Margarida Amaral eleita membro da EMBO

“Ciência com alma”

Quais são as funções de um membro da EMBO?

Uma das mais importantes funções passa sobretudo por “espalhar as boas práticas nas respetivas instituições de acolhimento”, estimulando a participação dos jovens no programa de bolsas da EMBO e no programa EMBO para jovens investigadores; e propondo tópicos e a organização de cursos e workshops no programa anual da EMBO.
Os membros da EMBO fazem parte ainda do EMBO Council e dos Comités EMBO, procurando contribuir com orientações e participando nas ações da organização. Também podem nomear e eleger candidatos a novos membros EMBO, a novos membros do EMBO Council e para a Medalha de Ouro EMBO, a maior distinção desta organização.

Os bons resultados em investigação surgem quando se faz “ciência com alma”. Também é desta forma que Margarida Amaral, eleita recentemente membro da European Molecular Biology Organization (EMBO), encara a vida.

Para a professora do Departamento de Química e Bioquímica e coordenadora do BioISI - BioSystems & Integrative Sciences Institute, uma nova unidade de investigação de Ciências, é importante que os jovens se “empenhem sempre ao máximo naquilo que fazem. Quem faz ‘ciência com alma’, sempre encontra o seu caminho”, diz finalizando a mensagem, desta forma: “nós, os mais ‘maduros’ estamos aqui para apoiar!”

Margarida Amaral tinha esperança de vir a ser eleita membro da EMBO, mas não imaginava que fosse logo à primeira – membros de grande perfil científico só o foram à segunda ou terceira vez. Quando recebeu a carta de Maria Leptin, diretora da EMBO, no passado dia 10 de abril, sentiu “um grande orgulho por esta distinção, pois é uma honra estar entre os melhores das ciências da vida da Europa”.

Esta eleição implica grandes responsabilidades, por isso, Margarida Amaral espera conseguir “abrir as portas da EMBO” aos investigadores em geral e particularmente aos da sua “casa” - os investigadores do BioISI e os estudantes do programa doutoral BioSys - Biological Systems, Functional & Integrative Genomics. “A divulgação/organização de atividades da EMBO na Faculdade poderá dar um forte contributo para os alunos desta e de outras faculdades - a nossa escola tem cerca de 1300 estudantes de licenciatura e mestrado que se frequentarem os cursos e workshops EMBO, que são da mais elevada qualidade científica, poderão aspirar a carreiras científicas internacionais”, conclui.

Frase solta
“Ser membro eleito por pares para a EMBO equivale a pertencer à ‘academia europeia’ das ciências da vida. É portanto, como um ‘selo de qualidade’ no nosso trabalho que vemos reconhecido pelos melhores da Europa”. A investigação de Margarida Amaral foca-se sobretudo no estudo dos mecanismos moleculares e celulares da biogénese, tráfego e degradação da proteína CFTR normal e mutante, a qual quando mutada é causadora da doença genética Fibrose Quística (FQ).

De acordo com o comunicado de imprensa emitido sobre os novos membros da EMBO, esta organização elegeu até agora 11 portugueses. Este ano, a par de Margarida Amaral, também Rui M. Costa, investigador da Fundação Champalimaud, foi eleito. Nos dias 29 e 31 de outubro de 2014 realiza-se uma reunião em Heildelberg, na Alemanha, com o intuito de apresentar os 106 novos membros ao EMBO Council.
Logotipo EMBO

A EMBO, criada em julho de 1964 e constituída por mais de 1600 cientistas, tem como principais objetivos apoiar cientistas de talento em todos os níveis das suas carreiras; estimular a troca de informação científica e ajudar a criar um ambiente de investigação europeu, onde os cientistas possam desenvolver o seu trabalho da melhor forma.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@fc.ul.pt
Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Um estudo recentemente publicado na revista Biodiversity and Conservation, liderado por investigadores do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente de CIÊNCIAS, prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico devido às alterações climáticas.

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática.

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais.

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pedro Matos Soares, Angelina Bushenkova e Gil Lemos (fundadores da Phair Earth)

A empresa liderada pelo professor Pedro Matos Soares vai combinar modelos climáticos globais, dados locais e Inteligência Artificial para apresentar projeções que indicam efeitos negativos das alterações climáticas.

O professor Federico Herrera e a professora Manuela M. Pereira posam junto ao roll-up da iniciativa

O evento, intitulado “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Inteletuais e desenvolvimentais”, foi organizado pela Associação Pais 21, em colaboração com dois professores da Faculdade de Ciências da ULisboa (CIÊNCIAS), Manuela Pereira e Federico Herrera.

Páginas