Encontros de Comunicação em Ciência(s)

Confiança na Ciência: o panorama em Portugal e no mundo

Transmissão através de Videoconferência
Banner do evento

Estudos recentes a nível europeu e internacional [1,2] têm demonstrado que a confiança na ciência e nos cientistas, bem como o interesse por saber mais sobre ciência, tem vindo a aumentar de forma significativa nos últimos anos. Nove em cada dez cidadãos europeus (86%) pensa que o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade é positivo; em Portugal, este valor é de 99%, registando um aumento de 30% face a 2013, o maior entre os países europeus [1]. Aliás, vários indicadores em Portugal são superiores à média europeia.

A resposta à pandemia que atravessamos terá certamente contribuído para este panorama, ao recordar o papel fundamental da ciência e trazer os cientistas para uma presença mais frequente na comunicação social (esta presença deverá, no entanto, ser sempre encarada com responsabilidade e reflexão face à mensagem que se pretende transmitir). Estará o sucesso de Portugal na adesão à vacinação também relacionado com a crescente confiança dos portugueses na ciência e nos cientistas?

Neste Encontro, vamos conversar sobre a visão dos portugueses sobre os cientistas e a ciência. Como é que se informam sobre ela? Com que doses de otimismo - e reserva - é que estes resultados devem ser olhados? De que forma é que as instituições científicas têm apostado na comunicação de ciência como uma das suas missões, e como é que as políticas para a ciência devem (continuar a) estimular a proximidade entre a ciência e a sociedade?

[1] Special Eurobarometer 516 (2021)
[2] Wellcome Global Monitor 2020

Recebemos como oradoras convidadas Joana Lobo Antunes (Instituto Superior Técnico - ULisboa), Marta Entradas (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa) e Rosalia Vargas (Agência Ciência Viva).

A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia. O link Zoom será enviado aos inscritos.

Inscrições

15h00