16.º Encontro Nacional de Ecologia

Biodiversidade e Bem-Estar Humano

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa

A diversidade biológica, em todas as suas formas e níveis de organização, garante importantes serviços ecológicos dos quais, em última instância, depende o bem-estar humano. A Ecologia elucida as intricadas relações entre seres vivos, o meio abiótico que os rodeia, e as funções que desempenham nos ecossistemas, contribuindo assim para informar acerca das consequências que alterações nos equilíbrios da natureza podem ter para a humanidade. Numa altura em que as sociedades são cada vez mais urbanas e se vivem alterações globais relevantes, uma abordagem ecológica à ligação da biodiversidade e bem-estar humano, à ecologia urbana e saúde pública, são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de mitigação baseadas em soluções naturais.

O 16.º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos que elucidem a forma como a biodiversidade promove os serviços dos ecossistemas e como estes se relacionam com o bem-estar humano.

O evento, que decorre nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, está dividido em 4 tópicos:

  • Biodiversidade: dos genes aos serviços dos ecossistemas;
  • Ecologia e Sociedade: Ecossistemas urbanos e saúde pública;
  • Ecologia marinha: Impactos humanos e conservação;
  • Ecologia aplicada: Modelação e soluções naturais.

Inscrições (preço reduzido) até 31 de julho de 2017.

Submissão de resumos até 10 de outubro de 2017 (info@speco.pt).

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia (com o apoio de unidades de investigação da FCUL: cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)

Evolutionary theory provides a framework for understanding all living systems. Nevertheless, throughout the 20th century, with a few exceptions, evolutionary biologists have “avoided” using evolution to address problems related to our own species.

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Estudantes universitários

Adilson Gracindo Cardoso Delgado defende o trabalho de projecto "Efeito antioxidante das framboesas – um estudo longitudinal".

De 20  a 26 de novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus abrem as portas, proporcionando ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Tipo de Evento Passeios Científicos

Público Alvo Público em Geral

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Pedro Guilherme Antunes Lopes da Silva Nicolau defende a dissertação "Estimating the spatio-temporal variation of bird phenology using citizen science data".

O principal objetivo desta iniciativa é a promoção da vertente internacional da FCUL através da divulgação dos Programas de Mobilidade internacional junto da comunidade discente.

Há mais de 3800 anos que a Matemática fornece ferramentas que eventualmente permitiram descobrir a forma do mundo em que vivemos, que ajudaram a explorar outros mundos do nosso sistema solar e, mais recentemente, mundos noutros sistemas planetários.

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizados anualmente pelo CIUHCT sobre assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Durante o mês de novembro, o GAPsi vai organizar o ciclo Palestras no Outono, disponibilizando palestras com temáticas na área das Competências Transversais.

esde 1987, o programa Erasmus já permitiu a mobilidade de mais de quatro milhões de estudantes do Ensino Superior, dos 33 países envolvidos neste programa. Alguns alunos do Departamento de Matemática vêm contar-nos como este programa mudou a sua vida.

André Filipe da Costa Marques defende a dissertação "Desafios na previsão de séries temporais financeiras: o caso da taxa de câmbio EUR/USD".

Tipo de Evento Portas abertas/Visitas a laboratórios

Público Alvo Estudantes do ensino básico e secundário

Por M. Tasinkevych (CFTC / FCUL).

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

O GPPQ vai organizar na tarde do dia 22 de novembro em Lisboa uma sessão de informação e debate para a divulgação das oportunidades de financiamento de I&I nos concursos 2018-2020 do Desafio Societal da Bioeconomia (DS2).

As inscrições nos workshops são efetuadas em http://oficinaenergias.eventbrite.com/.

Tipo de Evento Palestras/Conferências/Colóquios

Público Público em Geral

Por Dr. Kenneth F Rijsdijk (Assistant Professor at the Biogeography and MacroEcology, BIOMAC, Research Group of the Institute for Biodiversity and Ecosystem Dynamics, University of Amsterdam)

A Springer Protocols é a maior base de dados de métodos experimentais para as Ciências da Vida. Oferece informação pormenorizada sobre as técnicas e procedimentos necessários para repetir experiências laboratoriais.

Estes cursos breves, dirigidos aos alunos de licenciatura (e mestrado) em Biologia da FCUL, têm como objetivo complementar o seu plano curricular e a oferta já existente para este público-alvo, e decorrem sobretudo aos fins de semana e feriados para evitar sobreposição com

Páginas