43rd International Symposium on Essential Oils

Óleos essenciais e voláteis na FCUL

Imagem alusiva à extração de óleos essenciais
Centro de Biotecnologia Vegetal da FCUL

Os óleos essenciais são princípios odoríferos, produzidos pelas plantas, e utilizados, desde a antiguidade, tanto com fins terapêuticos, como no fabrico de perfumes e cosméticos.

O interesse renovado pela utilização de substâncias naturais, biologicamente ativas, tem encorajado a utilização dos óleos essenciais como agentes antimicrobianos e antioxidantes em alimentos.

Para tal, muito contribuiu o facto de os óleos essenciais aliarem o seu papel aromatizante à condição de serem produtos naturais e biodegradáveis, apresentarem baixa toxicidade para os mamíferos e poderem desempenhar, simultaneamente, as funções de mais do que um dos seus equivalentes sintéticos.

Além destas propriedades, os óleos essenciais encontram ainda aplicação na proteção de culturas agrícolas, prevenindo doenças e pragas, com a vantagem de não se acumularem no ambiente e terem um largo espectro de ação, o que diminui o risco de desenvolvimento de estirpes patogénicas resistentes. No seu conjunto, estas propriedades, têm despertado, nos últimos anos, um interesse crescente, a nível mundial, pelo estudo das plantas produtoras de óleos essenciais.

No contexto da importância crescente dos óleos essenciais, foi com particular regozijo que o Centro de Biotecnologa Vegetal (CBV-FCUL) acolheu, de 5 a 8 de setembro de 2012, e pela segunda vez na FCUL, o International Symposium on Essential Oils, desta feita na sua quadragésima terceira edição - 43rd International Symposium on Essential Oils - ISEO2012.
Imagem alusiva à extração dos óleos essenciais
Fonte: Centro de Biotecnologia Vegetal da FCUL
Legenda: Durante o ISEO2012, a academia, os investigadores, os industriais e o público em geral tiveram oportunidade de trazer novos contributos à área dos óleos essenciais e voláteis, realçando a notoriedade desta área científica

Aquele que é hoje conhecido como o International Symposium on Essential Oils, teve início em setembro de 1969, quando quatro cientistas da área da farmacognosia se reuniram, informalmente, em Leiden, na Holanda, para discutir problemas comuns, relacionados com a análise de óleos essenciais.

Essa foi a primeira de uma série de reuniões anuais, que se alargaram a outros investigadores não só da academia, professores e estudantes, mas também da indústria. A referência à participação portuguesa nesta série de simpósios data de 1984, aquando da sua décima quinta edição, e os membros do CBV-FCUL que este ano organizaram o evento participaram, pela primeira vez, nesta série de simpósios, em 1989. Embora sendo um simpósio que acolhe participantes de todo o mundo, este decorreu sempre na Europa, tendo sido realizado em Portugal pela primeira vez há dez anos (33rd ISEO), pela mesma equipa, também na FCUL.

Este ano, e com o objetivo de discutir os avanços mais recentes na temática dos óleos essenciais e áreas afins, o ISEO2012 reuniu 284 participantes, de 42 países, sendo que 32% dos participantes foram jovens investigadores estudantes de graduação, pós-graduação e de doutoramento. A Comissão Organizadora distingiu dois convidados de honra, os professores Karl-Heinz Kubezcka e Johannes Scheffer pela sua contribuição ímpar nesta série de simpósios.

Com ênfase na ação dos óleos essenciais e voláteis, os dados de estudos experimentais de campo, combinados com sistemas biológicos complexos, dados estatísticos e abordagens analíticas de alta tecnologia, foram alguns dos temas abordados. Além disso, muitos outros tópicos, incluindo a perceção do sabor (umami e kokumi), aspetos ecológicos, os mecanismos moleculares, a análise e aplicação em seres humanos e animais, para citar apenas alguns, foram detalhados, visando focar o conhecimento atual, bem como os problemas e as estratégias futuras na ampla área dos óleos essenciais e voláteis.
Imagem alusiva à extração dos óleos essenciais
Fonte: Centro de Biotecnologia Vegetal da FCUL
Legenda: Os óleos essenciais são princípios odoríferos, produzidos pelas plantas, e utilizados, desde a antiguidade, tanto com fins terapêuticos, como no fabrico de perfumes e cosméticos

Das 337 propostas de resumos, 261 foram aceites e incluídos no program, book of abstracts and participants list. O programa científico incluiu oito conferências plenárias, proferidas por peritos de reconhecido mérito internacional, sobre alguns dos temas de maior impacte na área. Além dessas, decorreram nove apresentações orais, e duas sessões de apresentação das 238 contribuições sob a forma de painéis. Realizou-se ainda uma sessão especial para a apresentação oral de seis trabalhos selecionados de jovens investigadores. Em exibição permanente, estiveram representadas algumas editoras de livros, revistas assim como empresas de equipamento de laboratório.

Considerando que a contribuição de jovens investigadores é de extrema importância para manter a vitalidade desta área, a International Federation of Essential Oils and Aroma Trades (Ifeat) e a Comissão Organizadora do ISEO2012, uniram esforços para apoiar a participação destes jovens no simpósio deste ano, custeando um total de 20 registos de inscrição. Quarenta jovens investigadores de 17 países (África do Sul, Alemanha, Argélia, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Iemen, Irão, Itália, Japão, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Sérvia) apresentaram as suas candidaturas. Das 20 contribuições selecionadas, 14 foram apresentadas sob a forma de painéis. As restantes seis foram escolhidas para apresentação oral, numa sessão especial do ISEO2012, dedicada a jovens investigadores.

Os eventos sociais incluíram os apontamentos musicais da Fortuna (Tuna da Universidade Nova de Lisboa) e da VicenTuna (Tuna da FCUL), respetivamente, nas cerimónias de abertura e de encerramento do simpósio. O jantar do congresso que teve lugar no Castelo de São Jorge, em Lisboa, contou com um apontamento de fado.

Durante quatro dias, a academia, os investigadores, os industriais e o público em geral tiveram oportunidade de trazer novos contributos à área dos óleos essenciais e voláteis, realçando a notoriedade desta área científica, trocar experiências e tecnologia, promover e divulgar a interação entre as diversas áreas dentro da temática e complementar e valorizar os conhecimentos da nova geração de investigadores.

O bom acolhimento por parte dos órgãos de comunicação social e dos participantes do evento foram registados não só por recortes de imprensa ou artigos dedicados ao assunto, mas também pelas felicitações recebidas sob a forma de manifestações pessoais e/ou mensagens recebidas dos participantes.

O apoio e envolvimento da FCUL, o empenho dedicado de vários colaboradores, e a contribuição, a vários níveis, de instituições e empresas nacionais e estrangeiras, muito contribuíram para a dignificação e para o sucesso deste evento.

Ana Cristina Figueiredo, José Gonçalves Barroso e Luis Gaspar Pedro, professores do DBV-FCUL e membros da Comissão Organizadora do ISEO2012
Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

 

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Páginas