MIC-STAND 2024

Conferência reúne especialistas para abordar o desafio da Corrosão Influenciada Microbiologicamente

Banner MIC-STAND 2024
DCI / BioISI

Entre 24 e 26 de julho CIÊNCIAS foi palco da conferência MIC- STAND 2024: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization.

 

Este evento internacional, organizado com o apoio do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) e da CIÊNCIAS, no âmbito da COST Action Euro-MIC (CA20130), foi projetado para ser uma exploração dos desafios e avanços na mitigação da Corrosão Influenciada Microbiologicamente - do inglês Microbiologically Influenced Corrosion (MIC).

MIC-STAND 2024
MIC-STAND 2024.
Fonte  DCI

A conferência, realizada em formato híbrido, reuniu mais de 50 participantes de 23 países, de entre oradores, convidados e intervenientes de diversos setores, tanto industriais quanto académicos, incluindo cientistas seniores, jovens investigadores, reguladores e entidades focadas no desenvolvimento de normas, entre outras. Neste ambiente interdisciplinar e transdisciplinar, foram promovidas discussões dinâmicas que abordaram desde o diagnóstico, à monitorização e mitigação da MIC, incentivando a colaboração e a partilha de conhecimentos entre especialistas.

Eventos como este são cruciais para enriquecer conhecimentos e fomentar colaborações, criando pontes entre as diversas comunidades na busca de soluções contra o MIC, especialmente para promover a sustentabilidade do setor industrial e sua coexistência saudável com o meio ambiente e a sociedade”, partilha a investigadora Elisabete R. Silva, membro do Comité de Gestão do Euro-MIC e líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI.

MIC-STAND 2024
MIC-STAND 2024.
Fonte  DCI

A MIC é a corrosão afetada pela presença ou atividade de microrganismos. O termo é usado para descrever uma variedade de diferentes mecanismos, através dos quais os microrganismos alteram a cinética das reações de corrosão na superfície dos materiais onde se estabelecem. Este fenómeno, que afeta vários tipos de materiais com consequências em diversos setores da sociedade, tem vindo a ser alvo de um crescente foco de estudo, já que se estima que mundialmente possa causar milhares de milhões de euros em danos todos os anos. No entanto, de acordo com um artigo publicado o ano passado na revista científica FEMS Microbiology Reviews, apesar de vários grupos de investigação e intervenientes da indústria a nível mundial já terem abordado a MIC, a discussão sobre o tema continua a ocorrer de forma fragmentada, havendo uma partilha limitada de informação.

MIC-STAND 2024
MIC-STAND 2024.
Fonte  DCI

O intercâmbio tornado possível pela conferência MIC-STAND 2024 potenciou colaborações para o desenvolvimento de estratégias inovadoras com impacto tangível na prevenção e controle do MIC. Através do Euro-MIC decorrerão ainda ações futuras focadas na formação de jovens investigadores, tais como missões científicas de curta duração (do inglês short-term scientific missions - STSM), cursos e outros workshops.

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS
jcmsilva@ciencias.ulisboa.pt
Céu

Maria João Pablo Ferreira, professora aposentada do Departamento de Matemática de CIÊNCIAS, faleceu no dia 9 de novembro. A Faculdade lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas