60 Minutos de Ciência

Matemática e Biologia da Conservação: Mundos à parte?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa

A Biologia da Conservação é uma área multidisciplinar recente que tem por objetivo produzir conhecimentos e estabelecer procedimentos que possam contribuir para a persistência da diversidade biológica. A definição de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade é um tópico importante em Biologia da Conservação. Vamos ver que a Matemática está intimamente ligada ao estudo deste tópico.

 


Nota biográfica: Jorge Orestes Cerdeira concluiu a agregação em Matemática na Universidade Técnica de Lisboa em 2013 e o doutoramento em Álgebra e Lógica na Universidade de Lisboa em1990. Os seus interesses de investigação incluem grafos, otimização combinatória, biologia da conservação e macroecologia. Parte da sua investigação tem sido dirigida para o desenvolvimento de modelos e algoritmos para incorporar conexidade na seleção de áreas prioritárias para a conservação. É atualmente professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e coordenador da Linha Temática Modelação Matemática em Ecologia, Evolução e Genética do Centro de Matemática e Aplicações.

2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30

Uma história divertida para os mais novos, cuja venda reverte 1€ para o Grupo Lobo.

Pormenor do catálogo da Mostra Bibliográfica

Mostra bibliográfica disponível de 03 de outubro a 30 de novembro de 2022.

Cartaz do evento

À conversa com Mário Felício, ex-aluno da Licenciatura em Bioquímica de Ciências ULisboa, atualmente a trabalhar na consultora Deloitte.

Fotografia de alunos de Ciências ULisboa

03 de outubro, Sala 6.1.36, pelas 15h00.

Banner do evento

Celebrando o início de um novo Ano Académico, esta sessão solene é um importante marco na vida académica da ULisboa e junta toda a sua Comunidade.

Geodiversidade

Palestra no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Geodiversidade, por Carlos Marques da Silva (DG Ciências ULisboa).

This colloquium seeks to debate ideas from the arts, humanities and sciences on the process of empathy.

Imagem ilustrativa do curso, acompanhada de diversas informações

Um curso dirigido ao público geral e estudantes de arte ou ciência (a partir dos 16 anos), com interesse em desenho de observação, ilustração, e biologia, com ou sem experiência em desenho.

Banner do evento

No dia 6 de outubro, a ULisboa dá as boas-vindas aos seus estudantes na Cidade Universitária!

Banner do evento

Talk @LASIGE, por Bruno Loff (Faculdade de Ciências, Universidade do Porto).

Banner do evento

Participe até 12 de outubro / Submit you application until 12 October.

Banner do evento

Ciências ULisboa estará presente, de 13 a 16 de outubro, no Festival Internacional de Ciência - FIC.A

Cartaz do evento

Um evento repleto de atividades científicas, culturais e educativas, com jogos, demonstrações, palestras, entre muitas outras atividades. 

Research at the Faculty of Sciences

Join us on 26 October 2022 for the 4th edition of Ciências Research Day.