Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP

António Branco participa na mesa redonda “Nossa Língua, Que Futuro?”

GCIC Ciências

António Branco, professor do Departamento de Informática de Ciências, participa na cerimónia “CPLP 20 anos - A Diversidade Cultural que Nos Une”, cujo objetivo é comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP, celebrado a 5 de maio de 2016, no Palácio Conde de Penafiel, em Lisboa.


António Branco
Imagem cedida por AB

O docente e investigador de Ciências participa na mesa redonda “Nossa Língua, Que Futuro?”. Para António Branco, “a língua portuguesa é um dos pilares da soberania nacional e um dos elementos estruturantes da nossa identidade cultural”, e por isso mesmo, para sobreviver e prosperar na era digital, precisa de ser devidamente estudada e preparada do ponto de vista tecnológico. “Só assim poderemos aceder a todas as pessoas, serviços e bens que irão ficando disponíveis na e através da sociedade da informação. E só assim será possível assegurar, a nós e à nossa cultura, a cidadania plena na sociedade do futuro”, conclui o coordenador do projeto QTLeap.

“A investigação sobre a língua portuguesa oferece-nos resultados pelo menos tão fascinantes como os do estudo da galáxia no céu mais distante.
Acontece que a responsabilidade, a prioridade e a urgência para com a nossa língua são incomensuravelmente maiores. É por isso da maior importância que em eventos como esta comemoração solene do "Dia da Língua Portuguesa" pela CPLP se abra a discussão sobre os riscos e as oportunidades que neste contexto se colocam, e sobre as ações imediatas que surgem como necessárias para se recuperar atrasos e assegurar para o português a sua posição de língua internacional de comunicação com projeção global.”
António Branco

Em 2016 as celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP realizam-se em cerca de cinco dezenas de países, com o apoio ou por iniciativa do instituto público Camões. O XVI Conselho de Ministros da CPL ocorrido em junho de 2009, em Cabo Verde, fixou a data em que anualmente se comemora a “Língua Portuguesa e a Cultura da CPLP”.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas