HEI-PLADI

Aprender Botânica

Primeiro curso em Portugal reuniu estudantes italianos, búlgaros, malteses e portugueses

Vinte e três alunos estiveram na Faculdade de Ciências a estudar as bases metodológicas para a classificação sistemática de plantas

Cedida por Helena Cotrim

Com o objetivo de relançar o ensino da Botânica a nível europeu surge o projeto HEID-PLADI – Higher Innovation in Plant Diversity: flexible learning paths for emerging labour market, anunciado em fevereiro de 2016. No final de 2017 ocorreu em Portugal, no âmbito deste projeto, o curso “Modern Methods in Plant Systematics”, destinado a fornecer em cinco dias as bases metodológicas para a classificação sistemática das plantas.

Estudantes de diferentes graus académicos adquiriram conhecimentos transversais sobre a diversidade das plantas, a avaliação, a conservação, a gestão e a sustentabilidade dos recursos vegetais.

O 1.º curso prático do projeto ERASMUS + teve lugar em março de 2017 em Molise, Itália, e nele participaram cinco alunos de Ciências. O vídeo que relata a experiência pode ser consultado aqui.

O projeto HEI-PLADI é coordenado pela Universidade de Molise, em Itália, e envolve sete parceiros que incluem universidades, jardins botânicos e centros de investigação de seis países europeus.

Em Portugal o projeto é representado pelo Departamento de Biologia Vegetal. Helena Cotrim, investigadora do cE3c organizou o primeiro curso a ter lugar em Portugal e também deu aulas, juntamente com outra investigadora daquele Centro, Filipa Monteiro. Iúri Correia, estudante do mestrado em Bioestatística, acompanhou as aulas, assumindo o papel de relações públicas da Faculdade junto do grupo de estudantes estrangeiros.

“Foram muitos os alunos que quiseram participar, com mais alunos que todos os outros cursos práticos oferecidos até aqui dentro do HEI-PLADI, o que denota um interesse generalizado por esta área do conhecimento”, diz Maria Amélia Martins-Loução, professora do Departamento de Biologia Vegetal.

Desta forma, em finais de outubro e nos primeiros dias de novembro do ano passado, 23 alunos – dois portugueses, 14 italianos, quatro búlgaros e três malteses -, estudaram as bases metodológicas para a classificação sistemática de plantas.

“Não tinha nenhuma experiência relacionada com os novos métodos moleculares para o estudo das plantas e resolvi apostar nesse campo. Aprendi muitas coisas novas, com que nunca tinha tido contacto, como por exemplo extrair o DNA das plantas a partir de amostras e todos os outras técnicas que utilizámos”, conta Miguel Brilhante, aluno do curso de Biologia dos Recursos Vegetais.

Prática foi a palavra de ordem. “O curso foi essencialmente prático, demos uma grande importância ao fazer. E essa aposta foi muito importante [para os participantes], é o feedback que temos”, conclui Helena Cotrim.

O sucesso da iniciativa reforça a motivação para que, caso seja possível, haja mais edições como esta em Ciências.

Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Páginas