Seminário

Os sistemas socioecológicos nos desafios societais: discutindo a dinâmica do conhecimento ecológico tradicional e a conservação da diversidade biocultural

Sala de Atos do Instituto Superior de Agronomia, Lisboa

Por Marcelo Alves Ramos (Universidade de Pernambuco, Brasil).

Entrada livre, mediante inscrição prévia.

Os sistemas socioecológicos nos desafios societais: discutindo a dinâmica do conhecimento ecológico tradicional e a conservação da diversidade biocultural

Resumo: O conhecimento que diferentes grupos humanos desenvolvem sobre os ambientes e recursos naturais é conhecido dentro da etnobiologia como conhecimento ecológico tradicional (CET) ou conhecimento ecológico local (CEL). Tais conhecimentos são consequências do processo de adaptação que as culturas humanas desenvolvem quando entram em contato com o ambiente natural. Apesar de sua importância, a dinâmica do CET/CEL precisa ser melhor compreendida, por se tratar de um componente importante do patrimônio biocultural da terra, e estruturante do nexus ambiente-agricultura-alimentação-saúde, gerado ao longo do tempo na sua relação com a natureza e em função das suas especificidades e diversidades geográficas, culturais e tecnológicas. Mesmo vivendo em uma época de crescimento da consciência e sensibilidade ambiental, a visão de conservação da natureza tem sido focada em estratégias que garantam variedade biológica na terra, em níveis de diversidade genética, espécies e ecossistemas. Este modelo, de forma geral, além de não incluir os seres humanos como parte de uma rede de interdependência, o coloca como algo distinto, separado e, muitas vezes, superior aos outros organismos que compõe a vida no planeta. Assim, será abordado nesta palestra a necessidade de discutir a conservação da diversidade biológica dentro de uma visão mais complexa e holística, incluindo a abordagem da diversidade cultural e dos conhecimentos que as populações humanas desenvolvem em relação aos recursos naturais. Serão debatidas também as contribuições da etnobiologia para o ensino contextualizado de ciências em vários níveis. Tais discussões são essenciais nos tempos atuais, dada a necessidade de resgatarmos conhecimentos e práticas que estão perdendo valor na sociedade contemporânea, mesmo sendo úteis para solução de diferentes problemas do mundo, como a insegurança alimentar, a saúde e a pobreza.

Anfitriões:

  • Cecília Galvão (Instituto de Educação);
  • Cristina Branquinho (Faculdade de Ciências);
  • Luís Goulão (Instituto Superior de Agronomia).
14h30
Colégio F3: Food, Farming & Forestry
Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e fotografia de avião a sobrevoar cidade

“A Interface Urbana na Rede de Transporte Aéreo” é o tema da 4.ª Conferência Anual da redeMOV.

Título "5th edition ULisses", sobre fotografia do mar

Prazo de apresentação de candidaturas prolongado até 15 de janeiro.

Representação antiga da cidade de Lisboa

A conferência está limitada a 100 participantes - realize já a sua inscrição e reserve o dia na sua agenda.

O evento, que conta com a participação do CIUHCT, terá a participação, entre outros, do matemático e historiador da matemática Professor Robin Wilson (Reino Unido) e do criador do primeiro museu de ciência dedicado inteiramente à matemática, Professor Albrecht Beutelspacher (Alemanha).

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Fotografia de João Paulo Dias

A Celebration of his 80th Birthday - registration until 24 January.

Um evento dedicado às três áreas de estudo do DEGGE: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.

Data e logótipo do Dia Aberto, inseridos em mosaico de atividades de investigação

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.