Comunicadores de Ciência em Ciências

Formar comunidade de comunicadores de ciência

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa assume como uma das suas principais missões a divulgação da investigação que se faz nas diversas áreas científicas. No sentido de fortalecer a comunicação de ciência na Faculdade, criámos a Comunidade de Comunicadores de Ciência em Ciências.

Para se inscrever na mailing list desta comunidade e receber informação sobre as iniciativas de comunicação de ciência (Encontros de Comunicação em Ciência(s) e Iniciativas futuras), preencher este formulário.

No âmbito desta iniciativa organizamos diversas atividades, como encontros e formações que permitem a partilha de experiências, conhecimentos, ideias e projetos. Em curso temos a iniciativa Encontros de Comunicação em Ciência(s) e em breve dinamizaremos as Formações de Comunicação em Ciência(s).

Devido à atual situação pandémica, as sessões acontecem em formato online.

• Marta Daniela Santos

Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c

• Raquel Salgueira Póvoas

Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa

• João Retrê

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

Nestes encontros, oradores convidados apresentam brevemente uma ou mais temáticas que são depois discutidas com todos os participantes. Esta iniciativa realiza-se de dois em dois meses e tem como público-alvo comunicadores, investigadores e interessados em comunicação de ciência.

Comunicar Ciência para crianças e jovens - Desafios e oportunidades.

Link para Inscrição

Oradores: Joana Moscoso (Native Scientist) | Bio, Mariana Alves e Rafael Galupa (Cartas com Ciência) | Bios e Joana Loureiro (Bio) e Rodrigo Abreu (Bio) (LAB in a BOX).

Convidados: Ana Teles, Carolina Peralta, Carla Sousa e Yuri Bumba.

As crianças têm uma curiosidade natural pelo mundo que as rodeia, em todas as áreas. A ciência vive da curiosidade, pelo que ter um contacto próximo com a ciência desde uma tenra idade, e ter uma diversidade de cientistas como exemplos, pode não só contribuir para que as crianças cresçam questionando de forma mais ativa o mundo que as rodeia, como também transmitir que seguir ciência é possível para elas, se assim o quiserem no futuro. No entanto, fatores económicos ou sociais, entre outros, podem condicionar o contacto das crianças com a ciência.

Nesta sessão, vamos dar a conhecer alguns projetos, de âmbito nacional e internacional, que têm como ponto em comum comunicar ciência para este público exigente. Que desafios encontram? Como é que os cientistas podem ter um papel ativo a comunicar e a inspirar gerações mais novas?”

Link para Inscrição

A ciência é de todos. Saber comunicá-la de forma clara e rigorosa é importante em qualquer momento, mas assume especial importância numa fase em que a ciência tem um papel cada vez mais central nos desafios globais que enfrentamos. Desta forma, organizamos uma oferta de formações breves na área, dirigida à comunidade Ciências ULisboa.

Próxima Formação (ONLINE):

Data e Tema a anunciar.

Iniciativas futuras

• Comunica Ciências (mais informações brevemente)
  • Mapping practices, motivations and limitations towards Science Communication (mais informações brevemente)

Sugestões - Eventos Externos de discussão sobre comunicação de ciência

24-25 junho 2021: Congresso SciComPt 2021 | Inscrições até 18 junho 2021

(em permanente atualização)

Atividades Passadas

(Junho 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Escrever sobre ciência — o uso da escrita jornalística em ciência.​", Rita Ponce - Instituto Politécnico de Setúbal (Prof Adjunta convidada), cE3c (colaboradora externa), Science writer e fact checker (freelancer) | Resumo e Bio .

(Maio 2021) Formação Comunicação em Ciência(s) - "Um cientista e um jornalista entram num bar...boas práticas de diálogo entre investigadores e média.​", Rita Ferreira - InnovPlantProtect (Gestora de Comunicação), NOVA FCSH / ITQB NOVA (Mestranda), Rede SciComPt (sócia) | Resumo e Bio .

(Março 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Desafios de comunicar ciência: incerteza e desinformação em tempos de pandemia", Joana Sá (IST-UL, LIP) | Resumo e Bio, Marta Marques (Trinity College Dublin, University College London e NMS) | Resumo e Bio e Pedro Simas (IMM João Lobo Antunes, FMUL, UCP) |  Resumo e Bio .

(Janeiro 2021) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Inclusão e Equidade em Comunicação de Ciência", Amelia Ortiz-Gil (Universidad de Valencia) | Resumo e Bio, Francesca Primas (European Southern Observatory) | Resumo Bio e Jake Noel-Storr (University of Groningen) | Resumo e Bio .

(Novembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Ciência cidadã e comunicação de ciência",  Cristina Luís (CIUHCT e Departamento de História e Filosofia das Ciências / Ciências ULisboa) e Albano Soares (Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal) | Sinopses das apresentações

(Setembro 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - "Comunicação Institucional" – Notas e outras observações sobre a Newsletter de Ciências * O poder dos géneros jornalísticos & news@fmulSetembro 2020, com Ana Subtil Simões (Área de Comunicação e Imagem / Ciências ULisboa) e Joana Sousa (Gabinete Comunicação/ Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa) | Sinopses das apresentações

(Julho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Tertúlias e Wine cafes "Vinho com Ciência" – Desafios de comunicar ciência em ambiente de lazer,  Andreia Figueiredo (Ciências ULisboa) e Paula Silva (ICBAS.UPorto / Science & Wine) | Sinopses das apresentações

(Junho 2020) Encontros de Comunicação em Ciência(s) - Pseudociência. Uma dor de cabeça​, João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa) | Sinopses das apresentações