Comunicadores de Ciência em Ciências

Formar comunidade de comunicadores de ciência

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assume como uma das suas principais missões a divulgação da investigação que se faz nas diversas áreas científicas. No sentido de fortalecer a comunicação de ciência na Faculdade, criámos a Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências.

Para se inscrever na mailing list desta comunidade e receber informação sobre as iniciativas de comunicação de ciência (Encontros de Comunicação em Ciência(s) e Iniciativas futuras), preencher este formulário.

No âmbito desta iniciativa organizamos diversas atividades, como encontros e formações que permitem a partilha de experiências, conhecimentos, ideias e projetos. Em curso temos a iniciativa Encontros de Comunicação em Ciência(s) e em breve dinamizaremos as Formações de Comunicação em Ciência(s).

Devido à atual situação pandémica, as sessões acontecem em formato online.

• Marta Daniela Santos

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c

• Raquel Salgueira Póvoas

Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa

• João Retrê

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

ENCONTROS DE COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIA(S)

Nestes encontros, oradores convidados apresentam brevemente uma ou mais temáticas que são depois discutidas com todos os participantes. Esta iniciativa realiza-se de dois em dois meses e tem como público-alvo comunicadores, investigadores e interessados em comunicação de ciência.

Próxima sessão:

Data e Tema a anunciar.

FORMAÇÃO COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIA(S)

A ciência é de todos. Saber comunicá-la de forma clara e rigorosa é importante em qualquer momento, mas assume especial importância numa fase em que a ciência tem um papel cada vez mais central nos desafios globais que enfrentamos. Desta forma, organizamos uma oferta de formações breves na área, dirigida à comunidade Ciências ULisboa.

Próxima Formação (ONLINE):
Dia 24 de abril de 2021
Destinatários: comunidade de Ciências ULisboa
Número de vagas: 30

Um cientista e um jornalista entram num bar...boas práticas de diálogo entre investigadores e média.

Formadora: Rita Ferreira - InnovPlantProtect (Gestora de Comunicação), NOVA FCSH / ITQB NOVA (Mestranda), Rede SciComPt (sócia)

Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Pode increver-se através deste formulário

"O que é a “formação para os média”? Temos de aprender a falar com os jornalistas? Por que é tão importante a comunicação de ciência? E como é que me preparo para ser entrevistado e fotografado/ filmado? Posso dizer que não? Estas são apenas algumas das questões às quais esta ação vai procurar dar resposta.

A Comunicação de Ciência inclui tanto a comunicação jornalística como a não jornalística e, tendo em conta que a interação entre cientistas e média continua a apresentar desafios, apesar da enorme evolução positiva dos últimos anos, importa perceber o que caracteriza a boa comunicação de ciência, e que papéis desempenham nela o investigador, o jornalista e o comunicador de ciência.

Esta ação destina-se a dotar os formandos de competências e ferramentas para o diálogo com os órgãos de comunicação social e será dividida em três momentos: Introdução, teoria, ideias e contextualização; regras básicas dos géneros jornalísticos, boas práticas e bons exemplos; e exercícios práticos, em que pares de formandos, através de breakout rooms ou em sequência, colocam em prática o conhecimento adquirido em simulações de entrevistas com jornalistas."

Sobre a Rita Ferreira

Jornalista de ciência e tecnologia durante 25 anos, começou a carreira no Público, e cofundou e dirigiu a revista de divulgação Quero Saber. Gestora de Comunicação do CoLab InnovPlantProtect desde janeiro, está a terminar o mestrado em Comunicação de Ciência da NOVA FCSH/ ITQB NOVA. Acredita firmemente que, com as ferramentas certas, é possível comunicar assuntos complexos de forma acessível e apelativa.

Sessões passadas - Encontros de Comunicação em Ciência(s):

Março 2021 - "Desafios de comunicar ciência: incerteza e desinformação em tempos de pandemia", Joana Sá (IST-UL, LIP) | Resumo e Bio, Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) | Resumo e Bio e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) |  Resumo e Bio .

Janeiro 2021 - "Inclusão e Equidade em Comunicação de Ciência", Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia) | Resumo e Bio, Francesca Primas (European Southern Observatory) | Resumo Bio e Jake Noel-Storr (University of Groningen) | Resumo e Bio .

Novembro 2020 - "Ciência cidadã e comunicação de ciência",  Cristina Luís (CIUHCT e Departamento de História e Filosofia das Ciências / Ciências ULisboa) e Albano Soares (Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) | Sinopses das apresentações

Setembro 2020 - "Comunicação Institucional" – Notas e outras observações sobre a Newsletter de Ciências * O poder dos géneros jornalísticos & news@fmulSetembro 2020, com Ana Subtil Simões (Área de Comunicação e Imagem / Ciências ULisboa) e Joana Sousa (Gabinete Comunicação/ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) | Sinopses das apresentações

Julho 2020 - Tertúlias e Wine cafes "Vinho com Ciência" – Desafios de comunicar ciência em ambiente de lazer,  Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine) | Sinopses das apresentações

Junho 2020 - Pseudociência. Uma dor de cabeça​, João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa) | Sinopses das apresentações