Seminário

Study of biomarkers in Multiple Myeloma

A statistical approach for longitudinal assessment of extracellular vesicles and its prognostic value

Transmissão através de Videoconferência

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Bioestatística, por Carolina Pestana (Fundação Champalimaud & Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Ao longo dos anos, registaram-se melhorias significativas no campo oncológico. Estamos atualmente a caminhar para uma medicina mais orientada para o paciente, com o objetivo de monitorizar e acompanhar constantemente a evolução da condição de cada doente. No caso particular do Mieloma Múltiplo, sabemos que pacientes com prognósticos semelhantes podem apresentar outcomes heterogéneos. Isto indica que os mecanismos prognósticos atuais, embora úteis, não são suficientemente precisos. Neste sentido, o estudo de vesículas extracelulares surge como um mecanismo de prognóstico e acompanhamento dos pacientes. Neste projeto, baseado num total de 102 pacientes monitorizados durante um período mediano de 2 anos e utilizando a variável EVs Cargo (correspondente à proporção proteína:partícula) como representativa das vesículas extracelulares, pudemos  provar que, à entrada do estudo, os pacientes que apresentam EVs Cargo > 0,6 µg/108 partículas (alto risco) têm um prognóstico significativamente pior do que os pacientes com EVs Cargo ≤ 0,6 µg/108 partículas (baixo risco). Além disso, foi possível observar que os doentes com SMM de alto risco têm, ao longo do tempo, um prognóstico pior do que os doentes com MM de baixo risco e, em certa medida, até pior do que os doentes com MM de alto risco. Por outro lado, e tendo em conta o ponto de corte estabelecido, foi possível verificar que os doentes que, com o tempo, manifestam uma depleção dos níveis de IgA, níveis elevados de sFLC lambda e um curto tempo em resposta têm maiores chances de apresentar EVs Cargo High e, em consequência, um pior prognóstico. A qualidade do ajustamento do modelo foi verificada pela curva ROC e pela medição da AUC. Além disso, a validade dos resultados obtidos foi verificada pela análise da expressão diferencial de proteínas entre os níveis das variáveis incluídas no modelo, mas também pela comparação de proteínas entre dadores saudáveis e doentes. Através desta abordagem, foi possível não só validar o EVs Cargo como um biomarcador de prognóstico, mas também enquanto mecanismo de acompanhamento dos doentes ao longo do curso natural da sua doença. Embora estes resultados careçam de validação numa coorte maior e seguida durante mais tempo, acreditamos que esta poderá ser uma nova ferramenta a ser utilizada como o primeiro sinal de alarme da deterioração do estado de saúde do doente, permitindo exames mais completos em tais casos.

Palavras-Chave: Modelo longitudinal, análise de sobrevivência, expressão proteica, vesículas extracelulares, mieloma múltiplo.


Transmissão em direto via Zoom.

18h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa
Fotografia de plantas

Pre-proposals submission until 30 November 2021, 15:00 CET(local time in Brussels).

Solid Earth Seminar, por Pedro Dinis (University of Coimbra & Marine and Environmental Sciences Centre - MARE, Portugal).

Cartaz do evento

A conferência, dedicada ao tema "A Health Research Agenda Towards 2030", insere-se no evento “Novos Desafios em Saúde na ULisboa” da redeSAÚDE da Universidade de Lisboa.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Ania Maciolek (Max-Planck-Institut für Intelligente Systeme and IV. Institut für Theoretische Physik, Universität Stuttgart, Germany / Institute of Physical Chemistry, Polish Academy of Sciences, Warsaw, Poland).

O evento tem como tema central o "Conhecimento ao serviço das áreas classificadas" e marca o seu regresso ao formato presencial, mas com a possibilidade de participação online!

Logótipo do evento, sobre um fundo escuro

Um dia de aprendizagem, reflexão e confronto de perspetivas.

Hi-Phi Seminar, por Bruno Jacinto (CFCUL) e Henrique Leitão (CIUHCT).

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Introdução aos Recursos Naturais Vegetais, por Luís Bonifácio (INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária).

A iniciativa conta com a participação de Luís Saraiva (Ciências ULisboa).

A iniciativa conta com a participação de Maria João Verdasca (cE3c, Ciências ULisboa).

Geometry Webinar, por João Pedro dos Santos (Universidade de Paris-Sorbonne e Universidade de Montpellier).

Imagem ilustrativa do evento (saúde e medicina)

Webinars da redeSAÚDE, de participação gratuita (mediante inscrição prévia).

Cartaz do evento

A Feira Internacional dos Minerais, Gemas e Fósseis está de regresso ao Museu Nacional de História Natural e da Ciência!

Conversa com Galopim de Carvalho.

Logótipo do projeto

Bioecosys brings together expertise and experience in forest ecosystem management and economics to communicate recent findings and to accelerate the transfer of knowledge and best practices to stakeholders and forest actors.

Workshop promovido pelo GAPsi - Gabinete de Apoio Psicopedagógico.

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Introdução aos Recursos Naturais Vegetais, por Jorge Faria (INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária / MED - Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento).

Imagem alusiva ao evento

This Workshop will gather specialists in the field of Combinatorial Optimization, from several countries, to present and discuss recent research work around this subject. Luís Gouveia, coordinator of CMAFcIO and José Rui Figueira, president of CEG-IST will present the Opening Session.

Sessão de apresentação do livro coordenado por José Almeida Silva (IDL / Ciências ULisboa).

Conversa com Galopim de Carvalho.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, oradora, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Cristina Nobre Soares.

Workshop promovido pelo GAPsi - Gabinete de Apoio Psicopedagógico.

Imagem alusiva ao evento

The training program will provide industry and academia the technological and scientific pathways required for deployment of sustainable cost-effective large scale energy storage and conversion powered by renewable energies.

Logótipo dos Prémios, sobre um fundo azul escuro

Candidaturas a decorrer até 15 de dezembro de 2021.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Céline Paillette (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne).

Páginas