16.º Encontro Nacional de Ecologia

Biodiversidade e Bem-Estar Humano

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa

A diversidade biológica, em todas as suas formas e níveis de organização, garante importantes serviços ecológicos dos quais, em última instância, depende o bem-estar humano. A Ecologia elucida as intricadas relações entre seres vivos, o meio abiótico que os rodeia, e as funções que desempenham nos ecossistemas, contribuindo assim para informar acerca das consequências que alterações nos equilíbrios da natureza podem ter para a humanidade. Numa altura em que as sociedades são cada vez mais urbanas e se vivem alterações globais relevantes, uma abordagem ecológica à ligação da biodiversidade e bem-estar humano, à ecologia urbana e saúde pública, são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de mitigação baseadas em soluções naturais.

O 16.º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos que elucidem a forma como a biodiversidade promove os serviços dos ecossistemas e como estes se relacionam com o bem-estar humano.

O evento, que decorre nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, está dividido em 4 tópicos:

• Biodiversidade: dos genes aos serviços dos ecossistemas;
  • Ecologia e Sociedade: Ecossistemas urbanos e saúde pública;
  • Ecologia marinha: Impactos humanos e conservação;
  • Ecologia aplicada: Modelação e soluções naturais.

Inscrições (preço reduzido) até 31 de julho de 2017.

Submissão de resumos até 10 de outubro de 2017 (info@speco.pt).

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia (com o apoio de unidades de investigação da FCUL: cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)

Neste dia, a ULisboa dá as boas-vindas aos alunos que ingressam no 1.º ano de licenciatura.

Fábio Miguel Canto Pereira apresenta a dissertação "Secure Network Monitoring Using Programmable Data Planes".

Tomada de Posse do Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Doutor António Cruz Serra.

Conferência final do projeto Green Surge, que conta com a participação do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais.

O encontro, a decorrer de 20 a 22 de setembro de 2017, tem como tópicos principais o desenvolvimento de técnicas instrumentais avançadas, a proteómica, a metabolómica, a análise de pequenas moléculas, e a espectrometria de massa estrutural e nativa.

Por Alberto Saldaña (Karlsruher Institut für Technologie).

Inês Pinto Gouveia apresenta a dissertação "Non-intrusive Observation and Runtime Verification of Cyber-Physical Systems".

Exposição comissariada pela investigadora Ana Duarte Rodrigues (CIUHCT) e que aborda o trabalho desenvolvido pelo pelouro dos Passeios, Jardins e Arvoredos da Câmara Municipal de Lisboa por volta de 1875, a p

Esta palestra encerra o 5.º Encontro Nacional de Espectrometria de Massa e será aberta a quem desejar assistir.

Por Alexander Usvyatsov (Universidade de Lisboa, CMAF-CIO).

Luis Miguel dos Santos Vilar Ferreira apresenta a dissertação "A multi-level model for risk assessment in SIEM".

O Desafio Societal 1 do Horizonte 2020 - “Saúde, alterações demográficas e bem-estar” - conta com um orçamento 2.000 M€ para o financiamento de projetos na área da saúde entre 2018 e 2020.

A cerimónia contará com as contribuições de José Artur Martinho Simões, Diretor da Faculdade de Ciências, Professora Maria Isabel Fraga Alves e Professor Luís Correia, bem como dos homenageados, Professora Ivette Gomes e Professor Helder Coelho.

Por Jorge Buescu (Departamento de Matemática, FCUL).

As provas, requeridas por Pedro Miguel Nunes da Rosa Dias Duarte, decorrem nos dias 28 e 29 de setembro de 2017.

Dedicada ao tema “SCILIFE - Science in Everyday Life / Ciência no dia-a-dia”, a Noite Europeia dos Investigadores em Lisboa terá lugar no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.

Candidaturas a Bolsas de Doutoramento a decorrer até 02 de outubro de 2017.

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Por Franz Gatzweiler (Executive director of the 10-year global interdisciplinary research programme on “Health and Wellbeing in the Changing Urban Environment: a Systems Approach," created by the International Council for Science (ICSU), and sponsored by the Un

Adaptationism, i.e. the claim that natural selection provides a sufficient explanation for the evolution of most traits, pervades all aspects of biological thinking.

Por Artur Tiago Silva (CERIS, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa).

The European Symposium on Nanofluids (ESNf) will be a series of international conferences to be organized in Europe and the very first one (1st ESNf) will be held in Lisbon, Portugal during 8-10 October 2017.

Os ecossistemas fluviais portugueses são um património natural único, muito rico em espécies piscícolas endémicas, sendo também um recurso fundamental de água doce.

A conferência conta com a participação de Jorge Marques da Silva e Cristina Branquinho, da FCUL.