Opinião

Violência nas entrelinhas

Arame
Unsplash - Christian Lue
Inês Ventura
Inês Ventura
Imagem cedida por iV

Madalena Pintão
Madalena Pintão
Imagem cedida por MP

Quando se fala numa relação abusiva, tendemos a afirmar com certeza que esse cenário de violência não nos aconteceria a nós. Imaginamos uma ideia extrema de abuso, que não pode de forma alguma aplicar-se à nossa experiência.

Mas se pensarmos nas nossas relações atuais ou passadas, quer sejam amorosas, de amizade, familiares ou profissionais, existe alguém que tenha gritado, humilhado, isolado, culpabilizado ou ter-se posto constantemente no lugar da vítima connosco? Se sim, já experienciámos uma relação abusiva. Então, o que define esta relação?

A sua característica principal é a presença de um padrão de comportamentos de força, coação ou intimidação que são utilizados para exercer poder e controlo sobre outra pessoa, desprotegendo a sua integridade e necessidades. São incluídos danos físicos ou/e psicológicos, como abuso físico (e.g. empurrar; bater; atirar objetos), abuso sexual (e.g., tocar sem o outro querer; não respeitar fatores como falta de vontade na prática sexual), abuso psicológico (e.g. gritar com o outro; humilhar; isolar o outro; utilizar discurso culpabilizante; vitimizar-se; dizer o que o outro vestir e não vestir; impedir o outro de trabalhar ou estudar) e financeiro (e.g. pedir justificação sobre o que o outro compra). O cenário pode ser marcado por subtileza e, por isso, ser também mais difícil de ser reconhecido como violento.

Neste momento, talvez nos tenhamos apercebido que nos encontramos ou já encontrámos numa relação abusiva, mas podemos ainda não compreender como é que lá chegámos. Pensemos, então, nesta questão.

As relações abusivas seguem um ciclo. Numa fase inicial cresce o controlo e a tensão, que na fase seguinte culmina no seu expoente máximo. Se o ciclo terminasse aqui, era mais claro de identificar e mais simples de agir. Contudo, a terceira e última fase é a da “Lua-de-mel”, isto é, a fase do perdão, do carinho e do cuidado. Esta é a fase que nos reassegura que a pessoa nos dá valor, merece uma nova oportunidade, não é violenta, e, consequentemente, que nós não somos violentados. Este ciclo pode ter um padrão intermitente, estando as fases menos demarcadas e mais subtis.

Contactos de apoio

  • GAPsi – Gabinete de Apoio Psicopedagógico (217 500 435)
  • Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (800 202 148 – Linha gratuita, 24h)
  • SMS para o número 3060
  • APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (21 358 7900)
  • UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta (218 873 005)
  • Linha de Emergência Social (144)

As características que nos podem deixar mais vulneráveis a manter este padrão são várias, dependendo do contexto, mas sublinha-se a baixa autoestima, o medo da solidão e a dificuldade em ser assertivo. Ainda assim, depois de reconhecermos os comportamentos abusivos da relação, é importante refletirmos sobre o que nos levou a fazer parte da mesma para podermos quebrar este ciclo.

Para tal, é fundamental procurarmos ajuda, recorrendo a pessoas em quem confiamos (amigos, familiares, ...), a psicólogos ou a forças da autoridade e instituições de apoio.

Inês Ventura e Madalena Pintão, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Um estudo recentemente publicado na revista Biodiversity and Conservation, liderado por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente de CIÊNCIAS, prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico devido às alterações climáticas.

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática.

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais.

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Páginas