5.ª edição ocorre a 24 de outubro - Dia Internacional contra as Alterações Climáticas

“Act today for a better tomorrow” é o mote do Dia da Investigação e da Inovação 2023

Última Revisão —

Este ano, pela primeira vez, realizam-se, entre 23 e 27 de outubro, eventos paralelos: visitas a laboratórios, mesas-redondas, conversas informais e speed-dates

GICD DCI Ciências ULisboa

O Ciências Research & Innovation Day é um acontecimento de entrada livre com prévia inscrição. Este ano, pela primeira vez, realizam-se ainda, entre 23 e 27 de outubro, eventos paralelos: visitas a laboratórios, mesas-redondas, conversas informais e speed-dates.

A 5.ª edição do Ciências Research & Innovation Day realiza-se a 24 de outubro de 2023 - Dia Internacional contra as Alterações Climáticas -, no grande auditório da Ciências ULisboa. 

Segundo comunicado de imprensa emitido pela Faculdade, Margarida Santos-Reis, subdiretora da Faculdade para a área da investigação, refere que “este acontecimento é uma oportunidade para divulgar e celebrar a qualidade da investigação e da inovação desenvolvidas na Ciências ULisboa, a ocasião ideal para a partilha de conhecimento, para o estabelecimento de colaborações e para o reforço do sentido de identidade desta instituição centenária, uma referência nacional e internacional”.

O programa inclui, logo pela manhã, a apresentação dos resultados mais notáveis da investigação realizada na Faculdade e os Ciências 2022 Research Awards. Na primeira sessão - “Act today for a better tomorrow” - dedicada aos grandes desafios societais, os cientistas Cristina Branquinho, Miguel Centeno Brito e Cátia Pesquita apresentam e debatem os resultados científicos recentes em Alterações Climáticas, Transição Energética e Inteligência Artificial. As Ciências Fundamentais são o foco da segunda sessão. Os investigadores Bruno Loff, Margarida Telo da Gama e António Silva refletem sobre a Matemática e o Sudoku, a Vida Artificial e como as observações da missão Euclid podem alterar o modo como compreendemos o Universo.

O programa inclui uma exposição com cerca de 90 posters, que ilustram a diversidade dos projetos científicos desenvolvidos na Faculdade, e speed-dates com membros da FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências. Ambas as atividades constituem  oportunidades de networking e de estabelecimento de colaborações futuras.

No período da tarde, Rita Tomé, coordenadora do Tec Labs, comenta a estratégia e os resultados alcançados nestes últimos anos neste Centro de Inovação da Faculdade. A oradora da terceira sessão modera ainda uma mesa-redonda sobre os diferentes caminhos da inovação.

Ciência e Sociedade é o tópico da quarta sessão. Os cientistas Cláudio Gomes, Carlotta Cogoni e Bárbara Anes apresentam os avanços dos seus estudos em Biomedicina e Biotecnologia, Neurociências e Química para o meio ambiente. A quinta e última sessão é dedicada à Comunicação de Ciência e conta com os testemunhos de dois alumni - Nuno André da Silva e Tiago Marques - que dão a conhecer os seus percursos e de como a Faculdade contribuiu para as suas carreiras de sucesso. O dia termina com o anúncio dos vencedores da iniciativa “Comunica a tua ciência! Contributo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e com a apresentação dos seus trabalhos. Esta competição é dirigida aos estudantes de mestrado e de doutoramento desta faculdade. Os vídeos recebidos no âmbito desta iniciativa traduzem os seus trabalhos científicos.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt