Obs. Phys. Hist. Nat. Arts, 22, 193-197.
Grassmann, G. (1829). Zur physikalischen Kristallonomie und geometrischen Combinationslehre. Stettin.
Guglielmini, D. (1688) Riflessioni Filosofiche Dedotte dalle Figure de Sali. António Pisarri, Bologna.
Huyghens, C. (1690). Traité de la Lumière. Pierre van der Aa. Leiden
Leeuwenhoek, A. van (1695). Arcana Natura Detecta. Henrik van Krooneveld, Delft.
Lomonosov, M. V. (1763). The terrestrial sheets (in Russian). In The First Principles of Metallurgy.
Miller, W. H. (1839). A Treatise on Crystallography. Deighton, Cambridge.
Newton, I. (1959). The correspondence of Isaac Newton, vol.1, edited by HW Turnbull, p.416.
Romé de l’Isle, J. B. L. (1772). Essai de Cristallographie ou Description des Figures Geométriques Propres à Differents Corps du Règne Mineral, Connus Vulgairement sous le Noms de Cristaux. Didot Jeune, Paris.
Steno, N. (1669). De Solido intra Solidum Naturaliter Contento. Star, Florence.
Whewell, W. (1825). A general method of calculating the angles made by any planes of crystals, and the laws according to which they are formed. Philos. Trans. R. Soc. London, 1, 87-130.

Nota da redação: Por vontade do autor o texto não segue o Acordo Ortográfico em vigor.

J. Lima-de-Faria, investigador coordenador jubilado do Instituto de Investigação Científica Tropical
Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade dos oceanos.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Sólveig Thorsteinsdóttir, Susana Martins e Ana Rita Carlos

Nos últimos três anos e meio, investigadores de dois laboratórios do Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (CE3C) desenvolveram um estudo inovador, que revela novas informações sobre a distrofia muscular congénita tipo 1A (MDC1A).

Tec Labs Demo Day 2024

O Tec Labs - Centro de Inovação de CIÊNCIAS, espaço de referência na promoção do empreendedorismo científico e tecnológico em Portugal, realizou mais uma edição do aguardado Demo Day.

Utilizador a interagir com ecrã, mostrando os logótipos associados ao PRR

CIÊNCIAS participa nesta nova formação, oferecida pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Formações_no_âmbito_do_Programa_Ferramentas_de_Produtividade_e_Tecnologias_Emergentes

Em outubro arrancam, em CIÊNCIAS, quatro formações do programa ‘IP>AP – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes’ do Instituto Nacional de Administração, no âmbito da ComCiências.

Novos Alunos de Erasmus para o semestre de 2024/2025

Os novos alunos, de 15 nacionalidades diferentes, foram acolhidos numa sessão de boas-vindas, na sexta-feira, que contou com apresentações do Gabinete de Mobilidade e Acolhimento, da PSP e do Gabinete de Apoio Psicológico de CIÊNCIAS.

Margarida_Gama-Carvalho_Carlos_Farinha_FEBS_FCUL

Carlos M. Farinha e Margarida Gama-Carvalho, investigadores do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), em CIÊNCIAS, foram eleitos para fazerem parte dos Comités de Ciência e Sociedade (Science and Society) e de Prémios de Excelência e Bolsas (Excellence Awards and Fellowships) da Federação das Sociedades Europeias de Bioquímica (na sigla FEBS, em inglês), respetivamente. A eleição teve lugar em julho passado no 48.º Congresso anual da FEBS, em Milão.
 

28 investigadores de CIÊNCIAS entre os mais influentes a nível mundial

São 28 os investigadores de CIÊNCIAS que integram as listas dos investigadores com maior impacto a nível mundial e que se inserem, assim, nos 2% de investigadores mais influentes nas suas áreas científicas, de acordo com o estudo realizado pela Universidade de Stanford (EUA). 

Fotografia de Cristina Branquinho, a discursar na cerimónia

A Sessão Solene de Abertura do Ano Académico decorreu na Aula Magna, no dia 17 de setembro, e contou com a presença e intervenções do Reitor da ULisboa, Luís Ferreira, Cristina Branquinho, bióloga e investigadora de CIÊNCIAS (em representação do corpo Docente), Nuno Pedroso, Administrador do Instituto Superior Técnico (em representação dos Funcionários) e Margarida Azevedo, Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Farmácia (em representação dos Estudantes).

Banner_DSPA Insights 2024

O congresso DSPA Insights 2024 - Edição Lisboa, um dos maiores eventos dedicados à ciência de dados e inteligência artificial (IA) em Portugal, decorreu nos dias 18 e 19 de setembro e contou com mais de 40 oradores nacionais e internacionais.

Fotografias dos vários investigadores

Nos últimos dias o país tem estado a braços com o flagelo dos incêndios, potenciados por níveis de perigo meteorológico que já não se verificavam desde 2001.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

A excitação no ar era palpável logo pela manhã de ontem, na Alameda Pedro Nunes, junto ao edifício C6, no início de um dia de atividades e eventos dedicado a acolher os cerca de mil novos alunos de CIÊNCIAS.

Páginas