A universalidade das células em movimento em novo artigo da Nature Physics

Cardume e logótipo da Nature Physics

Nuno Araújo, Presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS e investigador no CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional, é um dos autores de um estudo que acaba de ser publicado na prestigiada revista Nature Physics e cuja descoberta pode ter impacto na saúde e na robótica.

Com foco na matéria biológica e no comportamento das células, este trabalho entrelaça duas grandes disciplinas: a Física e a Biologia, debruçando-se sobre a análise de várias células modelo, incluindo do rim de um cão, de cancro da mama humano e de dois tipos diferentes de bactérias patogénicas.

O ponto de partida para esta investigação foi a dúvida de como é que unidades individuais interagem entre si sem a consciência de que fazem parte de um conjunto maior. Resumindo, o que este estudo conclui é que “o movimento coletivo de células exibe uma robusta invariância”, ou seja, os padrões gerados por diversos sistemas celulares são altamente conservados.

Para simplificar a explicação, Nuno Araújo recorre a um exemplo visual: “Tem um formato de uma árvore, mas se o cortarmos cada ramo também parece uma árvore. Se lhe desse uma fotografia de cada pedaço e perguntasse qual era o maior, não me saberia dizer. Isso é invariância de escala, foi o que descobrimos aqui. Todos estes sistemas têm a mesma invariância de escala.”


Nuno Araújo

As células estudadas pertencem a dois grandes grupos: duas são procarióticas e duas eucarióticas. Neste estudo, os autores demonstraram que apesar de serem muito diferentes estruturalmente, em grupo, comportam-se de forma semelhante. O que significa? Que foi encontrada uma universalidade que não é propriamente expectável na biologia.

“Abre portas para, por um lado, usarmos as técnicas da física para estudar sistemas de biologia, por outro, para que se possam usar os sistemas biológicos para estudar fenómenos físicos”, adianta Nuno Araújo. 

Esta descoberta pode ajudar a compreender melhor as doenças oncológicas e a forma como evoluem, mas também podem ser importantes para a áreas como a engenharia de tecidos – para entender o processo de criação de um órgão – ou para, por exemplo, um melhor entendimento sobre a propagação de infeções bacterianas, auxiliando uma melhor preparação de ambientes hospitalares. A robótica, os videojogos ou a inteligência artificial são outras áreas que podem beneficiar desta descoberta.


Veja este assunto nos media:

  • Saúde Online (17 de março de 2025) - Estudo encontra universalidade nas células em movimento - e a descoberta pode impactar a saúde e a robótica
  • Robótica Online (17 de março de 2025) - Universalidade nas células em movimento pode impactar a saúde e a robótica
  • Atlas da Saúde Online (17 de março de 2025) - Estudo encontra universalidade nas células em movimento
  • Sapo Online (16 de março de 2025) - Estudo encontra universalidade nas células em movimento - e a descoberta pode impactar a saúde e a robótica
  • Medjournal Online (14 de março de 2025) - Estudo encontra universalidade nas células em movimento - e a descoberta pode impactar a saúde e a robótica
  • Salus Magazine Online (14 de março de 2025) - Estudo encontra universalidade nas células em movimento
Tânia Marques - Gabinete de Comunicação de Ciência - DCI CIÊNCIAS
trmarques@ciencias.ulisboa.pt

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Páginas