Alexandre Ribeiro, antigo aluno do Departamento de Informática da FCUL, tem estado na berra com o seu famoso jogo para smartphones, Fangz. Alexandre Ribeiro vem ao DI a 15 de Maio, para falar sobre a concepção do seu jogo e para responder às perguntas dos alunos.O jogo Fangz tem tido um enorme sucesso na App Store americana e foi considerado o jogo da semana no fórum da Touch Arcade, o site de maior reputação no mundo dos jogos para plataformas móveis.
Fangz ou como desenvolver um jogo com sucesso
seminário do DI
15 de Maio, 14h, sala 3.2.15
Nesta palestra, Alexandre Ribeiro apresentará como planeou e executou o desenvolvimento e comercialização de Fangz, um jogo para tablets e smartphones. Serão focados os aspectos que contribuíram para o sucesso do jogo, tais como, a análise do mercado, a escolha do tema, a criação das personagens, o desenrolar da acção, o design, os aspectos técnicos, a comercialização e a protecção da pirataria.
Inspirado em vampiros e na crise financeira, Fangz apresentou-se com a frase: “Mata, desfaz e esmaga advogados, banqueiros e outros vampiros”. Três dias após o seu lançamento, a 17 de Abril de 2013, Fangz alcançava os tops de vendas internacionais, tendo sido a primeira aplicação portuguesa a ser destacada na loja Apple dos Estados Unidos. Com milhares de vendas diárias, o jogo tem recebido vários destaques, tais como, “melhor jogo da semana” no Touch Arcade. Por tudo isto, Fangz tem recebido especial destaque na imprensa portuguesa.
Alexandre Ribeiro licenciou-se no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 2001. Depois de um percurso profissional variado, passando pela consultoria, o desenvolvimento de software e a arquitectura de sistemas de telecomunicações, Alexandre Ribeiro decidiu dedicar-se ao desenvolvimento e comercialização de jogos e para tal criou a empresa Game Whizzes, onde trabalha com a sua esposa, Paula Mendes, que também foi aluna do DIFCUL.