“Foi para nós muito motivante trabalhar neste projeto, aprendemos como usar e aplicar muitas das novas tecnologias web e a experiência de colaboração com o Sapo Labs trouxe-nos capacidades que pensamos que serão muito úteis para o nosso futuro profissional. É uma sorte poder ter estudado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa!”
Denís Graña e José Sebio
Em muitos países uma parte significativa da população vibra com futebol, especialmente em datas como o 12 de junho de 2014, dia em que começa a “Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014”.
Talvez tenha sido a pensar nessas pessoas, que apreciam e muito o desporto com 22 jogadores empenhados em introduzir uma bola na baliza do campo adversário, sem intervenção das mãos, durante aproximadamente 90 minutos, que uma equipa de Ciências desenvolveu o projeto “Onde Há Bola”.
O objetivo é simples: indicar os locais onde se pode assistir aos jogos deste acontecimento mundial, bem como o número de pessoas que estão a apoiar cada uma das equipas, em cada um desses locais. No site do projeto, encontra mais explicações: o utilizador escolhe um local para apoiar uma equipa e ao mesmo tempo pode indicar à comunidade a sua intenção de assistir ao jogo e a equipa que irá apoiar.
"Onde Há Bola" é um projeto desenvolvido pelos alunos Denís Graña e José Sebio, no âmbito da disciplina de Aplicações na Web do mestrado em Engenharia Informática de Ciências, sob a coordenação de Francisco M Couto, professor do Departamento de Informática e investigador do Lasige, com a docência de Tiago Guerreiro, professor do DI e investigador do Lasige e a colaboração do estudante de mestrado, Carlos Barata. O projeto da área de Sistemas de Informação foi desenvolvido ainda em colaboração com Bruno Tavares, Jorge Teixeira e Pedro Torres do SAPO Labs. O desenho é da autoria da Twenty Five Arts.
“A disciplina Aplicações na Web tem como objetivo dotar os seus alunos com conhecimentos avançados e competências adequadas ao desenvolvimento de soluções aplicacionais com base nas atuais tecnologias web. Existe uma preocupação em demonstrar a utilidade e a relevância das matérias lecionadas para o mundo empresarial e também académico. Dessa forma, muitas das matérias são contextualizadas com a sua corrente aplicação em produtos e serviços atualmente disponíveis na web, por exemplo no âmbito dos motores de pesquisa, como o Google. No âmbito do projeto da disciplina é incentivada a inovação e a criatividade dos alunos para a aplicação de novas abordagens tecnológicas na resolução de problemas reais que possam ter impacto na sociedade, foi o que aconteceu com o projeto o Mundo em Pessoa e mais recentemente o Lúsica. Os alunos responsáveis pelo desenvolvimento do projeto Onde Há Bola aproveitaram o desafio de criar uma aplicação web no âmbito do Mundial de Futebol - Brasil 2014, para disponibilizar uma aplicação cuja inovação foi reconhecida pela equipa do SAPO Labs.”
Francisco M Couto e Tiago Guerreiro