TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável

Edifício Caleidoscópio, Lisboa

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo? Com o intuito de enfatizar o papel fundamental das ciências matemáticas no desenvolvimento da atividade turística em Portugal e demonstrar algumas aplicações da matemática na prática de turismo sustentável, o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, o Centro de Estatística e Aplicações, o Departamento de Estatística e Investigação Operacional​ e o Departamento de Matemática da FCUL, o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, organizam as jornadas da matemática TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável.

A organização convida todos os matemáticos e todos os cidadãos preocupados a participar nesta reflexão sobre os problemas do turismo e a refletir sobre o papel da matemática na sua resolução. Participe! A entrada é livre.

Nota: A sessão de 60 Minutos de Ciência do mês de dezembro de 2017 integra este programa com a participação de Pedro Moura e com o envolvimento da organização no planeamento da iniciativa. Consulte o programa deste ciclo aqui.


15h30
 

Sustentar o Turismo com Números | Vera Gouveia Barros, Autora do ensaio Turismo em Portugal da FFMS

Descrição: Numa altura em que o turismo entrou no discurso público e em que as posições a seu respeito estão extremadas, é ainda mais importante procurar trazer o debate para o campo da racionalidade. E nada melhor que dados estatísticos para desempenhar esse papel. Qual a importância do turismo para economia nacional? Que fragilidades? Que aspectos a melhorar? Estas serão algumas das questões sobre as quais se centrará a reflexão. 

Nota biográfica sobre Vera Gouveia Barros: Vera Gouveia Barros é economista, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem o mestrado em Economia e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Foi docente na Universidade da Madeira. É autora do ensaio “Turismo em Portugal”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem investigação sobre Economia do Turismo, área do seu doutoramento, em conclusão, e vários artigos de opinião sobre o tema. Escreve regularmente para o Jornal Económico, tendo colaborado com o Diário Económico na coluna “Blogoesfera”.

 

Turismo em Lisboa - Evolução e Desafios | Rita Almeida, Observatório, Turismo de Lisboa - Visitors & Convention Bureau

Descrição: O Turismo de Lisboa: atividades de promoção e desenvolvimento. Evolução dos principais indicadores da atividade turística da Região de Lisboa nos últimos 10 anos. Principais linhas estratégicas para o turismo na Região de Lisboa.

Nota biográfica sobre Rita Almeida: Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, integrante da 2.ª edição do programa Inov Contacto em estreita articulação com o então Icep Portugal, onde veio mais tarde a integrar a equipa da Área de Informação Turística. Desde 2004, colaboradora do Observatório do Turismo de Lisboa, nomeadamente no âmbito da Informação de Gestão e Inquéritos de Perfil.​


16h30
 

Como pode um Matemático ajudar a tornar o Turismo Sustentável? | Pedro Moura, CMAF-CIO/FCUL

Descrição: O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.
A Matemática Aplicada fornece ao investigador, não só uma visão crítica e uma capacidade de análise objetiva, mas também um conjunto de ferramentas que permitem agir na melhoria ou resolução desses problemas.
Pela sua natureza diversa, multidisciplinar e em constante evolução, a área do Turismo e em particular do Turismo Sustentável, pode beneficiar bastante recorrendo a ferramentas ajustadas a cada caso.
Nesta palestra serão enumerados e ilustrados alguns exemplos de ferramentas de Otimização aplicadas a problemas relacionados com o Turismo Sustentável, esperando assim motivar cada vez mais a colaboração entre as áreas da Matemática Aplicada e o Turismo.
Será também apresentado um projeto da autoria de alunos Débora Mendes, Miguel Azevedo e Ricardo Lopes, do curso de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que visa a construção de uma ferramenta/aplicação que permita ao utilizador criar um circuito temático sustentável na cidade de Lisboa. Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso.​​

Nota biográfica sobre Pedro Moura: Pedro Moura é investigador do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFCIO) e Professor Auxiliar do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Licenciou-se em Estatística e Investigação Operacional, fez mestrado em Investigação Operacional e doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em Otimização, na FCUL. Atualmente trabalha em modelação matemática de problemas no contexto de Redes de Telecomunicações.

15h30

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.