Segurança e saúde na FCUL

Duas pessoas simulam manobra de socorrismo
A ação de formação em "Saúde e Socorrismo" juntou 21 formandos
Fonte Júlia Alves

Atualmente no campus da FCUL, 21 profissionais não docentes já possuem formação em primeiros socorros, com capacidade para aplicar os conhecimentos adquiridos em caso de emergência.

No futuro, a FCUL procurará implementar junto da sua comunidade programas de formação básica em primeiros socorros, orientados para um público-alvo o mais abrangente possível.

A par destas intenções, a Assessoria para a Segurança do Trabalho na FCUL pretende dar continuidade ao projeto de implementação do Plano de Desfibrilhação Automática Externa no campus do Campo Grande ainda em 2013.

Compreender o sistema integrado de emergência médica, aprender e praticar as manobras de suporte básico de vida e os protocolos de atuação em caso de emergências médicas, hemorragias, queimaduras, intoxicações foram alguns dos objetivos da ação de formação em “Saúde e Socorrismo”, realizada nas instalações da FCUL em janeiro passado.

“O próximo passo será o de implementar um programa de organização e gestão das equipas de primeiros socorros na FCUL, que incluirá um programa de reciclagem destes conhecimentos para que as equipas estejam sempre prontas a atuar em caso de necessidade”, explica Júlia Alves, técnica superior daquela assessoria.

Duas pessoas simulam manobra de socorrismo
O Plano de Desfibrilhação Automática Externa deverá ser implementado no campus da FCUL ainda em 2013
Fonte Júlia Alves

A iniciativa organizada pelo Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento Profissional da UL, contou com o apoio logístico da Assessoria para a Segurança do Trabalho na FCUL e juntou, durante 25 horas, 21 formandos, profissionais não docentes de diferentes unidades de serviço e departamentos da FCUL.

Pedro Rodrigues, licenciado em Física e doutorado em Química-Física pela FCUL, trabalha na Faculdade desde 1988 e atualmente é o coordenador dos laboratórios do Departamento de Geologia. Para este formando um dos aspetos mais relevantes do curso teve que ver com o módulo dedicado ao suporte básico de vida: “As estatísticas comprovam a eficácia deste conjunto de medidas e procedimentos técnicos… Ficamos cientes da sua importância”.

Para Carlos Rosa, assistente técnico do Gabinete de Infraestruturas e Apoio Técnico da FCUL há cerca de dez anos, o balanço da sua participação é muito positivo. “Foi muito bom! Gostei bastante”, conta o formando que destacou ainda a qualidade do formador e dos conteúdos programáticos. “Havia muita coisa que não sabia!”, revela Carlos Rosa, ao mesmo tempo que salienta a importância de reciclar os conhecimentos agora adquiridos periodicamente. Quando questionado se já se sente preparado para socorrer alguém, diz: “ por um lado sim, por outro lado, é importante praticarmos todos os dias e isso não acontece”.

A mesma opinião tem Lucinda Cobanco, que trabalha na FCUL há cerca de 17 anos. “Nós não queremos pôr em prática o que aprendemos… É bom sinal! Mas se tiver que fazê-lo, agora estou preparada”, diz a assistente técnica da Unidade Académica, que realça sobretudo a utilidade dos conhecimentos adquiridos, considerando a experiência “uma mais-valia em termos profissionais e pessoais”.

O bem-estar dos trabalhadores, colaboradores, alunos e visitantes da Faculdade, assim como a segurança nos locais de trabalho e de estudo, em especial nos espaços de laboratório, é uma das preocupações da FCUL.

Um dos laboratórios da FCUL
As inscrições em "Boas Práticas em Segurança de Laboratório e Gestão de Resíduos" terminam a 19 de fevereiro
Fonte FCUL

Para António Sá Fonseca, subdiretor da FCUL, “a FCUL vem desenvolvendo um programa de segurança no trabalho que se pretende que seja cada vez mais exigente e estruturante”. E porque a segurança é algo que deve fazer parte da cultura diária de qualquer trabalho laboratorial, nos dias 21 e 27 de fevereiro realiza-se na FCUL a ação de sensibilização "Boas Práticas em Segurança de Laboratório e Gestão de Resíduos", destinada a docentes, não docentes, bolseiros de investigação, investigadores e alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos ligados a atividades laboratoriais.

Esta iniciativa organizada pela FCUL e pelos Serviços Partilhados (SP) da UL é de frequência gratuita, mas implica prévia inscrição até ao próximo dia 19 de fevereiro. Júlia Alves e Sandra Ferreira, do Núcleo de Recursos Energéticos e Ambientais dos SPUL, são as oradoras desta ação.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustent

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu aproximadamente 1655 (estimativa) estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, na Holanda.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Futurália

CIÊNCIAS marcou novamente presença na Futurália, a maior feira nacional dedicada à educação, formação e empregabilidade que vai já na 16ª edição. Foram milhares os visitantes, especialmente estudantes, que estiveram entre 26 e 29 de março na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

CHILL - CHIcken Tractors as an efficient and sustainable Link in closed Loop agriculture

A história da capoeira móvel no PermaLab, integrada na HortaFCUL, é um exemplo vivo de como os princípios da permacultura podem transformar desafios em oportunidades. Desde a sua implementação em 2018, este galinheiro móvel, ou chicken tractor em inglês, foi concebido para unir sustentabilidade, inovação e comunidade, desempenhando um papel fulcral no ecossistema agrícola do projeto.

