Comunicadores de Ciência em Ciências

Formar Comunidade de Comunicadores de Ciência(s)

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assume como uma das suas principais missões a divulgação da investigação que se faz nas diversas áreas científicas. No sentido de fortalecer a comunicação de ciência na Faculdade, criámos a Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências.

Para se inscrever na mailing list desta comunidade e receber informação sobre as iniciativas de comunicação de ciência (Encontros de Comunicação em Ciência(s) e Iniciativas futuras), preencher este formulário.

No âmbito desta iniciativa organizamos diversas atividades, como encontros e formações que permitem a partilha de experiências, conhecimentos, ideias e projetos. Em curso temos a iniciativa Encontros de Comunicação em Ciência(s) e as Formações de Comunicação em Ciência(s).

Devido à atual situação pandémica, as sessões acontecem em formato online.

• Marta Daniela Santos

ACI

Encontros
  • Ana Paula Carvalho

CQE

• Ana Pires

IDL

• Tânia Morais

CQE

Formações
  • Patrícia Tiago

cE3c

• Vera Sequeira

MARE

Encontros de Comunicação em Ciência(s)

Nestes encontros, oradores convidados apresentam brevemente uma ou mais temáticas que são depois discutidas com todos os participantes. Esta iniciativa realiza-se de dois em dois meses e tem como público-alvo comunicadores, investigadores e interessados em comunicação de ciência.

Próximo Encontro (ONLINE):

Data e Tema a anunciar.

Formação Comunicação em Ciência(s)

A ciência é de todos. Saber comunicá-la de forma clara e rigorosa é importante em qualquer momento, mas assume especial importância numa fase em que a ciência tem um papel cada vez mais central nos desafios globais que enfrentamos. Desta forma, organizamos uma oferta de formações breves na área, dirigida à comunidade Ciências ULisboa.

Próxima Formação (ONLINE):

Data e Tema a anunciar.

Iniciativas futuras

• Comunica Ciências (mais informações brevemente)
  • Mapping practices, motivations and limitations towards Science Communication (mais informações brevemente)

Sugestões - Eventos Externos de discussão sobre comunicação de ciência

7-11 março 2022: Curso Avançado cE3c “Strategies for citizen engagement in science communication”. Candidaturas até 11 de fevereiro.

18-22 abril 2022: Curso Avançado cE3c “Science and the Media – bringing together scientists, journalists and society”. Candidaturas até 14 de março.

11-13 maio 2022: 10ª edição do Congresso SciComPt (Lagoa, São Miguel, Açores).

2-4 junho 2022: Conferência Ecsite 2022 (European Network of Science Centres and Museums) (Heilbronn, Alemanha).

Atividades Passadas

(dezembro 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar Ciência Clara", Cristina Nobre Soares | Resumo e Bio.

(Julho 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar ciência nas redes sociais: como chegar a todos", Renata Pinto - PR Influencer, Rede SciComPt (sócia) | Resumo e Bio.

(Junho 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar Ciência para crianças e jovens - Desafios e oportunidades", Joana Moscoso (Native Scientist) | Bio, Mariana Alves e Rafael Galupa (Cartas com Ciência) | Bios e Joana Loureiro (Bio) e Rodrigo Abreu (Bio) (LAB in a BOX). Convidados: Ana Teles, Carolina Peralta, Carla Sousa e Yuri Bumba.

(Junho 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Escrever sobre ciência — o uso da escrita jornalística em ciência.​", Rita Ponce - Instituto Politécnico de Setúbal (Prof Adjunta convidada), cE3c (colaboradora externa), Science writer e fact checker (freelancer) | Resumo e Bio.

(Abril 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Um cientista e um jornalista entram num bar...boas práticas de diálogo entre investigadores e média.​", Rita Ferreira - InnovPlantProtect (Gestora de Comunicação), NOVA FCSH / ITQB NOVA (Mestranda), Rede SciComPt (sócia) | Resumo e Bio.

(Março 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Desafios de comunicar ciência: incerteza e desinformação em tempos de pandemia", Joana Sá (IST-UL, LIP) | Resumo e Bio, Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) | Resumo e Bio e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) |  Resumo e Bio .

(Janeiro 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Inclusão e Equidade em Comunicação de Ciência", Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia) | Resumo e Bio, Francesca Primas (European Southern Observatory) | Resumo Bio e Jake Noel-Storr (University of Groningen) | Resumo e Bio .

(Novembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Ciência cidadã e comunicação de ciência",  Cristina Luís (CIUHCT e Departamento de História e Filosofia das Ciências / Ciências ULisboa) e Albano Soares (Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) | Sinopses das apresentações

(Setembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicação Institucional" – Notas e outras observações sobre a Newsletter de Ciências * O poder dos géneros jornalísticos & news@fmulSetembro 2020, com Ana Subtil Simões (Área de Comunicação e Imagem / Ciências ULisboa) e Joana Sousa (Gabinete Comunicação/ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) | Sinopses das apresentações

(Julho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Tertúlias e Wine cafes "Vinho com Ciência" – Desafios de comunicar ciência em ambiente de lazer,  Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine) | Sinopses das apresentações

(Junho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Pseudociência. Uma dor de cabeça​, João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa) | Sinopses das apresentações