Comunicadores de Ciência em Ciências

Formar comunidade de comunicadores de ciência

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assume como uma das suas principais missões a divulgação da investigação que se faz nas diversas áreas científicas. No sentido de fortalecer a comunicação de ciência na Faculdade, criámos a Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências. 

Para se inscrever na mailing list desta comunidade e receber informação sobre as iniciativas de comunicação de ciência (Encontros de Comunicação em Ciência(s) e Iniciativas futuras), preencher este formulário. 

No âmbito desta iniciativa organizamos diversas atividades, como encontros e formações que permitem a partilha de experiências, conhecimentos, ideias e projetos. Em curso temos a iniciativa Encontros de Comunicação em Ciência(s) e em breve dinamizaremos as Formações de Comunicação em Ciência(s).

Devido à atual situação pandémica, as sessões acontecem em formato online. 

Organização

  • Marta Daniela Santos

    Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c

  • Raquel Salgueira Póvoas

    Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa

  • João Retrê

    Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Nestes encontros, oradores convidados apresentam brevemente uma ou mais temáticas que são depois discutidas com todos os participantes. Esta iniciativa realiza-se de dois em dois meses e tem como público-alvo comunicadores, investigadores e interessados em comunicação de ciência.

Próximo Encontro (ONLINE):

Data e Tema a anunciar.

 

 

A ciência é de todos. Saber comunicá-la de forma clara e rigorosa é importante em qualquer momento, mas assume especial importância numa fase em que a ciência tem um papel cada vez mais central nos desafios globais que enfrentamos. Desta forma, organizamos uma oferta de formações breves na área, dirigida à comunidade Ciências ULisboa.

Próxima Formação (ONLINE):

Dia 24 de julho de 2021
14h - 19h

Destinatários: comunidade de Ciências ULisboa
Número de vagas: 30

Formadora: Renata Pinto - PR Influencer, Rede SciComPt (sócia).

Inscrição no valor de €10 para investigadores e docentes de Ciências ULisboa; €5 para estudantes de Ciências ULisboa.

Formulário para Inscrição

 

Neste workshop começaremos por fazer uma breve apresentação da dimensão e do alcance das redes sociais no mundo e em Portugal. Depois uma identificação de redes sociais e as suas diferenças: pessoais e profissionais para cientistas. E posteriormente vamos expor os primeiros passos para passar à prática: definir o público-alvo e os objetivos para a criação de uma estratégia, o que dizer em cada uma das redes. O primeiro exercício prático será a definição estratégica e a resposta a um questionário de Kick off. De seguida falaremos também dos requisitos para a utilização de imagens em cada rede e de bancos de imagem, bem como ferramentas gratuitas para imagens e vídeo. Por fim, vamos analisar um plano editorial mensal para redes sociais (FB/Insta/Twitter) para visualizar a importância da diversidade de conteúdos. Terminando com um exercício para elaboração de conteúdos diferentes para cada uma das redes.

 

Biografia

Renata Pinto é Managing Partner na PR INFLUENCER onde gere clientes como AICSO, Biocodex, Conselho Nacional de Saúde, IVI, Servier, Sociedade Portuguesa de Hipertensão e SureScreenDiagnostics. Foi Business Manager na Float PR onde trabalhou clientes como Amgen, APAH, Crioestaminal, Ferring e Merck. Esteve responsável pela comunicação e pelo marketing do Labluxor e da Clínica Anti-aging. Esteve 9 anos na GCI, os últimos como Health Client Director e sob a sua coordenação estavam clientes como IMS Health, Health Cluster Portugal, Novartis, Praxair, Pfizer, entre outros. 
    
A sua carreira iniciou-se no jornalismo onde até 2002 integrou a Edimpresa, passando pela VISÃO e pelo departamento de Internet. Na mesma altura, colaborou com as revistas SOS Saúde e Viver com Saúde. Em 2002 integra a atual ATREVIA, no papel de Senior Account. De seguida assume a direção de comunicação e marketing dos laboratórios Labluxor, em 2004, e integra a agência Porter Novelli, em 2005.

