5.ª edição ocorre a 24 de outubro - Dia Internacional contra as Alterações Climáticas

“Act today for a better tomorrow” é o mote do Dia da Investigação e da Inovação 2023

Última Revisão —

Este ano, pela primeira vez, realizam-se, entre 23 e 27 de outubro, eventos paralelos: visitas a laboratórios, mesas-redondas, conversas informais e speed-dates

GICD DCI Ciências ULisboa

O Ciências Research & Innovation Day é um acontecimento de entrada livre com prévia inscrição. Este ano, pela primeira vez, realizam-se ainda, entre 23 e 27 de outubro, eventos paralelos: visitas a laboratórios, mesas-redondas, conversas informais e speed-dates.

A 5.ª edição do Ciências Research & Innovation Day realiza-se a 24 de outubro de 2023 - Dia Internacional contra as Alterações Climáticas -, no grande auditório da Ciências ULisboa. 

Segundo comunicado de imprensa emitido pela Faculdade, Margarida Santos-Reis, subdiretora da Faculdade para a área da investigação, refere que “este acontecimento é uma oportunidade para divulgar e celebrar a qualidade da investigação e da inovação desenvolvidas na Ciências ULisboa, a ocasião ideal para a partilha de conhecimento, para o estabelecimento de colaborações e para o reforço do sentido de identidade desta instituição centenária, uma referência nacional e internacional”.

O programa inclui, logo pela manhã, a apresentação dos resultados mais notáveis da investigação realizada na Faculdade e os Ciências 2022 Research Awards. Na primeira sessão - “Act today for a better tomorrow” - dedicada aos grandes desafios societais, os cientistas Cristina Branquinho, Miguel Centeno Brito e Cátia Pesquita apresentam e debatem os resultados científicos recentes em Alterações Climáticas, Transição Energética e Inteligência Artificial. As Ciências Fundamentais são o foco da segunda sessão. Os investigadores Bruno Loff, Margarida Telo da Gama e António Silva refletem sobre a Matemática e o Sudoku, a Vida Artificial e como as observações da missão Euclid podem alterar o modo como compreendemos o Universo.

O programa inclui uma exposição com cerca de 90 posters, que ilustram a diversidade dos projetos científicos desenvolvidos na Faculdade, e speed-dates com membros da FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências. Ambas as atividades constituem  oportunidades de networking e de estabelecimento de colaborações futuras.

No período da tarde, Rita Tomé, coordenadora do Tec Labs, comenta a estratégia e os resultados alcançados nestes últimos anos neste Centro de Inovação da Faculdade. A oradora da terceira sessão modera ainda uma mesa-redonda sobre os diferentes caminhos da inovação.

Ciência e Sociedade é o tópico da quarta sessão. Os cientistas Cláudio Gomes, Carlotta Cogoni e Bárbara Anes apresentam os avanços dos seus estudos em Biomedicina e Biotecnologia, Neurociências e Química para o meio ambiente. A quinta e última sessão é dedicada à Comunicação de Ciência e conta com os testemunhos de dois alumni - Nuno André da Silva e Tiago Marques - que dão a conhecer os seus percursos e de como a Faculdade contribuiu para as suas carreiras de sucesso. O dia termina com o anúncio dos vencedores da iniciativa “Comunica a tua ciência! Contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e com a apresentação dos seus trabalhos. Esta competição é dirigida aos estudantes de mestrado e de doutoramento desta faculdade. Os vídeos recebidos no âmbito desta iniciativa traduzem os seus trabalhos científicos.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Natal

Mensagem da direção de CIÊNCIAS para a quadra festiva

Como vai o Pai Natal entregar milhões de prendas? E se alguém estiver com gripe?

Rúben Matos posa para uma foto no edifício C6 da Faculdade de Ciências da ULisboa

Pensar soluções que melhorem a integração dos estudantes de intercâmbio na vida académica, social e cultural das universidades parceiras da Unite!. É este o objetivo do Hackathon Solve & Unite, que se realizará de 6 a 9 de abril de 2026 em Barcelona.

Estudantes assistem à palestra de Rui Agostinho durante a Conferência de Natal de CIÊNCIAS

Um convite a revisitar o ano através do olhar de quem fez a Faculdade acontecer.

Peneireiro-de-dorso-malhado

Mais de 80 por cento das aves de rapina portuguesas podem estar contaminadas por raticidas anticoagulantes.

projeto NarcoWake

Competição de inovação na área da saúde decorreu na Madeira 

Tiago Guerreiro

O investigador de CIÊNCIAS e vice-diretor do LASIGE foi incluído na prestigiada lista ACM Distinguished Members 2025.

Evento contou com 600 alunos do ensino secundário 

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

Páginas