A Matemática Inspira-me! - Programa de outono

Sala 6.2.33, Ciências ULisboa
Fotografia de árvores com cores outonais e bancos de jardim
Maria Manuel Torres

Estudantes de pós-graduação em Matemática de CIÊNCIAS falam, de forma descontraída e informal, sobre o seu trabalho: o que os entusiasma, onde estão os principais desafios, as portas que se abrem...

Convidamos-vos a partilhar connosco estes momentos de inspiração e convívio. 

Às 17h30 teremos um lanche e por volta das 18h00, o Diogo Abreu, estudante do Doutoramento em Matemática, falar-nos-á do seu percurso académico e também daquilo que o entusiasma no presente.

O equilíbrio entre a Matemática e a Vida Académica

Ao longo do nosso percurso académico, é normal vivermos momentos de maior stress e pressão. Felizmente, a universidade oferece uma ampla gama de núcleos e atividades extracurriculares que nos ajudam a conhecer novas pessoas, aliviar a cabeça e explorar interesses além daquilo que estamos a estudar. 

Desde que entrei na faculdade, faço parte da VicenTuna, a Tuna da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, e da PRAXE do Departamento de Matemática. Nesta sessão do Matemática Inspira-me, gostaria de partilhar um pouco sobre a minha jornada em Matemática e como essas atividades extracurriculares contribuíram para o meu desenvolvimento ao longo da minha vida académica. 

Para que não fiquem com a ideia de que estas atividades são mais importantes que o próprio curso, vou também falar um pouco sobre os meus interesses na Matemática e como os descobri. Em particular, apresentarei alguns conceitos básiscos sobre Autómatos, Pseudovariedades e Linguagens Formais, que têm sido as áreas de estudo que mais tenho explorado nos últimos anos.

17h30
Departamento de Matemática | Ciências ULisboa
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.