Seminário Final do Programa Territorial +SOLO +VIDA e do Projeto LandUnderPressure

Pavilhão Multiusos de Mértola

O evento assinala o encerramento e a sinergia de dois projetos cofinanciados pelo EEA Grants, com atuação comum na problemática da erosão dos solos e no combate à desertificação no Baixo Alentejo.

Na sessão, serão divulgados dados inéditos e os resultados das diferentes ações implementadas com potencial de replicação às escalas local e territorial. Em ambos os projetos foram propostas estratégias de resposta ao declínio do montado e à perda de produtividade das explorações agrosilvopecuárias, num contexto de adaptação e mitigação às alterações climáticas. 

 

Programa Territorial +SOLO +VIDA 

Implementado em 94 hectares do Parque Natural do Vale do Guadiana, o Programa Territorial +SOLO +VIDA convidou 18 agricultores com explorações agrosilvopecuárias inseridas nesta área protegida a envolverem-se ativamente na preservação do solo, numa melhor gestão dos recursos hídricos e na regeneração do montado, através da implementação de um conjunto de 10 boas práticas de combate à desertificação, adaptação e mitigação às alterações climáticas. Como elo de ligação entre os agricultores e as várias entidades existentes neste território foi desenhado e testado um modelo de governança participativo. Neste projeto piloto coordenado pela ADPM, tendo como parceiros a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Universidade do Algarve, a NBI - Natural Business Intelligence, a International Development Norway e a colaboração do MED-Universidade de Évora, foi ainda desenvolvido um estudo económico sobre os custos e benefícios para o agricultor das ações implementadas com potencial de replicação.

LandUnderPressure 

O projeto LandUnderPressure centrou-se nas áreas de montado de sobreiro e azinheira, tendo como objetivo contribuir para evitar, mitigar e restaurar áreas sob pressão para combater a desertificação e aumentar a resiliência às alterações climáticas. O projeto foi desenvolvido a 2 escalas. À escala regional, que abarca todas as zonas do Alentejo mais árido, foi determinado o nível de produtividade de referência do montado, e a sua tendência de aumento ou diminuição nos últimos anos, para apoiar as políticas de Neutralidade da Degradação das Terras. À escala local, envolveu a implementação de um ensaio piloto de restauro na Herdade da Coitadinha em Barrancos, através da gestão do pastoreio. O objetivo foi promover a regeneração do montado e potenciar diversos serviços de ecossistema, tais como a fertilidade do solo e o controlo da erosão, a regulação climática e a biodiversidade, incluindo a valorização do turismo de natureza. O projeto é coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e foi desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança e com o Instituto de Conservação do Solo da Islândia, em colaboração com a Herdade da Coitadinha (EDIA). Os resultados do projeto permitem identificar as áreas mais vulneráveis à desertificação à escala regional, bem como quantificar os benefícios de diferentes medidas de restauro baseadas na gestão do pastoreio, para a saúde e serviços de ecossistema do montado.

09h30-16h00
Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Palestra de divulgação das atividades e oportunidades do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers).

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Susana Barbosa (INESC TEC, Porto, Portugal).

Logótipo CQE Days 2025

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Seminário de Lógica Matemática, por Eduardo Magalhães (Universidade do Porto).

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Páginas