A Schneider Electric divulgou recentemente no seu site um vídeo sobre o Centro de Dados da FCUL. O trabalho multimédia inclui declarações de Pedro Rosa, coordenador da Unidade de Informática da FCUL e de Pedro Nobre, engenheiro de sistemas daquela empresa especialista global na gestão energética.
As ações de modernização e de alargamento do Centro de Dados da FCUL ocorreram no verão de 2012. A Unidade de Informática (UI) continua a apostar na renovação das condições tecnológicas do campus.
Atualmente, as referidas infraestruturas estão preparadas para duplicar a capacidade de alojamento, o que deverá acontecer em breve já que o espaço disponível em bastidores está a chegar ao fim, devido à transferência nos últimos três meses de vários clusters de I&D.
Fonte: UI-FCUL
Legenda: As ações de modernização e de alargamento do Centro de Dados da FCUL ocorreram no verão de 2012
“Já existe um plano de alargamento do número de bastidores”, esclarece Pedro Rosa adiantando que “o Centro de dados foi concebido para que sejam facilmente adicionados novos bastidores para alojamento e os necessários equipamentos para refrigeração do ar”.
Para além destas medidas estão previstas outras ações que visam a reformulação da rede interna da FCUL, bem como o reforço da capacidade de processamento alocada aos sistemas institucionais, através de sistemas modernos de computação, reduzindo ao mesmo tempo o espaço necessário e o consumo energético.
Atualmente a comunidade da FCUL pode aceder a vários serviços, alguns deles utilizados 24 horas por dia, como é o caso do correio eletrónico, do Moodle, do sistema de impressão, dos servidores de web, das bases de dados, entre outras infraestruturas virtuais.