Ciências em Harmonia

Conversa sobre Espiritualidade

Sala 6.2.53, Ciências ULisboa

Esta 5.ª feira, 13h, 6.2.53, o Ciências em Harmonia promove uma conversa sobre espiritualidade:

  • como a vivemos?
  • tem algum papel ou importância na nossa vida?

Viver a espiritualidade não é exclusivo dos que professam uma religião.

Ciência e espiritualidade incompatíveis?

No mundo da ciência e no mundo das artes são inúmeros os exemplos de quem assume a sua espiritualidade e realça a sua importância no seu bem estar, na sua capacidade de criar ou descobrir. Aqui têm alguns exemplos:

Carl Sagan: “Science is not only compatible with spirituality; it is a profound source of spirituality.”

Albert Einstein: “Everyone who is seriously involved in the pursuit of science becomes convinced that a spirit is manifest in the laws of the universe […] one in the face of which we, humans, with our modest powers must feel humble.”

The further the spiritual evolution of mankind advances, the more certain it seems to me that the path to genuine religiosity does not lie through the fear of life, and the fear of death, and blind faith, but through striving after rational knowledge.”

Christian de Duve: "If the universe is not meaningless, what is its meaning? For me, this meaning is to be found in the structure of the universe, which happens to be such as to produce thought by way of life and mind. Thought, in turn, is a faculty whereby the universe can reflect upon itself, discover its own structure, and apprehend such immanent entities as truth, beauty, goodness, and love. Such is the meaning of the universe, as I see it." (in Vital Dust)

Valter Hugo Mãe: "(...) a ciência vive no encalço do que não se revelou ainda, procurando conquistar soluções para mistérios que se supõem insolúveis até que sua solução aconteça pelo esforço inspirado de alguém."

"A espiritualidade entendida como algo que nos tende a escapar, acessível a partir de uma apuração da sensibilidade, e certamente explicada por sermos entes cuja energia não se desperdiça com a morte, é cada vez mais frequente entre quem recusa a ideia de Deus e, mais ainda, a função das religiões."

(in Espiritualidade sem fé, JN , 12 Out 2019)

 

O que é o Ciências em Harmonia?

Ciências ULisboa apresenta no ano letivo 2023/24 o seu projeto “Ciências em Harmonia” (C-H+)Comprometida com

  • o bem-estar da sua comunidade estudantil
  • a promoção das competências individuais e sociais de cada um

Porquê “C-H+”? Porque em harmonia:

  • se aprende melhor,
  • é mais fácil acreditar que somos capazes,
  • nos relacionamos melhor com o outro.

C-H+ cria um espaço físico e temporal de reunião e de partilha de outros iguais e de todos os outros diferentes.

C-H+ propõe atividades diversificadas e acolhe todas e cada uma das diferentes sensibilidades e interesses dos membros da comunidade de Ciências.

C-H+ oferece ao longo de todo o ano letivo dois momentos semanais abertos à comunidade estudantil:

  • segunda-feira ao final da tarde, momentos mais informativos e/ou formativos;
  • quarta-feira à hora de almoço, momentos mais descontraídos e experienciais.

C-H+ para promover dentro e fora de Ciências

  • uma vivência saudável
  • uma participação académica plena
  • criação de laços significativos
  • uma cidadania mais ativa.

Sigam-nos no Instagram!

Logótipo Ciências em Harmonia

Mais informações

13h00
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.