16.º Encontro Nacional de Ecologia

Biodiversidade e Bem-Estar Humano

Salão Nobre, Reitoria da ULisboa

A diversidade biológica, em todas as suas formas e níveis de organização, garante importantes serviços ecológicos dos quais, em última instância, depende o bem-estar humano. A Ecologia elucida as intricadas relações entre seres vivos, o meio abiótico que os rodeia, e as funções que desempenham nos ecossistemas, contribuindo assim para informar acerca das consequências que alterações nos equilíbrios da natureza podem ter para a humanidade. Numa altura em que as sociedades são cada vez mais urbanas e se vivem alterações globais relevantes, uma abordagem ecológica à ligação da biodiversidade e bem-estar humano, à ecologia urbana e saúde pública, são fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de mitigação baseadas em soluções naturais.

O 16.º Encontro Nacional de Ecologia incentiva a submissão de trabalhos que elucidem a forma como a biodiversidade promove os serviços dos ecossistemas e como estes se relacionam com o bem-estar humano.

O evento, que decorre nos dias 09 e 10 de novembro de 2017, está dividido em 4 tópicos:

  • Biodiversidade: dos genes aos serviços dos ecossistemas;
  • Ecologia e Sociedade: Ecossistemas urbanos e saúde pública;
  • Ecologia marinha: Impactos humanos e conservação;
  • Ecologia aplicada: Modelação e soluções naturais.

Inscrições (preço reduzido) até 31 de julho de 2017.

Submissão de resumos até 10 de outubro de 2017 (info@speco.pt).

SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia (com o apoio de unidades de investigação da FCUL: cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente)