60 Minutos de Ciência

Quanto lixo há na sua praia?

MUHNAC, Lisboa
60 Minutos de Ciência "Quanto lixo há na sua praia?"

Esta sessão explora as origens, distribuição e os diversos impactos do lixo marinho e dos microplásticos nos oceanos, quer do ponto de vista económico, quer ecológico e ambiental.

Será abordada a situação do lixo marinho na costa portuguesa, quais os objetos mais encontrados e como podemos agir para prevenir ou reduzir o problema.

Em concreto focar-nos-emos numa plataforma online (lixomarinho.app) para contagem do lixo marinho que pode ser utilizada por qualquer pessoa que, no âmbito da ciência cidadã, queira participar no retrato do lixo marinho na costa portuguesa.


Nota biográfica

Paula Sobral - Bióloga, Doutorada em Ciências do Ambiente, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente) e investigadora do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.

Desenvolve investigação em microplásticos e lixo marinho desde 2008 e tem várias publicações científicas sobre o tema. Foi coordenadora do projeto pioneiro “Poizon - Microplásticos e poluentes persistentes. Uma dupla ameaça à vida no mar”, e de vários projetos ao nível nacional como o projeto europeu "MARLISCO - Juntos por um mar sem lixo - sensibilização social e co-responsabilização nos mares europeus", e nos consórcios europeus "BASEMAN - Microplastics Analysis in European Waters", e "PLASTOX - Direct and indirect ecotoxicological impacts of microplastics on marine organisms". Perita em microplásticos da FCT-MCTES, é membro do GESAMP (Joint Group of Experts on the Scientific Aspects of Marine Environmental Protection - United Nations) e integra o grupo de peritos do 2nd World Ocean Assessment das Nações Unidas tendo colaborado com várias instituições e agências governamentais na implementação da Diretiva Quadro Estratégia Marinha.Fundadora e Presidente da Associação Portuguesa do Lixo Marinho, promove e desenvolve atividades de divulgação e comunicação de ciência à sociedade sobre o tópico do lixo marinho e dos microplásticos.

17h30
Logótipo das Comemorações do Dia Internacional do Microrganismo

As comemorações contam com diversas iniciativas, a ter lugar um pouco por todo o país, Europa e América do Sul - incluindo várias organizadas pelo cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

Imagem ilustrativa do evento, acompanhada de várias informações (título, dia, hora, local e entidades intervenientes)

The GROW Observatory is one of four Citizen Observatories funded by the European Commission in the framework of the Horizon 2020 research and innovation programme and is led by a consortium of 18 partner organisations.

Por B. Shapiro (Stockholm University).

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Palavra "ULisboa" sobre um fundo negro

A Cerimónia de Abertura do Ano Académico 2019/2020 da ULisboa terá o seguinte programa:

  • 15h30 - Sessão Solene de Abertura do Ano Académico
  • 17h00 - Porto de Honra

Por Karla Peña Ramírez (University of Antofagasta, Chile).

Informações relativas ao evento (título, data, hora, local, orador), sobre um fundo azul

Num mundo cada vez mais desperto para os perigos e consequências que a excessiva utilização de plásticos representa nas nossas vidas, deparamo-nos com a necessidade de produzir alternativas mais sustentáveis e de encontrar formas eficientes de as degradar.

Por Gil Penha-Lopes e Daniel Melo-Mattos (CCIAM-cE3c).

Por Grigorios Chachamis (LIP).

Mapa antigo

Por Joaquim Alves Gaspar e Henrique Leitão (CIUHCT, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Andreia Filipa Almeida Henriques defende a tese "Regulation of glucose uptake in mammalian cells by protein phosphorylation networks".

Decorrerão, durante a conferência, sessões práticas sobre o uso de ferramentas avançadas de computação e processamento de dados em infraestruturas distribuídas.

Por Paulo Oliva (Queen Mary, University of London).

Pedro Miguel dos Santos Pinto defende a tese "Proof mining with the bounded functional interpretation".

Por André Abath (Universidade Federal Minas Gerais Belo Horizonte).

Joana Teresa de Almeida Fernandes defende a tese "Avaliação do risco cardiovascular na Atividade Seguradora".

Logótipo associado à frase "CASE STUDY RESISTIR", sobre um fundo branco

A emergência de "hospitais inteligentes" proporciona a oportunidade para a implementação na área das doenças infecciosas dos novos sistemas de medicina preditiva, personalizada, preventiva e participativa (P4 Medicine).

Logótipo da Noite Europeia dos Investigadores, sobre um fundo branco

Ciência na cidade é o tema da Noite Europeia dos Investigadores do biénio 2018-2019, o qual pretende aproximar investigadores e sociedade em atividades preparatórias e durante as noites da última sexta-feira de setembro.

Imagem de uma sweatshirt azul, com o logótipo estampado do Programa Erasmus +

Estágios para recém-graduados: Candidaturas online de 01 a 30 de setembro de 2019.

Diogo Miguel dos Santos Martins defende a dissertação "Assessment of the spatio-temporal variability and estimation accuracy of drought indices and evapotranspiration".

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Pôr-do-sol em Lisboa

Lisboa será palco da Primeira Conferência Internacional Comunidades de Energia.

A conferência é organizada pela Coopérnico - Cooperativa de Energias Renováveis, através do projeto COMPILE, e pelo grupo CCIAM do cE3c, FCUL, através dos projetos PROSEU e BEACON.

Almoços com Ciências

Especialistas de Ciências ULisboa conversam informalmente sobre temas atuais, durante o almoço.

Páginas