Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

Pegada alimentar urbana: de onde vêm e para onde vão os alimentos consumidos nas cidades?

Auditório do CIUL, Lisboa

A quantificação dos fluxos de recursos que as áreas urbanas consomem/utilizam permite caracterizar o metabolismo destas áreas e perceber qual a sua dependência em termos de recursos externos em contraposição com o uso de recursos locais, situação que se verifica nomeadamente com os alimentos. É comum nos dias de hoje verificar que vários alimentos que podemos adquirir, mesmo nos mais pequenos estabelecimentos como mercearias de bairro, provêm de zonas muito distantes do local de consumo. Uma parte do nosso abastecimento em bens alimentares, como os cereais ou o peixe, tem desde há séculos uma importante contribuição do comércio internacional. Atualmente importamos muitos bens que só o desenvolvimento tecnológico relacionado com o frio industrial, o baixo custo da energia e as redes de transporte permitem, como é o caso das frutas e dos vegetais, permitindo em muitas cidades do mundo a aquisição de alimentos fora de estação, uma realidade que se deve sobretudo ao seu modelo de desenvolvimento (ex. cidades norte-americanas), que assim alargam a distância às suas áreas de abastecimento.

Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt - limitado à capacidade do auditório).


Esta sessão insere-se no Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano".

O Colégio F3 da ULisboa organiza, em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), um Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano” reunindo, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente será abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

18h00
Logótipo do consórcio EIT Health

As candidaturas ao módulo “Advanced Quantitative Methods for Health Care Innovation” decorrem até 23 de abril

Ana Catarina Afonso Silva defende a tese "Evolutionary history of sympatric Rainbow skinks from the Australian Monsoonal Tropics".

Por Panagiotis Betzios (University of Crete, Greece).

Por Mariana Pinto dos Santos (IHA | FCSH NOVA).

Girls in ICT @ Ciências.ULisboa

Girls in ICT Day é uma iniciativa da União Internacional das Telecomunicações, com o objetivo de aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreiras na área das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC

Técnicas fundamentais da astronomia matemática grega II

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspectos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

As provas, requeridas por Carlos Alberto Alves Cordeiro, decorrem nos dias 26 e 27 de abril de 2018.

No dia 27 de abril, será apreciado o sumário do seminário/lição com o título "A espectrometria de massa nativa em bioquímica estrutural".

Logótipo do Programa Portugal 2020

Apresentação de candidaturas a financiamento no âmbito do programa COMPETE 2020 direcionado a:

 

Por Mario Alberto Salazar (Instituto Politécnico Nacional, México).

ScienceIN2Business - Call for Projects 2018

Call destinada a alunos e investigadores de Ciências que estejam envolvidos em projetos de base científica e/ou tecnológica com potencial de mercado.

Astrobiologia, a origem e a procura de vida no sistema solar

Por Zita Martins (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa).

Curso reagendado para os dias 28 e 29 de abril de 2018, com vagas extra - inscrições até ao final do dia 21 de abril para ShortCourses1718@gmail.com.

Henrique Califórnia Mendes defende a dissertação "Security Auditing of a DLMS/COSEM Smart Grid Communication Protocol Implementation".

Por Vicente Muñoz Velázquez (Univ. Complutense, Madrid).

Quarries Alive 2018 International Conference

The conference aims to create a bridge between quarry restoration projects around the world.

Por Luís Tiago Ferreira e Eduardo Francisco (EDP Distribuição - Direção de Tecnologia e Inovação, Eficiência Energética e Mobilidade Elétrica).

Percurso

Sessão de divulgação dos Mestrados disponíveis no ano letivo de 2018/2019, com os seguintes participantes:

The course will cover methods for fitting geostatistical and spatial point process models to data obtained from surveys on which the whole region or population of interest is observed, as well as surveys on which observations are available only in a spatial sample from the regi

Por Simão Palmeirim (CIEBA | FBAUL).

Logótipo do Dia Aberto em Ciências 2018

O Dia Aberto de Ciências realiza-se no dia 9 de maio de 2018.

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Anny Caroline de Almeida Muniz defende a dissertação "Caracterização do perfil de iniciação do consumo tabágico dos alunos de 3.º ciclo dos agrupamentos de escolas adstritos ao ACES Arco Ribeirinho".

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Nature-based approach to Design solutions for a more resilient future aims to support societies address a variety of environmental, social and economic challenges in sustainable ways. This approach relies on actions that are inspired by, supported by or copied from Nature.

Páginas