Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano"

Pegada alimentar urbana: de onde vêm e para onde vão os alimentos consumidos nas cidades?

Auditório do CIUL, Lisboa

A quantificação dos fluxos de recursos que as áreas urbanas consomem/utilizam permite caracterizar o metabolismo destas áreas e perceber qual a sua dependência em termos de recursos externos em contraposição com o uso de recursos locais, situação que se verifica nomeadamente com os alimentos. É comum nos dias de hoje verificar que vários alimentos que podemos adquirir, mesmo nos mais pequenos estabelecimentos como mercearias de bairro, provêm de zonas muito distantes do local de consumo. Uma parte do nosso abastecimento em bens alimentares, como os cereais ou o peixe, tem desde há séculos uma importante contribuição do comércio internacional. Atualmente importamos muitos bens que só o desenvolvimento tecnológico relacionado com o frio industrial, o baixo custo da energia e as redes de transporte permitem, como é o caso das frutas e dos vegetais, permitindo em muitas cidades do mundo a aquisição de alimentos fora de estação, uma realidade que se deve sobretudo ao seu modelo de desenvolvimento (ex. cidades norte-americanas), que assim alargam a distância às suas áreas de abastecimento.

Inscrições: Entrada livre, mediante registo prévio (e-mail para ciul@cm-lisboa.pt - limitado à capacidade do auditório).


Esta sessão insere-se no Ciclo de Seminários "Planeamento Alimentar Urbano".

O Colégio F3 da ULisboa organiza, em parceria com o Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), um Ciclo de Seminários sobre “Planeamento Alimentar Urbano” reunindo, à volta de seis temas, especialistas da Universidade de Lisboa e de outros setores da sociedade com competências complementares no que diz respeito a áreas de conhecimento e de atuação. O Planeamento Alimentar Urbano como resultante do território, da produção, do consumo, da cultura e do ambiente será abordado com uma visão holística para gerar um debate multidimensional que interrogue expetativas e ações.

18h00