Opinião

Dragon Dreaming HortaFCUL 2014


Íris Mota
Fonte HORTAFCUL

Uma vela acendeu-se e, com ela, os nossos sonhos para a Horta. Iniciou-se assim o Dragon Dreaming

John Croft, um australiano, apercebendo-se da perda de biodiversidade do nosso planeta decidiu conceber uma ferramenta designada por Dragon Dreaming, que visa desenvolver uma postura de estar “ao serviço da Terra” enquanto desenvolvemos os nossos projectos. Hoje em dia, em resultado da elevada especialização que caracteriza as sociedades mais desenvolvidas, cada pessoa tende a isolar-se em áreas muito especializadas perdendo uma visão holística do mundo em que vive. Uma forma de contrariar esse isolamento é através da promoção da cooperação.

Por isso, as ferramentas do Dragon Dreaming estão associadas ao propósito de “criação de comunidades”, estimulando as pessoas a contrariar a sua tendência em querer estar nas suas zonas de conforto e abrirem-se para lá, onde se encontram os medos.

vela
Fonte Horta FCUL

Os medos são os dragões e o Dragon Dreaming, diz-se, é dançar com os nossos dragões, provar a zona de desconforto, arriscar e sonhar. A zona de desconforto cria momentos de iluminação e trás novas perspectivas, e o uso do Dragon Dreaming é uma forma de as partilhar com outras pessoas. Através da promoção de ideias próprias e partilha das mesmas o mundo avança e dá-se o “crescimento pessoal”.

A vivência de Croft com tribos aborígenes australianas, marcou a sua visão. O “sonho” é muito importante para os aborígenes e eles recorriam a rituais para acederam à criatividade colectiva e à compreensão profunda de certos problemas (ambientais, de comunidade,etc.). Um dos rituais das tribos consistia em reunir os seus membros à volta da fogueira para tomarem decisões ou sonharem o seu futuro, designados por “Nódulos”. Cada membro, quando tem o “Pau falante” nas suas mãos, tem a oportunidade de partilhar os seus sonhos.

Pessoas em atividade
Fonte Horta FCUL

Estes nódulos estão ligados por linhas, as “Song Lines”, uma designação que está associada ao facto de, após ter sido tomada uma decisão, os membros cantarem até à decisão seguinte.

Dois componentes e quatro fases são essenciais para o Dragon Dreaming. Os dois componentes são a Pinakarri (escuta profunda) e a comunicação carismática (transmissão integral de uma mensagem). As quatro fases são: Sonhar – Planear - Implementar - Celebrar (contribuição para transformação pessoal).

Dragon Dreaming na Horta

Em contacto com a natureza (a Horta), à volta da fogueira (uma vela) e com um “pau falante” (um cantil), o Dragon Dreaming iniciou-se com a questão: “O que é que este grupo de pessoas ambiciona para a Horta FCUL nos próximos tempos?”

Pessoas em atividade
Fonte Horta FCUL

Os “sonhos” começaram a surgir, de pessoa em pessoa, tais como a Arte na Horta, Celebrar o pôr-do-sol, construção de casinha para pássaros, contactar hortas noutros países, fazer uma bio-construção com um dragão por cima da horta, e muitos, muitos mais.

De seguida, organizaram-se todos os sonhos por diversas categorias: Actividades, Projectos, Pessoas e “Ciências e Educação” e decidiu-se que cada pessoa escrevesse uma frase memorável e inspiradora. Essa frase, que deveria reflectir o objectivo da Horta FCUL para este ano, foi escolhida por todos em conjunto: Horta FCUL, uma ideia, um projecto, uma comunidade, celebrar o sonho a caminho da sustentabilidade, aqui e no mundo!”

Depois, com um grande papel (o tabuleiro do dragão ou Karabirrdt, nome arborígene) definiram-se um conjunto de tarefas SMART (Specific, Measurable, Accepted, Realistic, Timely) para realizar os sonhos. Como seria de esperar, foram muito diversas essas tarefas, desde contactar docentes e planear formação de workshops a comprar ferramentas, realização de protocolos com a direcção, etc..

Pessoas em atividade
Fonte Horta FCUL

Estas tarefas foram ordenadas de acordo com as quatro fases referidas antes (sonhar-planear-  implementar- celebrar).  Depois de ordenadas, fizeram-se círculos (“Nódulos”) e “Song lines”, ligando os assuntos aparentados e sequenciais.

Com os Nódulos feitos, distribuíram-se as pessoas do projecto pelos respectivos nódulos. Cada pessoa pode agora escolher o papel que pretende ter em cada Nódulo, escrevendo o seu nome junto ao Nódulo, usando uma de três cores: Mentor (a preto), Líder (a verde) ou Aprendiz (a vermelho).

Com os sonhos partilhados, a visão do projecto co-criada, as tarefas definidas e as responsabilidades distribuídas pelas pessoas, chegou-se à fase da Celebração.

Pessoas em atividade
Fonte Horta FCUL

O grupo voltou a sentar-se à volta da fogueira (vela) e cada membro expressou a suas emoções relativamente a este acontecimento, ao Dragon Dreaming. Uma sensação de união pairava no ar e a vontade de moldar o futuro estava bem acesa dentro do grupo.

Era altura de concluir o Dragon Dreaming relembrando os rituais dos aborígenes recitando uma canção, de olhos fechados e em contacto com todos os outros através da música. A nossa “Song line”.

Nota da redação: Por vontade dos autores o texto não segue o acordo ortográfico em vigor.

Íris Mota, guardiã da HortaFCUL

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade dos oceanos.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Sólveig Thorsteinsdóttir, Susana Martins e Ana Rita Carlos

Nos últimos três anos e meio, investigadores de dois laboratórios do Centro de Ecologia, Evolução a Alterações Ambientais (CE3C) desenvolveram um estudo inovador, que revela novas informações sobre a distrofia muscular congénita tipo 1A (MDC1A).

Tec Labs Demo Day 2024

O Tec Labs - Centro de Inovação de CIÊNCIAS, espaço de referência na promoção do empreendedorismo científico e tecnológico em Portugal, realizou mais uma edição do aguardado Demo Day.

Utilizador a interagir com ecrã, mostrando os logótipos associados ao PRR

CIÊNCIAS participa nesta nova formação, oferecida pela Universidade de Lisboa e pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

Formações_no_âmbito_do_Programa_Ferramentas_de_Produtividade_e_Tecnologias_Emergentes

Em outubro arrancam, em CIÊNCIAS, quatro formações do programa ‘IP>AP – Ferramentas de Produtividade e Tecnologias Emergentes’ do Instituto Nacional de Administração, no âmbito da ComCiências.

Páginas