16.º Encontro Nacional de Ecologia

Biodiversidade e Bem-Estar Humano

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa

A diversidade biológica, em todas as suas formas e níveis de organização, garante importantes serviços ecológicos dos quais, em última instância, depende o bem-estar humano. A Ecologia elucida as intricadas relações entre seres vivos, o meio abiótico que os rodeia, e as funções que desempenham nos ecossistemas, contribuindo assim para informar acerca das consequências que alterações nos equilíbrios da natureza podem ter para a humanidade. Numa altura em que as sociedades são cada vez mais urbanas e se vivem alterações globais relevantes, uma abordagem ecológica à ligação da biodiversidade e bem-estar humano, à ecologia urbana e saúde pública, são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de mitigação baseadas em soluções naturais.

O 16.º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos que elucidem a forma como a biodiversidade promove os serviços dos ecossistemas e como estes se relacionam com o bem-estar humano.

O evento, que decorre nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, está dividido em 4 tópicos:

• Biodiversidade: dos genes aos serviços dos ecossistemas;
  • Ecologia e Sociedade: Ecossistemas urbanos e saúde pública;
  • Ecologia marinha: Impactos humanos e conservação;
  • Ecologia aplicada: Modelação e soluções naturais.

Inscrições (preço reduzido) até 31 de julho de 2017.

Submissão de resumos até 10 de outubro de 2017 (info@speco.pt).

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia (com o apoio de unidades de investigação da FCUL: cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)

Por Nuno Martins e Sara Freitas.

A ferramenta do astrólogo: a figura celeste ou mapa astrológico

Este novo seminário, organizado pelo CIUHCT e pelo Departamento de História e Filosofia das Ciências (FCUL), é dedicado à história da astronomia antiga, estendendo o conceito aos aspetos históricos da disciplina, ou de outras que com ela se relacionaram, até ao século XIX.

Por Carla Alegria (Post-Doc Researcher, cE3c - ESFE Group & UTI - INIAV).

Por Pedro Soares (IDL/DEGGE - Faculdade de Ciências da ULisboa).

Logótipo do H2020

O GPPQ, em parceria com o IAPMEI e a Enterprise Europe Network (EEN-Portugal), irá organizar, na tarde do dia 24 de maio (14h00-17h30, c/ registo a partir das 13h30), uma sessão de informação dedicada às oportunidades de financiamento para as bioindústrias no âmbito da

Por Cristina Sernadas (Instituto Superior Técnico, CMAF-CIO, Universidade de Lisboa).

Os desertos e as ourelas do Mar: uma carta atlântica portuguesa do século XVI da Biblioteca Centrale della Regione Siciliana

Por André Ferrand Almeida (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Por Filipa Soares (ISEL-IPL, CEMAT-Ciências).

Por Célia Borlido (Laboratoire J. A. Dieudonné, CNRS, Université Côte d'Azur).

Uma exposição interativa multissensorial

Esta exposição consiste num conjunto de experiências sensoriais, cognitivas e emocionais que têm por objetivo sensibilizar o público para as especificidades das necessidades educativas especiais.

Inês Silva Veríssimo defende a dissertação "Neuromodulation for Supporting Lower Limb Movement Rehabilitation".

Por Marco Dozzi (Institut Elie Cartan de Lorraine, Nancy, França).

Habitar noutros Planetas

Por Pedro Machado (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço / Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

A formação das coleções zoológicas vivas reais em Portugal durante o século XVIII: Resultados da Pesquisa de Tese

Estes seminários destinam-se à apresentação e discussão de estudos de caso em história de cultura material e coleções científicas, museus universitários e património científico em geral.

A iniciativa, a decorrer nos dias 28 e 29 de maio, visa promover a estratégia espacial Portuguesa - Portugal Space 2030 - e as iniciativas que lhe estão associadas, com ênfase na cooperação internacional e na mobilização de importantes atore

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organic matter in the soil.

Por Juan Pablo Yanez.

Evento coordenado por Olga Pombo e Isabel Serra, com o seguinte programa:

Cursos Avançados cE3c 2017/2018

Phylogeography is one of the recent scientific areas emergent from the dissemination of highthrouput technologies of sequencing starting in the 90’s of the XXth century, with the consequent development of intra-specific genetic variance analysis and its geographic distribution.

Logótipo da 6.ª edição do FCUL Rally Pro

O FCUL Rally Pro é um concurso de programação dirigido aos alunos do secundário e visa promover a prática e o gosto pela programação. O concurso está organizado como um rally, no qual a resolução de um problema fornece pistas para o prob

Por Jonathan Tawn (Lancaster University - UK).

Por Miguel de Carvalho (University of Edinburgh - UK).

Jornada de Transferência do Conhecimento Científico e Tecnológico.

Inscrições em www.admedic.pt ou através do e-mail paulo.jorge@admedic.pt.