Renata Pinto fez o curso de jornalismo do Expresso e o Atelier de Imprensa do CENJOR. Licenciou-se em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa. Realizou o curso de Tratamento Informativo de Assuntos Relativos ao Medicamento e aos Produtos de Saúde organizado pelo INFARMED e CENJOR.

De forma a manter atualizados os seus conhecimentos realizou uma pós-graduação em Comunicação Institucional e o Mestrado Comunicação em Saúde na Faculdade de Medicina de Lisboa. Tem aprofundado os conhecimentos em Public Affairs no Chartered Institute of Public Relations, em Londres. Em 2018 o foco foi o update na área digital com a certificação do Atelier de Marketing Digital da Google e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e depois em 2019 aprofundar a importância da estratégia digital com o curso Doing Digital da NOVA SBE. 

 

Iniciativas futuras


  • Comunica Ciências (mais informações brevemente)
  • Mapping practices, motivations and limitations towards Science Communication (mais informações brevemente)

 

Sugestões - Eventos Externos de discussão sobre comunicação de ciência


(em permanente atualização)

 

Atividades Passadas


(Junho 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicar Ciência para crianças e jovens - Desafios e oportunidades", Joana Moscoso (Native Scientist) | Bio, Mariana Alves e Rafael Galupa (Cartas com Ciência) | Bios e Joana Loureiro (Bio) e Rodrigo Abreu (Bio) (LAB in a BOX). Convidados: Ana Teles, Carolina Peralta, Carla Sousa e Yuri Bumba.

(Junho 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Escrever sobre ciência — o uso da escrita jornalística em ciência.​", Rita Ponce - Instituto Politécnico de Setúbal (Prof Adjunta convidada), cE3c (colaboradora externa), Science writer e fact checker (freelancer) | Resumo e Bio .

(Abril 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Um cientista e um jornalista entram num bar...boas práticas de diálogo entre investigadores e média.​", Rita Ferreira - InnovPlantProtect (Gestora de Comunicação), NOVA FCSH / ITQB NOVA (Mestranda), Rede SciComPt (sócia) | Resumo e Bio .

(Março 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Desafios de comunicar ciência: incerteza e desinformação em tempos de pandemia", Joana Sá (IST-UL, LIP) | Resumo e Bio, Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) | Resumo e Bio e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) |  Resumo e Bio .

(Janeiro 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Inclusão e Equidade em Comunicação de Ciência", Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia) | Resumo e Bio, Francesca Primas (European Southern Observatory) | Resumo Bio e Jake Noel-Storr (University of Groningen) | Resumo e Bio .

(Novembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Ciência cidadã e comunicação de ciência",  Cristina Luís (CIUHCT e Departamento de História e Filosofia das Ciências / Ciências ULisboa) e Albano Soares (Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) | Sinopses das apresentações

(Setembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicação Institucional" – Notas e outras observações sobre a Newsletter de Ciências * O poder dos géneros jornalísticos & news@fmulSetembro 2020, com Ana Subtil Simões (Área de Comunicação e Imagem / Ciências ULisboa) e Joana Sousa (Gabinete Comunicação/ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) | Sinopses das apresentações

(Julho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Tertúlias e Wine cafes "Vinho com Ciência" – Desafios de comunicar ciência em ambiente de lazer,  Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine) | Sinopses das apresentações

(Junho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Pseudociência. Uma dor de cabeça​, João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa) | Sinopses das apresentações

(Maio 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Futuros Cientistas a Comunicar Ciência, João Retrê (IAstro - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Ciências ULisboa) e Pedro Russo (Leiden University)  | Sinopses das apresentações

(Janeiro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Jornalismo de Ciência, Rui Agostinho (Ciências ULisboa) e Teresa Firmino (Público)