Opinião

Consumir para contribuir para um mundo melhor!

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 Júlia Bentz

 


David Avelar

Há cerca de um ano alguns membros do grupo de investigação CCIAM do cE3c criaram um polo de entrega de cabazes na FCUL, através de uma parceria com a Herdade do Freixo do Meio. Ou seja, um conjunto de consumidores organizou-se para, de forma prática (recebendo a comida no local de trabalho) e responsável podermos contribuir para um mundo mais sustentável, com respeito pelos trabalhadores que produzem a nossa comida, num projeto transparente que promove o bem-estar animal e contribui para a promoção da biodiversidade e do ecossistema montado. Pode-se dizer que há algumas coisas a melhorar, mas que estamos bastante satisfeitos e queremos mais!

O programa CSA (community supported agriculture) refere-se a uma comunidade de produtores e consumidores que partilham os benefícios e os riscos da produção numa inspiradora experiência de responsabilidade conjunta em torno do alimento. Neste momento, passada a fase de teste, há a possibilidade de alargar a comunidade de consumidores da FCUL. Para isso basta enviar um email - Julia Bentz - jhbentz@ciencias.ulisboa.pt - a mostrar interesse. Atenção que está preste a começar o novo período de primavera/verão! Se for necessário, faremos uma sessão de esclarecimento.

Esta é mais uma oportunidade de decidirmos o voto diário sempre que escolhemos o produto que compramos. Qual a empresa que estamos a ajudar a financiar? Como é que essa empresa trata os seus trabalhadores e que (in)justiça social estamos a apoiar? Quais as externalidades ambientais criadas no processo de criação desse produto e qual o contributo para a (in)sustentabilidade ambiental dessa empresa? Em última análise, qual a visão do mundo que queremos para o futuro?

Para muitas pessoas, por vezes é extremamente difícil fazer um consumo consciente dado que por um lado existe uma enorme oferta de produtos baratos e atraentes cuja origem desconhecemos, por outro a “falta de tempo” para nos informarmos sobre o que estamos a comprar. No entanto, agora existe uma excelente oportunidade na FCUL de começar a ter uma alimentação de qualidade e contribuindo para um mundo social e ambientalmente mais interessante! Referimo-nos ao programa Partilhar as Colheitas!

Mais informação em www.herdadedofreixodomeio.pt/site/programa-partilhar-as-colheitas-csa

David Avelar e Júlia Bentz, grupo de investigação CCIAM do cE3c e membros do grupo de consumidores responsáveis
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

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Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas decorre entre 28 de julho e 4 de agosto

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Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

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O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

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