Seminário Final do Programa Territorial +SOLO +VIDA e do Projeto LandUnderPressure

Pavilhão Multiusos de Mértola

O evento assinala o encerramento e a sinergia de dois projetos cofinanciados pelo EEA Grants, com atuação comum na problemática da erosão dos solos e no combate à desertificação no Baixo Alentejo.

Na sessão, serão divulgados dados inéditos e os resultados das diferentes ações implementadas com potencial de replicação às escalas local e territorial. Em ambos os projetos foram propostas estratégias de resposta ao declínio do montado e à perda de produtividade das explorações agrosilvopecuárias, num contexto de adaptação e mitigação às alterações climáticas. 

 

Programa Territorial +SOLO +VIDA 

Implementado em 94 hectares do Parque Natural do Vale do Guadiana, o Programa Territorial +SOLO +VIDA convidou 18 agricultores com explorações agrosilvopecuárias inseridas nesta área protegida a envolverem-se ativamente na preservação do solo, numa melhor gestão dos recursos hídricos e na regeneração do montado, através da implementação de um conjunto de 10 boas práticas de combate à desertificação, adaptação e mitigação às alterações climáticas. Como elo de ligação entre os agricultores e as várias entidades existentes neste território foi desenhado e testado um modelo de governança participativo. Neste projeto piloto coordenado pela ADPM, tendo como parceiros a Cooperativa Agrícola do Guadiana, a Universidade do Algarve, a NBI - Natural Business Intelligence, a International Development Norway e a colaboração do MED-Universidade de Évora, foi ainda desenvolvido um estudo económico sobre os custos e benefícios para o agricultor das ações implementadas com potencial de replicação.

LandUnderPressure 

O projeto LandUnderPressure centrou-se nas áreas de montado de sobreiro e azinheira, tendo como objetivo contribuir para evitar, mitigar e restaurar áreas sob pressão para combater a desertificação e aumentar a resiliência às alterações climáticas. O projeto foi desenvolvido a 2 escalas. À escala regional, que abarca todas as zonas do Alentejo mais árido, foi determinado o nível de produtividade de referência do montado, e a sua tendência de aumento ou diminuição nos últimos anos, para apoiar as políticas de Neutralidade da Degradação das Terras. À escala local, envolveu a implementação de um ensaio piloto de restauro na Herdade da Coitadinha em Barrancos, através da gestão do pastoreio. O objetivo foi promover a regeneração do montado e potenciar diversos serviços de ecossistema, tais como a fertilidade do solo e o controlo da erosão, a regulação climática e a biodiversidade, incluindo a valorização do turismo de natureza. O projeto é coordenado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e foi desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança e com o Instituto de Conservação do Solo da Islândia, em colaboração com a Herdade da Coitadinha (EDIA). Os resultados do projeto permitem identificar as áreas mais vulneráveis à desertificação à escala regional, bem como quantificar os benefícios de diferentes medidas de restauro baseadas na gestão do pastoreio, para a saúde e serviços de ecossistema do montado.

09h30-16h00

Geometry and Physics Seminar, por Ángel González Prieto (Univ. Complutense, Madrid).

Título/data/local/orador do evento e fotografia de arquivo de pessoas em S. Tomé e Príncipe

Seminário E3GLOBAL, por João Moreira da Silva (University of Cambridge).

Pormenor de duas pessoas a trabalharem em frente a um ecrã de computador

Ações de formação com o objetivo de desenvolver conhecimentos que permitam aos interessados a apresentação de candidaturas a oportunidades de financiamento disponibilizadas pelos programas European Innovation Council (EIC), European Research Council (ERC) e Horizon Europe (HE).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Silvia Di Marco (CFCUL).

Geometry and Physics Seminar, por Sean Lawton (George Mason Univ.).

Título/data/local do evento, sobre representação histórica da cidade de Lisboa

Um projeto que torna acessível a um público alargado a investigação desenvolvida no Centro Interuniversitário da História da Ciência e da Tecnologia (CIUHCT).

Colóquio de Matemática, por Giulio Ruzza (Universidade de Lisboa).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Rui Santos (ISEL / CFTC-UL / LIP).

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Ricardo Roque (ICS-ULisboa), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e José Miguel Moura Ferreira (IHC-UNL).

Título/data/local do evento e pormenor de ilustração do livro

Um livro composto por um ensaio da historiadora e professora Ana Simões e uma banda desenhada da artista Ana Matilde Sousa, concebido como complemento à exposição E3 - Einstein, Eddington, e o Eclipse.

Título/data do evento e fotografia do orador

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Danny Hatters (The University of Melbourne).

An opportunity to get acquainted with some of the most promising contemporary topics in the exciting interdisciplinary area of scientific culture: the interactions of mathematics and music.

Título/data/local/orador do evento e representação da mente humana

Minicurso por Heliton Tavares (Universidade Federal do Pará, Brasil).

Título/data/local do evento e imagem representativa de pessoa a trabalhar num mundo tecnológico

As Jornadas Científicas 2024 da Universidade de Lisboa são dedicadas ao tema “Impacto Atual e Futuro da Inteligência Artificial no Trabalho”.

Pessoa ajoelhada no hall de edifício pejado de luzes

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Título/data/local do evento, sobre a Tabela Periódica

This year's program will cover two plenary sessions hosted by Susete Pinteus and Hugo Miranda, complemented by oral presentations, flash talks, and poster communications. Finally, a round table discussion will take place at the end of our meeting.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Stephen Johnston (History of Science Museum, University of Oxford).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Paschal Coyle (Centre de Physique de Particules de Marseille).

Título/data do evento e fotografia da oradora

TWIN2PIPSA Expert Seminar, por Isabelle Landrieu (Lille University, Inserm, Institute Pasteur de Lille Research Department U1167).

Vai realizar-se em Lisboa, nos dias 28 e 29 de junho de 2024, o 37.º Encontro do Seminário Nacional de História da Matemática.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Logótipo do prémio

As candidaturas à 11.ª edição decorrem até 28 de junho.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo amarelo

Uma oportunidade única de conheceres e experimentares o ritmo e o espírito da vida académica!

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

O maior evento anual na área da ciência e da tecnologia em Portugal.

Páginas