Ciências em Harmonia

Conversa sobre Espiritualidade

Sala 6.2.53, Ciências ULisboa

Esta 5.ª feira, 13h, 6.2.53, o Ciências em Harmonia promove uma conversa sobre espiritualidade:

  • como a vivemos?
  • tem algum papel ou importância na nossa vida?

Viver a espiritualidade não é exclusivo dos que professam uma religião.

Ciência e espiritualidade incompatíveis?

No mundo da ciência e no mundo das artes são inúmeros os exemplos de quem assume a sua espiritualidade e realça a sua importância no seu bem estar, na sua capacidade de criar ou descobrir. Aqui têm alguns exemplos:

Carl Sagan: “Science is not only compatible with spirituality; it is a profound source of spirituality.”

Albert Einstein: “Everyone who is seriously involved in the pursuit of science becomes convinced that a spirit is manifest in the laws of the universe […] one in the face of which we, humans, with our modest powers must feel humble.”

The further the spiritual evolution of mankind advances, the more certain it seems to me that the path to genuine religiosity does not lie through the fear of life, and the fear of death, and blind faith, but through striving after rational knowledge.”

Christian de Duve: "If the universe is not meaningless, what is its meaning? For me, this meaning is to be found in the structure of the universe, which happens to be such as to produce thought by way of life and mind. Thought, in turn, is a faculty whereby the universe can reflect upon itself, discover its own structure, and apprehend such immanent entities as truth, beauty, goodness, and love. Such is the meaning of the universe, as I see it." (in Vital Dust)

Valter Hugo Mãe: "(...) a ciência vive no encalço do que não se revelou ainda, procurando conquistar soluções para mistérios que se supõem insolúveis até que sua solução aconteça pelo esforço inspirado de alguém."

"A espiritualidade entendida como algo que nos tende a escapar, acessível a partir de uma apuração da sensibilidade, e certamente explicada por sermos entes cuja energia não se desperdiça com a morte, é cada vez mais frequente entre quem recusa a ideia de Deus e, mais ainda, a função das religiões."

(in Espiritualidade sem fé, JN , 12 Out 2019)

 

O que é o Ciências em Harmonia?

Ciências ULisboa apresenta no ano letivo 2023/24 o seu projeto “Ciências em Harmonia” (C-H+)Comprometida com

  • o bem-estar da sua comunidade estudantil
  • a promoção das competências individuais e sociais de cada um

Porquê “C-H+”? Porque em harmonia:

  • se aprende melhor,
  • é mais fácil acreditar que somos capazes,
  • nos relacionamos melhor com o outro.

C-H+ cria um espaço físico e temporal de reunião e de partilha de outros iguais e de todos os outros diferentes.

C-H+ propõe atividades diversificadas e acolhe todas e cada uma das diferentes sensibilidades e interesses dos membros da comunidade de Ciências.

C-H+ oferece ao longo de todo o ano letivo dois momentos semanais abertos à comunidade estudantil:

  • segunda-feira ao final da tarde, momentos mais informativos e/ou formativos;
  • quarta-feira à hora de almoço, momentos mais descontraídos e experienciais.

C-H+ para promover dentro e fora de Ciências

  • uma vivência saudável
  • uma participação académica plena
  • criação de laços significativos
  • uma cidadania mais ativa.

Sigam-nos no Instagram!

Logótipo Ciências em Harmonia

Mais informações

13h00
Campus de CIÊNCIAS

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS dá as boas-vindas aos seus novos docentes e investigadores, numa iniciativa organizada em dois momentos distintos.

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

#eusouciencias e imagens ilustrativas de algumas áreas científicas

Vais iniciar a tua caminhada no ensino superior connosco? Preparámos um programa especialmente concebido para te acolher, com atividades que te vão dar a conhecer o campus e a comunidade de CIÊNCIAS.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Utilizadora de computador portátil numa sala de aula

Esta oficina de formação, já na sua 3.ª edição, capacitará os professores do ensino secundário das ferramentas necessárias para promover a introdução dos estudantes à programação desde o 10.º ano - candidaturas até 15 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Iconografia associada à ULisboa

Celebrando o começo de um novo Ano Académico, a Sessão Solene é um importante marco na vida académica da ULisboa, no qual se reúne toda a sua Comunidade.

Logótipo do evento

Um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Mão a segurar em globo de vidro

Este curso de formação acreditado convida educadores e outros interessados a aprofundar a sustentabilidade marinha, explorando ferramentas pedagógicas inovadoras e práticas concretas para inspirar a próxima geração - candidaturas até 28 de setembro.

Astronauta, banhado pela luz solar, no meio de uma floresta

Candidaturas até 30 de julho - um evento único, que reunirá estudantes de mestrado e doutoramento com investigadores e líderes da indústria de toda a Europa para uma experiência inesquecível.

Lupa e caneta sobre página com texto e gráfico

O curso visa dar formação inicial a estudantes de pós-graduação sobre o processo de escrita, submissão e publicação de trabalhos científicos, focando principalmente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais com revisão por pares.

Iconografia relacionada com a temática do curso

O curso fornece uma exploração aprofundada de isótopos estáveis como uma ferramenta valiosa em Ecologia, usando assinaturas isotópicas para rastrear processos ecológicos e revelando insights sobre o ciclo de nutrientes e água, interações de espécies e condições ambientais em diversos ecossistemas e comunidades.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

Este curso visa dar formação na área de Deteção Remota, abrangendo desde a Observação da Terra pelos satélites até à utilização de Drones - candidaturas até 18 de outubro.

O evento pretende reunir investigadores que trabalhem sobre temas ligados à indústria e sobre património técnico e industrial, para uma reflexão prospetiva sobre o património industrial e atuais vias de colaboração no seu estudo, salvaguarda e preservação.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.