O Prémio Pfizer de Investigação Clínica 2013 foi atribuído ao trabalho intitulado "An Evidence-Based Approach to Optimize Therapeutic Decisions Involving Biological Drugs". Marília Antunes, docente do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da FCUL e membro do Centro de Estatística e Aplicações da UL, é coautora desse trabalho, integrando a equipa de seis investigadores nacionais e estrangeiros premiados a quinta-feira passada pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e pelos Laboratórios Pfizer.
A investigação premiada tem como foco principal os doentes com Artrite Reumatoide. O projeto coordenado por Sandra Garcês foi desenvolvido no Instituto Gulbenkian Ciência, em Oeiras, em colaboração com o Sanquin Research Institute, em Amesterdão e o Hospital Garcia de Orta, em Almada.
A candidatura submetida em setembro passado inclui dois artigos que, apesar de distintos, estão sequencialmente relacionados. Ambos os artigos foram publicados numa das mais prestigiadas revistas internacionais da área - Annals of Rheumatic Diseases.
"Este trabalho poderá ser extrapolável a outras patologias inflamatórias crónicas, como sejam, Espondilite Anquilosante, Artrite Psoriática, Psoríase ou Doenças Inflamatórias do Intestino", escreve Sandra Garcês aquando da candidatura ao referido galardão, acrescentando ainda que, "os resultados obtidos demonstram os benefícios clínicos e potencialmente económicos de uma abordagem clínica baseada na evidência científica e personalizada aos doentes sob terapêuticas biológicas".