60 Minutos de Ciência

Matemática e Biologia da Conservação: Mundos à parte?

Edifício Caleidoscópio, Lisboa

A Biologia da Conservação é uma área multidisciplinar recente que tem por objetivo produzir conhecimentos e estabelecer procedimentos que possam contribuir para a persistência da diversidade biológica. A definição de áreas prioritárias para a conservação da biodiversidade é um tópico importante em Biologia da Conservação. Vamos ver que a Matemática está intimamente ligada ao estudo deste tópico.

 


Nota biográfica: Jorge Orestes Cerdeira concluiu a agregação em Matemática na Universidade Técnica de Lisboa em 2013 e o doutoramento em Álgebra e Lógica na Universidade de Lisboa em1990. Os seus interesses de investigação incluem grafos, otimização combinatória, biologia da conservação e macroecologia. Parte da sua investigação tem sido dirigida para o desenvolvimento de modelos e algoritmos para incorporar conexidade na seleção de áreas prioritárias para a conservação. É atualmente professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e coordenador da Linha Temática Modelação Matemática em Ecologia, Evolução e Genética do Centro de Matemática e Aplicações.

2.ª Edição do Ciclo de conversas "60 Minutos de Ciência"
Num formato informal e descontraído, 60 minutos de Ciência pretende ser um fórum de discussão entre especialistas e cidadãos sobre temas atuais de Ciência. Com a duração de uma hora, as suas sessões decorrem nas terceiras quintas-feiras do mês, pelas 17h30.
Este ciclo é uma iniciativa do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, do Comité UNESCO Matemática do Planeta Terra e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

17h30