Comunicadores de Ciência em Ciências

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assume como uma das suas principais missões a divulgação da investigação que se faz nas diversas áreas científicas. No sentido de fortalecer a comunicação de ciência na Faculdade, criámos a Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências. 

 

Para se inscrever na mailing list desta comunidade e receber informação sobre as iniciativas de comunicação de ciência (Encontros de Comunicação em Ciência(s) e Iniciativas futuras), preencher este formulário. 

No âmbito desta iniciativa organizamos diversas atividades, como encontros e formações que permitem a partilha de experiências, conhecimentos, ideias e projetos. Em curso temos a iniciativa Encontros de Comunicação em Ciência(s) e as Formações de Comunicação em Ciência(s).

Devido à atual situação pandémica, as sessões acontecem em formato online. 

Encontros de Comunicação em Ciência(s)

Nestes encontros, oradores convidados apresentam brevemente uma ou mais temáticas que são depois discutidas com todos os participantes. Esta iniciativa realiza-se de dois em dois meses e tem como público-alvo comunicadores, investigadores e interessados em comunicação de ciência.

Próximo Encontro (ONLINE):

Encontro de Comunicação em Ciência(s) - 8 de junho de 20228 de junho 2022, às 15h00: A ciência em diálogo com as comunidades

Com Diogo Veríssimo (Universidade de Oxford), Maria Vicente (Plataforma de Ciência Aberta) e Milene Matos (BioLiving; Município de Lousada) | Bios dos oradores

Inscreva-se AQUI

Cada vez mais reconhecemos a importância de aproximar ciência e sociedade. Mas 'sociedade' é um termo vasto, que abrange cidadãos e comunidades com realidades e necessidades muito distintas. Aspetos como a distância aos grandes centros urbanos e a densidade populacional destas comunidades determinam os desafios que enfrentam. Como trabalhar com os cidadãos localmente, envolvendo-os com a ciência?

Além disso, responder a estes desafios envolve muitas vezes o diálogo entre várias áreas do conhecimento - sendo a ciência uma delas -, podendo deste diálogo surgir novas perguntas que alimentam a produção de novo conhecimento. Como promover este diálogo de uma forma criativa? Que desafios existem - e o que se ganha - nesta abordagem transdisciplinar, para as comunidades e para os cientistas?

Formação Comunicação em Ciência(s)

A ciência é de todos. Saber comunicá-la de forma clara e rigorosa é importante em qualquer momento, mas assume especial importância numa fase em que a ciência tem um papel cada vez mais central nos desafios globais que enfrentamos. Desta forma, organizamos uma oferta de formações breves na área, dirigida à comunidade Ciências ULisboa.

Próxima Formação (ONLINE):

28 de maio 2022, às 14h00-19h00, via Zoom: Comunicação Visual de Ciência

Com Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA) | Bio do formador

Formação limitada a 20 vagas

Pré-inscrição AQUI

Desde os primórdios da humanidade que a imagem se constituiu como ferramenta essencial na evolução do ser humano. O desenvolvimento cognitivo possibilitou a capacidade de expressarmos e comunicarmos visualmente a nossa perceção do mundo. Na era digital que atualmente vivemos a informação e transferência de conhecimento é veiculada essencialmente de forma visual.

Encontramos diversos conteúdos de comunicação de ciência disponibilizados nos media, websites, redes sociais e livros onde o texto partilha a sua importância com infografias, ilustrações, fotografias e vídeos. Para serem descodificados e interpretados é fundamental que estes suportes de comunicação visual sejam estruturados em princípios de design gráfico. Uma boa composição e harmonia dos elementos visuais facilita e promove uma comunicação assertiva que deve ser também apelativa de forma a cativar o observador.

A transferência de conhecimento é mais eficiente se o seu processo contiver elementos visuais e no caso da ciência é fundamental o uso de imagens. A ciência sempre se fez de e com imagens como ferramenta de investigação, mas também de divulgação de conhecimento. A comunidade científica é responsável pela disseminação de conhecimento aos pares e à sociedade e num mundo cada vez mais visual é imperativo que sejam concebidos conteúdos claros, assertivos e compreensíveis para o público a quem se destinam.

