CIÊNCIAS vai participar numa das propostas vencedoras do concurso 2023 das Redes Doutorais de Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA DN).
A nova rede doutoral designada PROMOTE (PRostate cancer OMics Oriented InTErvention) abrange oito alunos de doutoramento e foca-se na investigação translacional em oncologia molecular e imagiologia do cancro da próstata. O consórcio responsável pela rede, do qual o Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) faz parte, recebeu financiamento superior a 2M€, dos quais mais de 243k€ foram alocados ao IBEB.
“Na PROMOTE, iremos aplicar métodos computacionais para explorar “-omics” e inteligência artificial para melhorar a entrega de fármacos e guiar intervenções terapêuticas de acordo com o perfil de cada paciente.”, diz Raquel Conceição, investigadora principal local do projeto.
A rede compreende diversos laboratórios académicos e não académicos nas áreas de urologia e oncologia, onde os alunos serão formados. O consórcio é liderado pela doutora Maria Frantzi, da Mosaiques Diagnostics GMBH na Alemanha, e conta também com a participação de outras instituições, incluindo a nível nacional a FCiências.ID e a Kresk - Tecnologias de Informação, Lda.
As MSCA DN são um instrumento do Horizonte Europa para financiar programas internacionais de doutoramento e têm como objetivo a formação e o desenvolvimento da carreira dos investigadores através da mobilidade entre países, entre o sector académico e não académico e entre áreas científicas.
A próxima call abre a 29 de maio.