TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável

Edifício Caleidoscópio, Lisboa

Pode a matemática ajudar a resolver os problemas do Turismo? Com o intuito de enfatizar o papel fundamental das ciências matemáticas no desenvolvimento da atividade turística em Portugal e demonstrar algumas aplicações da matemática na prática de turismo sustentável, o Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, o Centro de Estatística e Aplicações, o Departamento de Estatística e Investigação Operacional​ e o Departamento de Matemática da FCUL, o Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, organizam as jornadas da matemática TURISMAT - O Papel das Ciências Matemáticas no Turismo Sustentável.

A organização convida todos os matemáticos e todos os cidadãos preocupados a participar nesta reflexão sobre os problemas do turismo e a refletir sobre o papel da matemática na sua resolução. Participe! A entrada é livre.

Nota: A sessão de 60 Minutos de Ciência do mês de dezembro de 2017 integra este programa com a participação de Pedro Moura e com o envolvimento da organização no planeamento da iniciativa. Consulte o programa deste ciclo aqui.


15h30
 

Sustentar o Turismo com Números | Vera Gouveia Barros, Autora do ensaio Turismo em Portugal da FFMS

Descrição: Numa altura em que o turismo entrou no discurso público e em que as posições a seu respeito estão extremadas, é ainda mais importante procurar trazer o debate para o campo da racionalidade. E nada melhor que dados estatísticos para desempenhar esse papel. Qual a importância do turismo para economia nacional? Que fragilidades? Que aspectos a melhorar? Estas serão algumas das questões sobre as quais se centrará a reflexão. 

Nota biográfica sobre Vera Gouveia Barros: Vera Gouveia Barros é economista, licenciada pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e tem o mestrado em Economia e Estudos Europeus, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Foi docente na Universidade da Madeira. É autora do ensaio “Turismo em Portugal”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. Tem investigação sobre Economia do Turismo, área do seu doutoramento, em conclusão, e vários artigos de opinião sobre o tema. Escreve regularmente para o Jornal Económico, tendo colaborado com o Diário Económico na coluna “Blogoesfera”.

 

Turismo em Lisboa - Evolução e Desafios | Rita Almeida, Observatório, Turismo de Lisboa - Visitors & Convention Bureau

Descrição: O Turismo de Lisboa: atividades de promoção e desenvolvimento. Evolução dos principais indicadores da atividade turística da Região de Lisboa nos últimos 10 anos. Principais linhas estratégicas para o turismo na Região de Lisboa.

Nota biográfica sobre Rita Almeida: Formada em Economia pela Universidade Nova de Lisboa, integrante da 2.ª edição do programa Inov Contacto em estreita articulação com o então Icep Portugal, onde veio mais tarde a integrar a equipa da Área de Informação Turística. Desde 2004, colaboradora do Observatório do Turismo de Lisboa, nomeadamente no âmbito da Informação de Gestão e Inquéritos de Perfil.​


16h30
 

Como pode um Matemático ajudar a tornar o Turismo Sustentável? | Pedro Moura, CMAF-CIO/FCUL

Descrição: O mundo que nos rodeia é um manancial inesgotável de problemas à espera de serem resolvidos.
A Matemática Aplicada fornece ao investigador, não só uma visão crítica e uma capacidade de análise objetiva, mas também um conjunto de ferramentas que permitem agir na melhoria ou resolução desses problemas.
Pela sua natureza diversa, multidisciplinar e em constante evolução, a área do Turismo e em particular do Turismo Sustentável, pode beneficiar bastante recorrendo a ferramentas ajustadas a cada caso.
Nesta palestra serão enumerados e ilustrados alguns exemplos de ferramentas de Otimização aplicadas a problemas relacionados com o Turismo Sustentável, esperando assim motivar cada vez mais a colaboração entre as áreas da Matemática Aplicada e o Turismo.
Será também apresentado um projeto da autoria de alunos Débora Mendes, Miguel Azevedo e Ricardo Lopes, do curso de Matemática Aplicada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que visa a construção de uma ferramenta/aplicação que permita ao utilizador criar um circuito temático sustentável na cidade de Lisboa. Este projeto foi desenvolvido no âmbito de uma disciplina do curso.​​

Nota biográfica sobre Pedro Moura: Pedro Moura é investigador do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional (CMAFCIO) e Professor Auxiliar do Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Licenciou-se em Estatística e Investigação Operacional, fez mestrado em Investigação Operacional e doutoramento em Estatística e Investigação Operacional, especialidade em Otimização, na FCUL. Atualmente trabalha em modelação matemática de problemas no contexto de Redes de Telecomunicações.

15h30

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Francisco Malta Romeiras (Universidade de Lisboa).

Lisbon Webinar in Analysis and Differential Equations, por José Ramón Madrid Padilla (Virginia Tech).

Título/data/local do evento e pintura de casa na planta de um pé

Sessão inaugural do Ciclo de Debates "Pensar a Dois Tempos".

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Ricardo Vigário (LIBPhys-UNL, NOVA School of Science and Technology).

O objetivo deste workshop é juntar especialistas portugueses e espanhóis em história política, cultural, científica e marítima do século XVI que, num ambiente informal, irão debater a importância deste intercâmbio.

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Seminário de Sistemas Dinâmicos, por Wolfgang Förg-Rob (Universität Innsbruck).

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

Candidaturas até 03 de junho.

Inscrições até 24 de maio.

Criança a segurar num globo terrestre

A conferência é dedicada ao tema "Desafios em Saúde Planetária: Capacitar Comunidades para a Mudança".

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Título/data/local do evento, sobre representação do cérebro humano

Quatro dos doze finalistas da competição são de Ciências ULisboa.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Fernando Moura (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil).

Título/data/local do evento, logótipos da Rede MAR/ULisboa e fotografia de zona costeira

Candidaturas até 31 de maio.

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Inscrições de docentes e investigadores de Ciências até 02 de junho.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Páginas