O Workshop de Comunicação Visual de Ciência tem como objetivo demonstrar aos participantes: a Importância da Imagem na Ciência, os Princípios de Design Gráfico e os Elementos Visuais em Ciência. Na componente prática, serão realizadas dinâmicas de criação, desenvolvimento criativo e aplicação dos princípios apresentados. Através dos exercícios desenvolvidos pelos participantes, pretende-se sensibilizar para a importância do pensamento visual e para a necessidade da criação de conteúdos de comunicação visual de ciência estruturados em princípios elementares de design.

Iniciativas futuras


  • Comunica Ciências (mais informações brevemente)
  • Mapping practices, motivations and limitations towards Science Communication (mais informações brevemente)

 

Sugestões - Eventos Externos de discussão sobre comunicação de ciência


11-13 maio 2022: 10ª edição do Congresso SciComPt (Lagoa, São Miguel, Açores).

2-4 junho 2022: Conferência Ecsite 2022 (European Network of Science Centres and Museums) (Heilbronn, Alemanha).

 

 

Atividades Passadas


(março 2022) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Integrar Comunicação de Ciência em Projetos de Investigação", Ana Mena (Programa MIT Portugal) | Resumo e Bio

(fevereiro 2022) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Confiança na Ciência: o panorama em Portugal e no mundo", Joana Lobo Antunes (IST-ULisboa) | Marta Entradas (ISCTE-IUL) | Rosalia Vargas (Agência Ciência Viva). Resumo e Bios das oradoras

(dezembro 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar Ciência Clara", Cristina Nobre Soares | Resumo e Bio.

(Julho 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar ciência nas redes sociais: como chegar a todos", Renata Pinto - PR Influencer, Rede SciComPt (sócia) | Resumo e Bio.

(Junho 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar Ciência para crianças e jovens - Desafios e oportunidades", Joana Moscoso (Native Scientist) | Bio, Mariana Alves e Rafael Galupa (Cartas com Ciência) | Bios e Joana Loureiro (Bio) e Rodrigo Abreu (Bio) (LAB in a BOX). Convidados: Ana Teles, Carolina Peralta, Carla Sousa e Yuri Bumba.

(Junho 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Escrever sobre ciência — o uso da escrita jornalística em ciência.​", Rita Ponce - Instituto Politécnico de Setúbal (Prof Adjunta convidada), cE3c (colaboradora externa), Science writer e fact checker (freelancer) | Resumo e Bio.

(Abril 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Um cientista e um jornalista entram num bar...boas práticas de diálogo entre investigadores e média.​", Rita Ferreira - InnovPlantProtect (Gestora de Comunicação), NOVA FCSH / ITQB NOVA (Mestranda), Rede SciComPt (sócia) | Resumo e Bio.

(Março 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Desafios de comunicar ciência: incerteza e desinformação em tempos de pandemia", Joana Sá (IST-UL, LIP) | Resumo e Bio, Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) | Resumo e Bio e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) |  Resumo e Bio .

(Janeiro 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Inclusão e Equidade em Comunicação de Ciência", Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia) | Resumo e Bio, Francesca Primas (European Southern Observatory) | Resumo Bio e Jake Noel-Storr (University of Groningen) | Resumo e Bio .

(Novembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Ciência cidadã e comunicação de ciência",  Cristina Luís (CIUHCT e Departamento de História e Filosofia das Ciências / Ciências ULisboa) e Albano Soares (Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) | Sinopses das apresentações

(Setembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicação Institucional" – Notas e outras observações sobre a Newsletter de Ciências * O poder dos géneros jornalísticos & news@fmulSetembro 2020, com Ana Subtil Simões (Área de Comunicação e Imagem / Ciências ULisboa) e Joana Sousa (Gabinete Comunicação/ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) | Sinopses das apresentações

(Julho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Tertúlias e Wine cafes "Vinho com Ciência" – Desafios de comunicar ciência em ambiente de lazer,  Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine) | Sinopses das apresentações

(Junho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Pseudociência. Uma dor de cabeça​, João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa) | Sinopses das apresentações

(Maio 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência, João Retrê (IAstro - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Ciências ULisboa) e Pedro Russo (Leiden University)  | Sinopses das apresentações

(Janeiro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Jornalismo de Ciência, Rui Agostinho (Ciências ULisboa) e Teresa Firmino (Público)

 

Organização

    Coordenação
  • Marta Daniela Santos

    ACI

    Encontros
  • Ana Paula Carvalho

    CQE

  • Tânia Morais

    CQE

    Formações
  • Nuno Trindade

    BioISI

  • Patrícia Tiago

    cE3c

  • Vera Sequeira

    MARE