Ferramenta de plágio - Urkund

O que é

O Urkund é uma ferramenta de deteção de plágio que permite aos docentes avaliarem o grau de compatibilidade percentual do texto analisado (submetido pelos alunos) com outras fontes e textos partilhados em vários sites.

 

Como funciona

A ferramenta de plágio pode ser utilizada de duas maneiras:

  • através do envio de uma mensagem eletrónica, juntamente com um documento, para um endereço de análise. O endereço de análise é da forma username.ul@analysis.urkund.com e está associado a um endereço de Ciências (neste caso: username@fc.ul.pt). Tudo o que é enviado para o endereço de análise como anexo (odt, pdf, doc, docx, txt, rtf) é analisado e o resultado da avaliação é enviado para o endereço associado;
  • através da plataforma Moodle. O moodle também permite a submissão de documentos, desde que esteja previamente configurado o endereço de análise na página da unidade curricular.

 

Como obter um endereço de análise

A atribuição de endereços de análise é feita manualmente sendo que o processo começa com um pedido de suporte via correiro eletrónico para  suporte@ciencias.ulisboa.pt. No pedido deverá referenciar que pretende uma conta para o Urkund e enviar os seguintes dados: o seu nome e endereço de correio eletrónico (username@fc.ul.pt).

Os docentes recebem um e-mail do urkund, a informá-los que têm 72h para ativar o endereço de análise seguindo um link. Passado este período, tem que enviar novamente um pedido para reativar a conta.

 

Notas

A atribuição de endereços de análise é feita pela Reitoria.

O acesso ao Urkund apenas é atribuído a Docentes e Investigadores.