Um Novo Método para Deteção de Outliers no Modelo de Equações

Sala 6.4.31, FCUL, Lisboa

Por Manuela Miranda (CIDMA, Universidade de Aveiro).

O modelo de equações simultâneas está amplamente divulgado em textos de Econometria; no entanto, a análise de observações discordantes nesse âmbito foi pouco estudada, talvez devido às dificuldades decorrentes da interdependência entre equações. No novo método que se apresenta, os potenciais outliers são organizados em dois tipos principais. Depois de estimados os coeficientes do modelo por uma versão robusta do Generalized Method of Moments, o afastamento das observações é medido por distâncias de Mahalanobis robustas (DMR), calculadas pelo método Minimum Covariance Determinant e com recurso à inversa generalizada de Moore-Penrose. Ao assumir a distribuição Normal multivariada das variáveis endógenas, provou-se que os quadrados das DMR convergem para distribuições do Qui-Quadrado em que o número de graus de liberdade, no caso variáveis explicativas, é igual à soma do número de variáveis endógenas linearmente independentes com o número de variáveis exógenas. Os outliers são então identificados por um quantil elevado da correspondente distribuição da DMR. Este novo método produziu excelentes resultados, tanto nos estudos de simulação efetuados, como com dados reais.

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa

Por Fabio Chalub (DM e CAM/FCT/NOVA).

"Matemática na Teoria da Evolução"

Pedro Alexandre Brandão Mendes defende a dissertação "Análise de Risco no GDPR".

Logótipo EIT Health

Apresentação dos trabalhos realizados, nas empresas, pelos alunos do módulo EIT Health.

Por Mikael Calner (Department of Geology, Lund University, Sweden).

O objetivo deste evento é dar a conhecer a toda a comunidade de Ciências os serviços disponibilizados pela unidade de serviço Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno.

Por Irantzu Barrio (DMAEIO, Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea).

Por Daniel Galaviz (Departamento de Física, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e LIP - Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas).

Por Andrei Zviagin (Voronezh State University, Russia).

Latitudes planetárias no "Almagesto" de Ptolomeu

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

60 Minutos de Ciência "Poliedros, cristais e... vírus?"

Por Suzana Nápoles (Departamento de Matemática / Ciências ULisboa).

A Associação Ludus e o Departamento de História e Filosofia das Ciências da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa tomaram a iniciativa de organizar regularmente um conjunto de conferências de alto nível.

Por Sara Magalhães (Assistant Professor, Evolutionary Ecology Group - cE3c).

As inscrições para o 1.º Curso de Mergulho SDI Open Water Diver (OWD) NMC-FCUL 2018/19 decorrem de 28 de setembro a 12 de outubro de 2018.

V Feira da Matemática

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência recebe mais uma edição da Feira da Matemática!

Cursos Avançados cE3c 2018/2019

There are thousands of totally sequenced genomes freely available in the Internet. The number keeps on growing as at least one genome sequence is released every day.

Por Fernando Ferreira (Universidade de Lisboa).

Mesa-retangular com alunos do Departamento de Matemática, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada.

Moderador: Luís Simão (3.º ano, Matemática).

Semana Internacional de Acesso Aberto

A Semana Internacional do Acesso Aberto (Open Access Week) irá decorrer de 22 a 28 de outubro de 2018, enquadrando-se numa iniciativa internacional que tem como objetivo disseminar o Acesso Aberto ao conhecimento, promovida pela SPARC (Scholarly Publi

Carla da Costa Tavares defende a dissertação "Options in Managerial Compensation".

Por Fátima Silva Leite (Universidade de Coimbra).

Susana dos Santos Buinhas defende a dissertação "Assistente Virtual para facilitar o autocuidado de pessoas mais velhas com diabetes tipo 2".

O programa é composto pelas seguintes atividades:

Ciclo de Palestras do GAPsi

Entre 31 de outubro e 28 de novembro, o GAPsi vai organizar um ciclo de palestras, disponibilizando várias palestras com o objetivo de promover o desenvolvimento pessoal e de competências transversais ao nível da gestão do tempo, gestão da ansi