Encontros de Comunicação em Ciência(s)

Confiança na Ciência: o panorama em Portugal e no mundo

Transmissão através de Videoconferência
Banner do evento

Estudos recentes a nível europeu e internacional [1,2] têm demonstrado que a confiança na ciência e nos cientistas, bem como o interesse por saber mais sobre ciência, tem vindo a aumentar de forma significativa nos últimos anos. Nove em cada dez cidadãos europeus (86%) pensa que o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade é positivo; em Portugal, este valor é de 99%, registando um aumento de 30% face a 2013, o maior entre os países europeus [1]. Aliás, vários indicadores em Portugal são superiores à média europeia.

A resposta à pandemia que atravessamos terá certamente contribuído para este panorama, ao recordar o papel fundamental da ciência e trazer os cientistas para uma presença mais frequente na comunicação social (esta presença deverá, no entanto, ser sempre encarada com responsabilidade e reflexão face à mensagem que se pretende transmitir). Estará o sucesso de Portugal na adesão à vacinação também relacionado com a crescente confiança dos portugueses na ciência e nos cientistas?

Neste Encontro, vamos conversar sobre a visão dos portugueses sobre os cientistas e a ciência. Como é que se informam sobre ela? Com que doses de otimismo - e reserva - é que estes resultados devem ser olhados? De que forma é que as instituições científicas têm apostado na comunicação de ciência como uma das suas missões, e como é que as políticas para a ciência devem (continuar a) estimular a proximidade entre a ciência e a sociedade?

[1] Special Eurobarometer 516 (2021)
[2] Wellcome Global Monitor 2020

Recebemos como oradoras convidadas Joana Lobo Antunes (Instituto Superior Técnico - ULisboa), Marta Entradas (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa) e Rosalia Vargas (Agência Ciência Viva).

A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia. O link Zoom será enviado aos inscritos.

Inscrições

15h00
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas