Mercedes Martín-Benito distinguida com o Prémio Bronstein

Mapa da radiação cósmica de fundo obtido com a missão Planck

Agência Espacial Europe e Planck Collaboration

O Prémio Bronstein foi anunciado a 5 de julho durante a conferência Loops'17, que decorreu em Varsóvia, na Polónia.

Em 2017, o Prémio Bronstein foi atribuído a Mercedes Martín-Benito, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em reconhecimento pelo seu importante contributo para a Cosmologia Quântica em Loop.

A Gravidade Quântica em Loop é uma teoria que tenta reconciliar as duas principais teorias da física, a teoria quântica de campos e a relatividade, procurando descrever a natureza quântica da gravidade. A comunidade científica nesta área visa entender o espaço-tempo como emergindo de uma geometria não contínua, ou seja, quantizada.


Mercedes Martín-Benito
Imagem cedida pelo IA

O trabalho de Mercedes Martín-Benito insere-se num subdomínio designado Cosmologia Quântica em Loop, que procura sobretudo estudar os efeitos de flutuações quânticas da geometria do espaço-tempo na física do Universo primordial, quando os efeitos quânticos e a gravidade tinham ambos um papel fundamental.

A sua investigação tem permitido estabelecer uma melhor formulação da Cosmologia Quântica em Loop homogénea e desenvolver uma abordagem híbrida, que permite a integração da quantização de não homogeneidades nesta teoria. Mercedes Martín-Benito prossegue este trabalho no IA, com o objetivo de analisar as suas previsões físicas e de as comparar com observações.

 “O Prémio Bronstein servirá para consolidar-me ainda mais como um dos especialistas mundiais em Cosmologia Quântica em Loop, e também para dar mais visibilidade ao meu trabalho de investigação.”
​Mercedes Martín-Benito

Sérgio Pereira, Grupo de Comunicação de Ciência do IA, com ACI Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Projeto está a disputar concurso CubeSat Portugal 

Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Páginas