TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável

Edifício Caleidoscópio, Lisboa

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo? Com o intuito de enfatizar o papel fundamental das ciências matemáticas no desenvolvimento da atividade turística em Portugal e demonstrar algumas aplicações da matemática na prática de turismo sustentável, o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, o Centro de Estatística e Aplicações, o Departamento de Estatística e Investigação Operacional​ e o Departamento de Matemática da FCUL, o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, organizam as jornadas da matemática TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável.

A organização convida todos os matemáticos e todos os cidadãos preocupados a participar nesta reflexão sobre os problemas do turismo e a refletir sobre o papel da matemática na sua resolução. Participe! A entrada é livre.

Nota: A sessão de 60 Minutos de Ciência do mês de dezembro de 2017 integra este programa com a participação de Pedro Moura e com o envolvimento da organização no planeamento da iniciativa. Consulte o programa deste ciclo aqui.


15h30
 

Sustentar o Turismo com Números | Vera Gouveia Barros, Autora do ensaio Turismo em Portugal da FFMS

Descrição: Numa altura em que o turismo entrou no discurso público e em que as posições a seu respeito estão extremadas, é ainda mais importante procurar trazer o debate para o campo da racionalidade. E nada melhor que dados estatísticos para desempenhar esse papel. Qual a importância do turismo para economia nacional? Que fragilidades? Que aspectos a melhorar? Estas serão algumas das questões sobre as quais se centrará a reflexão. 

Nota biográfica sobre Vera Gouveia Barros: Vera Gouveia Barros é economista, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem o mestrado em Economia e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Foi docente na Universidade da Madeira. É autora do ensaio “Turismo em Portugal”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem investigação sobre Economia do Turismo, área do seu doutoramento, em conclusão, e vários artigos de opinião sobre o tema. Escreve regularmente para o Jornal Económico, tendo colaborado com o Diário Económico na coluna “Blogoesfera”.

 

Turismo em Lisboa - Evolução e Desafios | Rita Almeida, Observatório, Turismo de Lisboa - Visitors & Convention Bureau

Descrição: O Turismo de Lisboa: atividades de promoção e desenvolvimento. Evolução dos principais indicadores da atividade turística da Região de Lisboa nos últimos 10 anos. Principais linhas estratégicas para o turismo na Região de Lisboa.

Nota biográfica sobre Rita Almeida: Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, integrante da 2.ª edição do programa Inov Contacto em estreita articulação com o então Icep Portugal, onde veio mais tarde a integrar a equipa da Área de Informação Turística. Desde 2004, colaboradora do Observatório do Turismo de Lisboa, nomeadamente no âmbito da Informação de Gestão e Inquéritos de Perfil.​


16h30
 

Como pode um Matemático ajudar a tornar o Turismo Sustentável? | Pedro Moura, CMAF-CIO/FCUL

Descrição: O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.
A Matemática Aplicada fornece ao investigador, não só uma visão crítica e uma capacidade de análise objetiva, mas também um conjunto de ferramentas que permitem agir na melhoria ou resolução desses problemas.
Pela sua natureza diversa, multidisciplinar e em constante evolução, a área do Turismo e em particular do Turismo Sustentável, pode beneficiar bastante recorrendo a ferramentas ajustadas a cada caso.
Nesta palestra serão enumerados e ilustrados alguns exemplos de ferramentas de Otimização aplicadas a problemas relacionados com o Turismo Sustentável, esperando assim motivar cada vez mais a colaboração entre as áreas da Matemática Aplicada e o Turismo.
Será também apresentado um projeto da autoria de alunos Débora Mendes, Miguel Azevedo e Ricardo Lopes, do curso de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que visa a construção de uma ferramenta/aplicação que permita ao utilizador criar um circuito temático sustentável na cidade de Lisboa. Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso.​​

Nota biográfica sobre Pedro Moura: Pedro Moura é investigador do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFCIO) e Professor Auxiliar do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Licenciou-se em Estatística e Investigação Operacional, fez mestrado em Investigação Operacional e doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em Otimização, na FCUL. Atualmente trabalha em modelação matemática de problemas no contexto de Redes de Telecomunicações.

15h30
Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Seminário de Lógica Matemática, por Antonio Piccolomini D'Aragona (University of Tübingen/University of Siena).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

O filme "O Melhor dos Mundos” aborda as temáticas da sismicidade de Portugal e problemas inerentes à previsão sísmica. O filme é agora exibido numa sessão especial, organizada por CIÊNCIAS e promovida pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pelo Instituto Dom Luiz (IDL). Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia do Instituto Dom Luiz, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Páginas