Comunicadores de Ciência em Ciências

Formar comunidade de comunicadores de ciência

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assume como uma das suas principais missões a divulgação da investigação que se faz nas diversas áreas científicas. No sentido de fortalecer a comunidade de comunicadores de ciência de Ciências ULisboa, organizamos um conjunto de encontros e iniciativas que permitem a partilha de experiências, conhecimentos, ideias e projetos. Uma das próximas iniciativas é o Encontros de Comunicação em Ciência(s).

ENCONTROS DE COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIA(S)

Próximas sessões:

27 de março: Viver a Astronomia - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência.
Oradores: João Retrê (IAstro - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Ciências ULisboa) e Pedro Russo (Leiden University)

20 de maio: Comunicação institucional
Oradores: Ana Subtil Simões (Área de Comunicação e Imagem / Ciências ULisboa)

15 de junho: Pseudociência. Uma dor de cabeça​
Oradores: João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa)

16 de setembro: Tertúlias e Wine cafes "Vinho com Ciência" – Desafios de comunicar ciência em ambiente de lazer
Oradores: Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa)

18 de novembro: Tema e oradores a definir

Sessões passadas:
15 de janeiro, 14h:
Jornalismo de Ciência.
Oradores: Rui Agostinho (Ciências ULisboa) e Teresa Firmino (Público)

Trata-se de um encontro que decorre de dois em dois meses e que conta com duas apresentações curtas de 15 minutos (uma pessoa da estrutura Ciências Ulisboa + um convidado do exterior proposto por essa pessoa da estrutura que vai apresentar) seguidas de 30 minutos discussão sobre os temas apresentados. Tem como público-alvo profissionais de comunicação, comunicadores, investigadores, interessados em comunicação de ciência, em particular da comunidade de Ciências ULisboa.

Iniciativas futuras:
// Comunica Ciências (mais informações brevemente)
// Workshops / Formações (mais informações brevemente)
// Mapping practices, motivations and limitations towards Science Communication (mais informações brevemente)

Para se inscrever na mailing list desta comunidade  e receber informação sobre as iniciativas de comunicação de ciência, preencher este formulário.