Métodos para a Verificação do Pressuposto de Markov em Modelos Multiestado

Aplicação a Dados Reais usando a Biblioteca R “MarkovMSM”

Videoconferência

Por Gustavo Soutinho (Faculdade de Economia da Universidade do Porto - FEP e Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto - ISPUP).

Os modelos multiestado permitem descrever processos complexos nos quais os indivíduos se podem mover entre um número finito de estados ao longo do tempo. No caso de aplicações biomédicas, através deste tipo de modelos, é possível analisar a progressão de uma doença; investigar o efeito de preditores para o aumento do risco de transição entre estados; ou efetuar predições de probabilidades de transição para estados futuros dado o histórico de eventos. Em ambos os casos, uma avaliação prévia do pressuposto de Markov é fundamental para evitar, por exemplo, inconsistências nas estimativas obtidas. No seminário serão introduzidos os conceitos fundamentais sobre modelos multiestado, assim como diferentes métodos de inferência e validação do pressuposto de Markov (retirados da literatura e outros publicados pelo orador). Por fim, serão apresentados exemplos práticos de aplicação dos métodos a dados reais na área da saúde usando para a tal biblioteca R “markovMSM”.

Short bio: Gustavo Soutinho é doutorado em Matemática Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), tendo realizado trabalhos de investigação na área da Bioestatística, sob orientação dos professores Pedro Oliveira (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar) e Luís Meira-Machado (Universidade do Minho), abordando aspetos como modelos multiestado, probabilidades de transição e modelação conjunta de dados de longitudinais e de sobrevivência.

Além disso, é licenciado em Matemática pela FCUP e mestre em Estatística pela Universidade do Minho (UM). Tem, igualmente, uma pós-graduação em Sistemas de Informação, pela UM.

Já participou em diversos projetos relacionados com a bioestatística, amostragem, estimação e controlo estatístico de processos multivariados no Instituto Nacional de Estatística (INE), BOSCH Car Multimedia Portugal e Hospitais de Guimarães e de Braga.

Desde 2016, tem lecionado nas seguintes instituições do Ensino Superior: Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), Universidade do Minho e Instituto Politécnico do Cávado e Ave.

Atualmente é investigador doutorado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e também está integrado como investigador no Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), apresentando diversas publicações em revistas indexadas.

Transmissão por Zoom.

CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT - Centro de Matemática Computacional e Estocástica
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Terá lugar, de 24 a 26 de julho, em Ciências ULisboa, conferência "MIC- STAND: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization. O evento é organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.