Olimpíadas de Química Júnior 2017

“Todas as equipas mereceram os parabéns pelo empenho na realização das provas”

Os vencedores das provas foram a equipa Einstein´s Legacy da Escola Básica Integrada São Bruno, de Oeiras; As moléculas tramadas, da Escola Secundária José Gomes Ferreira, de Lisboa; e Kalium, da Escola Básica José Cardoso Pires, da Amadora

Departamento de Química e Bioquímica de Ciências

No dia 22 de abril realizou-se no Departamento de Química e Bioquímica de Ciências a 13ª edição das Olimpíadas de Química Júnior. A iniciativa esteve a cargo da Sociedade Portuguesa de Química, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e de outras universidades acolhedoras das provas (no total, dez).

“Dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas de ensino básico e secundário, aproximar as escolas às instituições de ensino superior, despertar o interesse e gosto por esta área e divulgá-la como ciência cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas” são os principais objetivos, de acordo com Sociedade Portuguesa de Química.

Durante um dia, alunos dos 8.º e 9.º anos, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do universo académico do Departamento de Química e Bioquímica nas suas componentes de ensino e investigação.

No momento do concurso, os alunos foram desafiados a resolver problemas teóricos e práticos.

Para além das provas que se realizaram, o programa incluiu uma breve informação sobre as licenciaturas do DQB e sobre a investigação e empreendedorismo em Ciências; uma palestra dirigida aos professores acompanhantes dos alunos ‘Química: novidades e curiosidades’; e uma palestra dirigida aos alunos e aos seus professores ‘Viagem ao mundo das proteínas e o caso das proteínas mal formadas’.

No total, participaram 30 equipas, oriundas de 23 escolas da zona de Lisboa. Delas fizeram parte 67 alunos, acompanhados por 27 professores.

Os vencedores das provas foram a equipa Einstein´s Legacy da Escola Básica Integrada São Bruno, de Oeiras; As moléculas tramadas, da Escola Secundária José Gomes Ferreira, de Lisboa; e Kalium, da Escola Básica José Cardoso Pires, da Amadora.

Em Ciências decorreu a semifinal, já a final acontece a 6 de maio, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O culminar desta trajetória de desafios na área da Química, dá-se nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia.

Em jeito e conclusão sobre o evento as organizadores de Ciências, Ana Paula Carvalho e Teresa Pamplona, professoras do Departamento de Química e Bioquímica de Ciências, reforçam “todas as equipas mereceram os parabéns pelo empenho na realização das provas”.

Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

A entrada na faculdade é muito mais do que a transição para uma nova etapa académica, é o início de uma aventura no próprio desenvolvimento, onde se passa de jovem a adulto. Esta fase acarreta desafios para o próprio e nas relações com os outros, ficando este jovem adulto entre o medo e o desejo de crescer com tarefas académicas, sociais, pessoais e vocacionais para fazer face, simultaneamente.

Dois investigadores do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais receberam bolsas europeias Marie Sklodowska-Curie para desenvolver investigação nos próximos dois anos.

A semifinal aconteceu a 17 de fevereiro, a final nacional a 12 de abril e a final internacional entre 5 e 10 de junho. Em Ciências foram apurados quatro finalistas, estudantes da ULisboa nos cursos de Física, Biologia, Engenharia Química e Matemática Aplicada e Computação.

Faleceu a 9 de fevereiro de 2018, com 97 anos, Carlos Mateus Romariz Monteiro.

Passamos, quer no trabalho como em momentos de lazer, longos períodos sentados. Estar sentado é um descanso! Mas, será mesmo assim?

O que fazem e o que pensam alguns membros da comunidade de Ciências? O Dictum et factum de fevereiro de 2018 é com João Martins, técnico superior do Departamento de Física de Ciências.

A cooperação (e colaboração) científica apoia-se sempre em ensinar e aprender (dar e receber), num registo de amizade e humildade, de motivação e de empolgamento. A paridade é fundamental, tal como o “foco e simplicidade”, a relevância e a utilidade (Steve Jobs).

João Carlos Marques, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é o novo diretor do MARE, sucedendo no cargo Henrique Cabral, professor do Departamento de Biologia Animal de Ciências.

