Seminário

Study of biomarkers in Multiple Myeloma

A statistical approach for longitudinal assessment of extracellular vesicles and its prognostic value

Transmissão através de Videoconferência

Seminário no âmbito da Unidade Curricular de Bioestatística, por Carolina Pestana (Fundação Champalimaud & Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa).

Ao longo dos anos, registaram-se melhorias significativas no campo oncológico. Estamos atualmente a caminhar para uma medicina mais orientada para o paciente, com o objetivo de monitorizar e acompanhar constantemente a evolução da condição de cada doente. No caso particular do Mieloma Múltiplo, sabemos que pacientes com prognósticos semelhantes podem apresentar outcomes heterogéneos. Isto indica que os mecanismos prognósticos atuais, embora úteis, não são suficientemente precisos. Neste sentido, o estudo de vesículas extracelulares surge como um mecanismo de prognóstico e acompanhamento dos pacientes. Neste projeto, baseado num total de 102 pacientes monitorizados durante um período mediano de 2 anos e utilizando a variável EVs Cargo (correspondente à proporção proteína:partícula) como representativa das vesículas extracelulares, pudemos  provar que, à entrada do estudo, os pacientes que apresentam EVs Cargo > 0,6 µg/108 partículas (alto risco) têm um prognóstico significativamente pior do que os pacientes com EVs Cargo ≤ 0,6 µg/108 partículas (baixo risco). Além disso, foi possível observar que os doentes com SMM de alto risco têm, ao longo do tempo, um prognóstico pior do que os doentes com MM de baixo risco e, em certa medida, até pior do que os doentes com MM de alto risco. Por outro lado, e tendo em conta o ponto de corte estabelecido, foi possível verificar que os doentes que, com o tempo, manifestam uma depleção dos níveis de IgA, níveis elevados de sFLC lambda e um curto tempo em resposta têm maiores chances de apresentar EVs Cargo High e, em consequência, um pior prognóstico. A qualidade do ajustamento do modelo foi verificada pela curva ROC e pela medição da AUC. Além disso, a validade dos resultados obtidos foi verificada pela análise da expressão diferencial de proteínas entre os níveis das variáveis incluídas no modelo, mas também pela comparação de proteínas entre dadores saudáveis e doentes. Através desta abordagem, foi possível não só validar o EVs Cargo como um biomarcador de prognóstico, mas também enquanto mecanismo de acompanhamento dos doentes ao longo do curso natural da sua doença. Embora estes resultados careçam de validação numa coorte maior e seguida durante mais tempo, acreditamos que esta poderá ser uma nova ferramenta a ser utilizada como o primeiro sinal de alarme da deterioração do estado de saúde do doente, permitindo exames mais completos em tais casos.

Palavras-Chave: Modelo longitudinal, análise de sobrevivência, expressão proteica, vesículas extracelulares, mieloma múltiplo.


Transmissão em direto via Zoom.

18h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Nesta atividade será possível visitar alguns laboratórios do MARE, de modo a perceber o seu funcionamento e a investigação que aí é conduzida.

Ciência fresquinha? Temos. Uma bebida a acompanhar? Também!

Título do evento, logótipo da Unite! e representação de mão a escrever uma carta

A ULisboa recebe um evento solidário de angariação de fundos para as Bolsas Alumni Solidário, no contexto da Unite! e da sua promoção da inclusão e do bem-estar no campus.

Será que sabes fazer a reciclagem? Será que conheces todos os 10 Rs da sustentabilidade?

Logótipos de Ciências ULisboa/GAPsi e calendarização das palestras

Uma conversa sobre regulação emocional.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gemma Cirac-Claveras (Institut d'Història de la Ciència - Barcelona).

Alguma vez te questionaste como é que a eletrónica que nos rodeia é feita?

Título/data/local do evento e logótipos das entidades envolvidas

Uma viagem em que os visitantes terão a oportunidade de conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho - os lugares onde estão instaladas as nossas experiências, de onde chegam os dados que analisamos, onde estão (ou estarão) instalados os detetores que construímos, onde é aplicada a investigação que se faz no LIP.

A inteligência artificial (IA) tem estado no centro das atenções devido ao seu rápido desenvolvimento e potencial transformador em todas as áreas da sociedade, nomeadamente no sector da educação.

Título/data/local do evento e fotografia de profissional de saúde a interagir com um paciente, em tons sépia

Com foco na promoção de cuidados de saúde centrados no doente, a conferência pretende mobilizar a comunidade e o ecossistema da ULisboa para discutir estratégias e tendências na área, bem como atuais e futuras iniciativas de investigação clínica e de dados com vista à prestação de cuidados de elevado valor.

Data Science Seminar, por Nuno Neves (LASIGE/DI-FCUL).

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Durante este dia, acesso gratuito ao Museu, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical.

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

A iniciativa reúne estudantes e investigadores que apresentam e discutem trabalhos de investigação em curso, e novas propostas e ideias nas áreas da mente, cérebro e cognição.

Representação futurista de sistema de produção agrícola

Conferência Anual do Colégio F3 e da Rede Agro da Universidade de Lisboa.

IDL Lecture, por John Clinton (ETHZ).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por James Kennedy (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Queres explorar diferentes áreas da Matemática de forma descontraída?

Seminário de Lógica Matemática, por Maria Beatrice Buonaguidi (King's College London).

O curso, a decorrer de 26 a 29 de novembro, destina-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens.

Título/data/local do evento, logótipos DGES/ULisboa e fotografia de pormenor de docente a corrigir testes

O workshop visa identificar estratégias práticas que promovem a eficácia do estudo perante o aproximar de períodos avaliativos.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Paula Alexandra Lopes (Faculdade de Medicina Veterinária - FMV - Universidade de Lisboa; Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health - CIISA).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Lin Yun (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade em Ecologia), por Celso José Miguel Paulo.

Join us for a discussion on the challenges and opportunities of developing and implementing sustainable marine spatial planning (MSP) and management around the globe. With international experts from Brazil, USA, Spain and Portugal as guest speakers!

Páginas