Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

Pegada alimentar urbana: de onde vêm e para onde vão os alimentos consumidos nas cidades?

Auditório do CIUL, Lisboa

A quantificação dos fluxos de recursos que as áreas urbanas consomem/utilizam permite caracterizar o metabolismo destas áreas e perceber qual a sua dependência em termos de recursos externos em contraposição com o uso de recursos locais, situação que se verifica nomeadamente com os alimentos. É comum nos dias de hoje verificar que vários alimentos que podemos adquirir, mesmo nos mais pequenos estabelecimentos como mercearias de bairro, provêm de zonas muito distantes do local de consumo. Uma parte do nosso abastecimento em bens alimentares, como os cereais ou o peixe, tem desde há séculos uma importante contribuição do comércio internacional. Atualmente importamos muitos bens que só o desenvolvimento tecnológico relacionado com o frio industrial, o baixo custo da energia e as redes de transporte permitem, como é o caso das frutas e dos vegetais, permitindo em muitas cidades do mundo a aquisição de alimentos fora de estação, uma realidade que se deve sobretudo ao seu modelo de desenvolvimento (ex. cidades norte-americanas), que assim alargam a distância às suas áreas de abastecimento.

Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt - limitado à capacidade do auditório).


Esta sessão insere-se no Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano".

O Colégio F3 da ULisboa organiza, em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), um Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano” reunindo, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente será abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

18h00

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.