A iniciativa possibilita aos estudantes a recolha de informação sobre diversas áreas do saber das 18 escolas da Universidade de Lisboa.

Ciências presta homenagem a Dmitri Ivanovich Mendeleev a 8 de fevereiro de 2018, data em que se assinala o 184º aniversário do seu nascimento. Nesse dia, 118 alunos do 9.º ano do Colégio de Santa Doroteia, em Lisboa, visitam a tabela periódica existente neste campus universitário.

O artigo “The Little Ice Age in Iberian mountains” publicado em fevereiro de 2018 na Earth-Science Reviews caracteriza com maior precisão o último grande evento frio do hemisfério norte, de acordo com comunicado de imprensa emitido esta quinta-feira.
A Little Ice Age (LIA) ou a Pequena Idade do Gelo ocorreu aproximadamente entre 1300 e 1850 e afetou as comunidades dos Pirenéus. Os resultados desta investigação está a ter algum impacto em Espanha.

“Ao contrário do que aparentava no início deste projeto, foi relativamente fácil dar um ritmo de arte sequencial (banda desenhada) ao argumento.

A 2.ª edição do mestrado em Gestão e Governança Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (FCUAN) deverá arrancar no último trimestre do ano letivo 2018/2019 e contará novamente com o apoio de Ciências. Na 1.ª edição 16 estudantes concluíram com sucesso os programas de estudo.

Cinquenta alunos do 4.º ano do Colégio Colibri, de Massamá, foram cientistas por um dia nos Departamentos de Biologia Animal e Biologia Vegetal.

Quando João Graça Gomes iniciou o estágio “Cenarização Sistema Elétrico 100 % Renovável em 2040”, com a duração de um ano, no Departamento Técnico da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), sob a orientação de José Medeiros Pinto, engenheiro e secretário-geral daquela associação, quis “dar o melhor e mostrar a qualidade do ensino de engenharia na FCUL”. O ano passado foi distinguido com um dos prémios de maior destaque da engenharia nacional.

João Graça Gomes, engenheiro do Departamento Técnico da APREN e mestre em Engenharia da Energia e do Ambiente, foi galardoado com o Prémio - Melhor Estágio Nacional em Engenharia Eletrotécnica da Ordem dos Engenheiros.

Nesta fotolegenda destacamos uma passagem da entrevista com o climatologista Ricardo Trigo e que pode ser ouvida no canal YouTube e na área multimédia deste site.

Por forma a gerir a ansiedade de uma forma mais eficaz antes dos momentos de avaliação são propostas algumas estratégias que não eliminam a ameaça mas podem ajudar a lidar de um modo mais eficaz com a ansiedade.

O que fazem e o que pensam alguns membros da comunidade de Ciências? O primeiro Dictum et factum de 2018 é com Marta Daniela Santos, responsável pelo Gabinete de Comunicação do cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Ciências será o palco de uma eliminatória regional do Famelab 2018, um dos maiores concursos internacionais de comunicação de ciência.

Ler Filosofia (através de Espinosa) permite olhar o mundo, de forma crítica e pensar em profundidade. Em Ciência, observar e refletir são indispensáveis, para caminharmos, abrindo novas linhas de pesquisa.

Vinte e três alunos estiveram na Faculdade de Ciências a estudar as bases metodológicas para a classificação sistemática de plantas. O curso inseriu-se no projeto HEI-PLADI, um programa ERASMUS + e ocorreu pela primeira vez em Portugal.

Parte do antigo bar do edifício C1 de Ciências dá agora lugar a um novo laboratório de investigação em Ecologia Evolutiva. Aqui vai ser explorado um sistema biológico composto por duas espécies de ácaro aranha,Tetranychus urticaeeTetranychus ludeni, que competem por um alimento - a planta do tomate.

O livro Faça Sol ou Faça Vento reúne seis histórias infantojuvenis sobre energias renováveis. Todas elas são escritas por autores com ligação à Faculdade de Ciências da ULisboa.

Será possível ter uma pessoa dentro de um scanner e dizer-lhe para mudar a atividade de diferentes zonas do seu cérebro, com base no que estamos a observar num monitor desse mesmo scanner? Pode a Inteligência Artificial (IA) abordar e interatuar com a Neurociência, e vice-versa?

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