Professor António Casimiro coordenador científico do curso e Professor Associado do Departamento de Informática de CIÊNCIAS

A sessão de abertura do Cybersecurity Executive Program aconteceu em CIÊNCIAS, no passado dia 27 de março, marcando o arranque da 4ª edição desta formação. O Cybersecurity Executive Program é uma iniciativa conjunta de CIÊNCIAS e da consultora Premivalor Consulting, que se destina a formar e sensibilizar decisores e executivos C-level, de organizações públicas, privadas, civis e do setor militar, para as questões da cibersegurança.

Carlos Corela na entrega do prémio.

A Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG) atribuiu ao investigador Carlos Corela o Prémio de Carreira Técnica para a Geofísica. A entrega desta distinção decorreu durante o jantar de confraternização do 13.º Simpósio de Meteorologia e Geofísica, durante o qual o investigador foi homenageado.

Equipa do projeto MIMESIS

A Fundação Ana Mendonça (FAM) anunciou a doação de €25.000,00 ao projeto MIMESIS –Bioadesivos inspirados na natureza para aplicações biomédicas e biotecnológicas, coordenado por Romana Santos, professora da CIÊNCIAS e investigadora no Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE ULisboa), nomeadamente no grupo de investigação em bioadesão e biomimética.

Sala com alunos e jornalistas do Portugal em Direto

Cerca de 250 pessoas participaram nas várias atividades realizadas no Dia Internacional da Matemática em CIÊNCIAS 2025, o Dia do Pi, comemorado a 14, 15 e 19 de março. Leia alguns testemunhos de quem participou e organizou as atividades.

Foto de peões a atravessar passadeira com a rua parcialmente inundade.

A 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. A data tem como objetivo aumentar a consciencialização global para a importância da meteorologia na compreensão do clima e dos fenómenos meteorológicos, além de alertar para as alterações climáticas e os seus impactos no meio ambiente, na economia e na qualidade de vida.

Imagem artística do Telescópio Espacial Euclid no espaço

Com apenas 0,45% do rastreio da missão espacial completado, o consórcio Euclid revelou, no dia 19 de março, um grande número de resultados descritos em 34 artigos científicos.

Navio de perfuração Fugro Synergy em missão para o IODP no Golfo de Coríntia.

João C. Duarte, Coordenador do Doutoramento em Geologia em CIÊNCIAS e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Delegado Suplementar de Portugal do ESSAC, o Comité Científico do ECORD - European Consortium for Ocean Research Drilling.

Futurália

A maior feira de educação e formação de Portugal volta à FIL nos dias 26 a 29 de março!

Alunos num laboratório

Cerca de 60 alunos do 10.º ano do King's College School Cascais, com idades entre os 14 e os 16 anos, visitaram a Faculdade no passado dia 13 de março, e ficaram a conhecer de forma mais aprofundada como funcionam as aulas dos cursos de Biologia, Bioquímica, Química e Química Tecnológica e que tipo de investigação aqui é feita. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou nesta iniciativa.

Rio Tejo

Vários investigadores do MARE-ULisboa participam em estudo que revela novos dados sobre a biologia reprodutiva do Siluro, também conhecido como peixe-gato europeu, no Rio Tejo. Este trabalho, agora publicado no Jornal de Biologia dos Vertebrados, da Academia de Ciências da República Checa, é o primeiro a ser feito com populações de siluro da Península Ibérica, incidindo na sua biologia reprodutora. Está inserido no âmbito do LIFE-PREDATOR, um projeto Europeu, liderado, em Portugal, por CIÊNCIAS.

Rúben Matos e Teresa Correia, alunos de CIÊNCIAS com projetos aprovados pelo Unite! Seed Fund 2024

Dois dos seis projetos aprovados pelo Unite! Seed Fund 2024, programa que pretende apoiar projetos inovadores e de colaboração entre universidades membros da aliança, contam com alunos de CIÊNCIAS. Rúben Matos e Teresa Correia estão em equipas diferentes, mas partilham o desejo de construir pontes entre as faculdades europeias.

Doutoramento em Saúde Planetária

A Universidade de Lisboa lança um Doutoramento em Saúde Planetária, com foco nos principais desafios globais que cruzam as ciências da saúde, ambientais, sociais e políticas, a nível local, regional e planetário. 

chuva

A precipitação na região do Mediterrâneo tem-se mantido razoavelmente estável, segundo um estudo publicado na Nature e que analisou os dados de 23.000 estações de precipitação de 27 países da zona mediterrânica, entre 1871 e 2020. O professor Ricardo Trigo, o doutorando Miguel M. Lima e o investigador Luis Gimeno Sotelo da CIÊNCIAS assinam o artigo, juntamente com outros 65 especialistas.

Cardume e logótipo da Nature Physics

​Nuno Araújo, Presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS e investigador no CFTC - Centro de Física Teórica e Computacional, é um dos autores de um estudo que acaba de ser publicado na prestigiada revista Nature Physics e cuja descoberta pode ter impacto na saúde e na robótica.

CIÊNCIAS conquista primeiro lugar em concurso do primeiro encontro de sustentabilidade

Decorreu no dia 11 de março o 1º Encontro de Sustentabilidade da ULisboa, que teve como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Elementos da Rede Miniflorestas de Portugal

No passado dia 7 de março, a FCULresta recebeu o primeiro encontro presencial das entidades parceiras que integram a recém-criada Rede de Miniflorestas de Portugal. O local do evento serviu também para celebrar os 4 anos da minifloresta de CIÊNCIAS, a primeira documentada no país e pioneira na adaptação do método de Miyawaki ao restauro de ecossistemas mediterrânicos em meio urbano em clima mediterrânico, mas sobretudo para refletir sobre os frutos que este projeto tem deixado um pouco por todo o país.

Páginas