Opinião

O uso seguro da Internet começa em mim

Pedro Veiga
PV

O título acima procura espelhar o que cada um de nós devia praticar: O uso seguro da Internet começa em mim. Como em muitas áreas onde a segurança é importante para cada um de nós, existem tecnologias para termos segurança mas estas devem ser complementadas por práticas adequadas e responsáveis.

Os computadores, nas suas várias formas, que vão desde o computador de secretária, ao portátil, ao tablet ou ao smartphone (sim cada tablet e cada smartphone não é mais do que um computador com interfaces especializadas para a interação humana e… para fazer chamadas telefónicas) necessitam estar protegidos com antivírus devidamente atualizado e, também, a comunicação por Bluetooth deve estar desativada quando não está em uso para evitar que nos introduzam vírus no equipamento. Há, pois, muitas tecnologias para aumentar a nossa segurança no mundo dos computadores.

Mas muito mais importantes são os comportamentos de cada utilizador, em especial quando usam as populares e “gratuitas” aplicações (sim, gratuitas entre aspas porque não pagamos diretamente mas indiretamente através da publicidade que consumimos ou nos gastos de comunicações em que incorremos) ou quando usamos sistemas como o Facebook, Accuweather, Hotmail e centenas de outras apps que instalamos.

Fonte: Ilustração PCR

Mas há dois comportamentos que queremos recomendar.

O primeiro diz respeito à disponibilização de dados pessoais, tais como a nossa morada de residência, números de telefone ou fotografias. Deve-se ter muito cuidado em facultar estes dados, na medida em que podem vir a ser usados por criminosos para cometer certos tipos de crimes, tais como acesso ilegítimo a contas bancárias, assaltos à residência (por exemplo, quando se publicam fotos em que percebe que a pessoa está ausente de casa) ou, no caso dos mais novos, assédio ou abusos diversos. Em especial os mais jovens devem ter muito cuidado em contactar alguém que não conhecem.

O segundo diz respeito às passwords que usamos nos diversos sites. Estas devem ser complexas e difíceis de adivinhar pelos criminosos. Não devem conter datas relacionadas connosco (ano de nascimento, por exemplo), alguns dos nossos nomes (próprio ou apelido) ou nomes vulgares (a nossa equipa favorita, o nome do nosso herói/heroína). Devem ter combinações de minúsculas, maiúsculas, algarismos e carateres especiais para dificultar os ataques aos sites que queremos proteger.

Pedro Veiga, professor do Departamento de Informática de Ciências da ULisboa
Céu

Maria João Pablo Ferreira, professora aposentada do Departamento de Matemática de CIÊNCIAS, faleceu no dia 9 de novembro. A Faculdade lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas