Encontros de Comunicação em Ciência(s)

Confiança na Ciência: o panorama em Portugal e no mundo

Transmissão através de Videoconferência
Banner do evento

Estudos recentes a nível europeu e internacional [1,2] têm demonstrado que a confiança na ciência e nos cientistas, bem como o interesse por saber mais sobre ciência, tem vindo a aumentar de forma significativa nos últimos anos. Nove em cada dez cidadãos europeus (86%) pensa que o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade é positivo; em Portugal, este valor é de 99%, registando um aumento de 30% face a 2013, o maior entre os países europeus [1]. Aliás, vários indicadores em Portugal são superiores à média europeia.

A resposta à pandemia que atravessamos terá certamente contribuído para este panorama, ao recordar o papel fundamental da ciência e trazer os cientistas para uma presença mais frequente na comunicação social (esta presença deverá, no entanto, ser sempre encarada com responsabilidade e reflexão face à mensagem que se pretende transmitir). Estará o sucesso de Portugal na adesão à vacinação também relacionado com a crescente confiança dos portugueses na ciência e nos cientistas?

Neste Encontro, vamos conversar sobre a visão dos portugueses sobre os cientistas e a ciência. Como é que se informam sobre ela? Com que doses de otimismo - e reserva - é que estes resultados devem ser olhados? De que forma é que as instituições científicas têm apostado na comunicação de ciência como uma das suas missões, e como é que as políticas para a ciência devem (continuar a) estimular a proximidade entre a ciência e a sociedade?

[1] Special Eurobarometer 516 (2021)
[2] Wellcome Global Monitor 2020

Recebemos como oradoras convidadas Joana Lobo Antunes (Instituto Superior Técnico - ULisboa), Marta Entradas (ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa) e Rosalia Vargas (Agência Ciência Viva).

A participação é aberta a todos os interessados, mediante inscrição prévia. O link Zoom será enviado aos inscritos.

Are you a BSc or MSc student interested in Soft Matter, Non-linear Dynamics and Waves or Particle Physics?

Logótipo do EVM 2024

O Programa de Estágios de Matemática EVM 2024 é uma iniciativa inovadora promovida pelo DM-FCUL, que proporciona a estudantes que estão a terminar o 2.º ou o 3.º ano de licenciaturas nas áreas da Matemática, F

Lisbon AI Seminar, por Gloria Andrada (IFILNOVA).

Logótipo do EVM 2024

Por Bruno Loff (DM Ciências ULisboa, LASIGE e CMAFcIO).

Por Jamerson Douglas Bezerra (Nicolaus Copernicus University).

titulo e data do evento

16th National Physical Chemistry Meeting (16ENQF) and 5th Computational Chemistry Symposium., Ciências ULisboa - July 17-19, 2024

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Terá lugar, de 24 a 26 de julho, em Ciências ULisboa, conferência "MIC- STAND: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization. O evento é organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.